Page 169 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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telessaúde. Descrição da experiência: As ações do projeto, que tiveram início em 30 de
março de 2020 através de uma central de informações, incluem a triagem dos sintomas por
telefone e, de acordo com os achados, encaminhamento dos indivíduos para consultas online
oferecidas pelo município. São encaminhados para teleconsultas pacientes com sintomas
leves, onde podem receber prescrição de medicações, atestados, termos de isolamento e
orientações gerais, reservando os casos moderados a graves para atendimento presencial.
Os bolsistas inseridos no projeto participam do acolhimento inicial do indivíduo, agendamento
e acompanhamento intra e pós-consulta caso necessário. Reflexão sobre a experiência: A
telessaúde permite o descongestionamento das unidades de saúde e evita o deslocamento
desnecessário do indivíduo, mitigando a transmissão. O atendimento virtual auxilia os
serviços de saúde, oferecendo suporte aos profissionais e aos pacientes. As teleconsultas
são executadas por médicos via plataforma, com utilização de câmera e microfone, onde o
paciente refere suas queixas e sintomas e assim, recebe um atendimento segundo seus
relatos e os protocolos instituídos pelo município. Além de proporcionar benefícios para o
município, o projeto favorece o campo de ensino, já que os bolsistas da área da saúde
atuantes têm a oportunidade de vivenciar o atendimento à comunidade, logo, um
fortalecimento da relação ensino-serviço que contribui no processo de formação profissional.
Recomendações: Apesar de ser um sistema efetivo, ainda existem muitas vulnerabilidades
que impossibilitam o atendimento de alguns usuários, como conexão fraca, clientes leigos no
manuseio dos smartphones e incompatibilidade com o modelo do aparelho. Apesar dessas
dificuldades, reflexos de problemas sociais maiores, o sistema é efetivo, auxilia a saúde
municipal e apresenta potencial de expansão.
ESTRATÉGIAS NAS ATIVIDADES COLETIVAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19:
SAÚDE DIGITAL NO SUS
Autores: ADRIANA PRESTES DO NASCIMENTO PALÚ | GIOVANNA DE LIMA MOREIRA;
KARLA ELOIZA DE FARIAS; IAGO DETREGIACHI RIBEIRO; NICÉIA APARECIDA
RODRIGUES; THAINA DOS SANTOS PERIARD PERROT. Instituição: AUTARQUIA
MUNICIPAL DE SAÚDE DE APUCARANA
Palavras-chave: Covid-19; Educação em saúde; Estratégia de saúde digital.
A pandemia do COVID-19 exigiu mudanças nas rotinas das pessoas, fundamentais para
minimizar os riscos de contágio e transmissão do patógeno. O distanciamento social foi à
principal medida adotada e, assim, os serviços de saúde também precisaram se adaptar a
novos processos de trabalho. Visto que as ações na atenção básica prezam pelo trabalho
multidisciplinar, planejado a partir das necessidades locais, nesse contexto da pandemia, as
atividades coletivas demandaram criatividade para atingir seus objetivos. Desta forma foram
organizados grupos utilizando mídias sociais e aplicativos, primando o conceito ampliado de
saúde, com abordagem grupal como estratégia de intervenção eficaz, socializando
informações fundamentadas e confiáveis, para que os indivíduos pudessem adotar condutas
adequadas. A “saúde digital” que oferece a tele consultoria e a tele-educação, inova ao
empregar a ferramenta “virtual” para aproximar as pessoas. A equipe empregou celulares e
computadores para a gravação de vídeos, fotos e edição, agenda editorial mensal,
compartilhando: dados oficiais sobre a pandemia do COVID19, orientações sobre medidas
de prevenção do contágio e demais orientações para pacientes positivados e seus familiares;
além de orientações nutricionais, motivacionais, ginástica cerebral, atividades culturais,
receitas culinárias, exercícios físicos, cuidados em saúde bucal e outros. O grupo é
administrado pelos residentes que enviam os materiais produzidos diariamente, trocam
informações com os participantes, estimulando-os na adaptação das novas rotinas, bem
como aproximando as pessoas que sofrem com o distanciamento imposto. Este trabalho
trata-se de um relato de experiência em desenvolvimento, com resultados que apontam uma
nova forma de manter a relação de cuidado e apoio com a comunidade. Identificado como
uma estratégia inovadora, tanto no acolhimento de casos suspeitos da COVID-19, como
também para garantir o acesso e cuidado continuado das pessoas que já são acompanhadas
pela equipe. Embora se entenda a dimensão fundamental do SUS na relação próxima do
cuidado, encontra novas estratégias que promovam o acesso e melhorias na qualidade de