Page 169 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     telessaúde. Descrição da experiência: As ações do projeto, que tiveram início em 30 de
                     março de 2020 através de uma central de informações, incluem a triagem dos sintomas por
                     telefone e, de acordo com os achados, encaminhamento dos indivíduos para consultas online
                     oferecidas  pelo  município.  São  encaminhados  para teleconsultas  pacientes  com  sintomas
                     leves, onde podem receber prescrição de medicações, atestados, termos de isolamento e
                     orientações gerais, reservando os casos moderados a graves para atendimento presencial.
                     Os bolsistas inseridos no projeto participam do acolhimento inicial do indivíduo, agendamento
                     e acompanhamento intra e pós-consulta caso necessário. Reflexão sobre a experiência: A
                     telessaúde permite o descongestionamento das unidades de saúde e evita o deslocamento
                     desnecessário  do  indivíduo,  mitigando  a  transmissão.  O  atendimento  virtual  auxilia  os
                     serviços de saúde, oferecendo suporte aos profissionais e aos pacientes. As teleconsultas
                     são executadas por médicos via plataforma, com utilização de câmera e microfone, onde o
                     paciente  refere  suas  queixas  e  sintomas  e  assim,  recebe  um  atendimento  segundo  seus
                     relatos e os protocolos instituídos pelo município. Além de proporcionar benefícios para o
                     município,  o  projeto  favorece  o  campo  de  ensino,  já  que  os  bolsistas  da  área  da  saúde
                     atuantes  têm  a  oportunidade  de  vivenciar  o  atendimento  à  comunidade,  logo,  um
                     fortalecimento da relação ensino-serviço que contribui no processo de formação profissional.
                     Recomendações: Apesar de ser um sistema efetivo, ainda existem muitas vulnerabilidades
                     que impossibilitam o atendimento de alguns usuários, como conexão fraca, clientes leigos no
                     manuseio dos smartphones e incompatibilidade com o modelo do aparelho. Apesar dessas
                     dificuldades,  reflexos  de  problemas  sociais  maiores,  o  sistema  é  efetivo,  auxilia  a  saúde
                     municipal e apresenta potencial de expansão.


                     ESTRATÉGIAS NAS ATIVIDADES COLETIVAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19:
                     SAÚDE DIGITAL NO SUS

                     Autores: ADRIANA PRESTES DO NASCIMENTO PALÚ | GIOVANNA DE LIMA MOREIRA;
                     KARLA  ELOIZA  DE  FARIAS;  IAGO  DETREGIACHI  RIBEIRO;  NICÉIA  APARECIDA
                     RODRIGUES;  THAINA  DOS  SANTOS  PERIARD  PERROT.  Instituição:  AUTARQUIA
                     MUNICIPAL             DE             SAÚDE             DE             APUCARANA

                     Palavras-chave: Covid-19; Educação em saúde; Estratégia de saúde digital.
                     A  pandemia  do  COVID-19  exigiu  mudanças  nas  rotinas  das  pessoas,  fundamentais  para
                     minimizar os riscos de contágio e transmissão do patógeno. O distanciamento social foi à
                     principal medida adotada e, assim, os serviços de saúde também precisaram se adaptar a
                     novos processos de trabalho. Visto que as ações na atenção básica prezam pelo trabalho
                     multidisciplinar, planejado a partir das necessidades locais, nesse contexto da pandemia, as
                     atividades coletivas demandaram criatividade para atingir seus objetivos. Desta forma foram
                     organizados grupos utilizando mídias sociais e aplicativos, primando o conceito ampliado de
                     saúde,  com  abordagem  grupal  como  estratégia  de  intervenção  eficaz,  socializando
                     informações fundamentadas e confiáveis, para que os indivíduos pudessem adotar condutas
                     adequadas.  A  “saúde  digital”  que  oferece  a  tele  consultoria  e  a  tele-educação,  inova  ao
                     empregar a ferramenta “virtual” para aproximar as pessoas. A equipe empregou celulares e
                     computadores  para  a  gravação  de  vídeos,  fotos  e  edição,  agenda  editorial  mensal,
                     compartilhando: dados oficiais sobre a pandemia do COVID19, orientações sobre medidas
                     de prevenção do contágio e demais orientações para pacientes positivados e seus familiares;
                     além  de  orientações  nutricionais,  motivacionais,  ginástica  cerebral,  atividades  culturais,
                     receitas  culinárias,  exercícios  físicos,  cuidados  em  saúde  bucal  e  outros.  O  grupo  é
                     administrado  pelos  residentes  que  enviam  os  materiais  produzidos  diariamente,  trocam
                     informações  com  os  participantes,  estimulando-os  na  adaptação  das  novas  rotinas,  bem
                     como  aproximando  as  pessoas  que  sofrem  com  o  distanciamento  imposto.  Este  trabalho
                     trata-se de um relato de experiência em desenvolvimento, com resultados que apontam uma
                     nova forma de manter a relação de cuidado e apoio com a comunidade. Identificado como
                     uma  estratégia  inovadora,  tanto  no  acolhimento  de  casos  suspeitos  da  COVID-19,  como
                     também para garantir o acesso e cuidado continuado das pessoas que já são acompanhadas
                     pela equipe. Embora se entenda a dimensão fundamental do SUS na relação próxima do
                     cuidado, encontra novas estratégias que promovam o acesso e melhorias na qualidade de
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