Page 158 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     O CUIDADO PEDIÁTRICO ESPECIALIZADO EM TEMPOS DE PANDEMIA - A COMUNICA-
                     AÇÃO  NA  TELEMEDICINA  DE  UM  AMBULATÓRIO  INTERMUNICIPAL  DE  SAÚDE  NA
                     REGIÃO DO MÉDIO PARANAPANEMA

                     Autores:  MARIA  HELENA  MUSSI  |  ROSANA  HASHIMOTO;  VERUSHKA  APARECIDA
                     SILVÉRIO          TERESA          OLIVEIRA.          Instituição:       CISMEPAR

                     Palavras-chave: Pediatria; Consórcio Intermunicipal de Saúde; Telemedicina
                     O Cuidado Materno Infantil em um Consórcio Publico de Saúde assiste gestações de médio
                     e alto risco e crianças que apresentem riscos biopsicossociais para o desenvolvimento global
                     e abrange os municípios pertencentes a região de saúde do médio paranapanema. Com o
                     avanço da pandemia do COVID-19, o tele-atendimento semipresencial e o home office foram
                     estratégias  adotadas  para  a  continuidade  do  acompanhamento/atendimento  desse  grupo
                     populacional. Para tanto, houve a inclusão de novas tecnologias e mobilização/envolvimento
                     de uma médica pediatra e uma técnica de enfermagem (pertencentes ao grupo de risco) que
                     além de capacidade técnica, aportaram habilidades de escuta empática e pró-atividade. A
                     gestão  do  processo  ficou  a  cargo  da  técnica  de  enfermagem  que  realiza  o  pré  e  pós
                     atendimento médico: busca ativa dos usuários, acolhimento das famílias, detalhamento da
                     modalidade telemedicina e, diante do aceite do usuário, realiza o agendamento no sistema;
                     no pós atendimento, quando necessário realiza um novo contato telefônico com o usuário
                     para  encaminhamentos  e/ou  reforço  das  orientações  do  atendimento.  Neste  processo
                     destaca-se a “ComunicAÇÃO", onde o obvio precisa ser dito. Detalhes como, deixar o celular
                     com carga completa; a conexão de internet suficiente pra a realização do atendimento (por
                     vídeo  chamada  quando  possível);  o  ambiente  tranquilo,  sem  ruídos  excessivos  para  não
                     atrapalhar o atendimento; o trocar a fralda, alimentar o bebê/criança, a hora do soninho um
                     pouco  antes  do  atendimento,  e  principalmente,  orientar  que  a  profissional  médica  realiza
                     vários atendimentos no mesmo dia e que ela entrará em contato em determinado período
                     (tarde/manhã),  e  não  em  um  horário  específico.  De  modo  geral,  este  diálogo  tem
                     proporcionado um atendimento tranquilo e efetivo tanto para o usuário quanto para o serviço
                     de saúde. Diante desta experiência, é possível refletir que o cuidado em saúde necessita de
                     tempo de qualidade com: acolhimento, escuta, respeito às individualidades de cada caso, e
                     uma comunicação clara e objetiva entre o usuário e o profissional de saúde. Sugerimos na
                     medida do possível, a reorganização dos processos de trabalho e a implementação deste
                     modelo de atendimento para as demais áreas da atenção ambulatorial especializada.



                     REESTRUTURAÇÃO  DE  UMA  UNIDADE  DE  GESTÃO  DA  QUALIDADE  DE  UM
                     CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE EM MEIO A PANDEMIA

                     Autores:  TATIANA  DE  DIO  BENEVENUTO  |  DIANA  MORTEAN  FLORES  FRANCO  DE
                     MOURA;  MARIA  FERNANDA  MANOEL  IMAZU;  VALÉRIA  DIAS;  VERUSHKA  AP.  S.  T.
                     OLIVEIRA.  Instituição:  Consórcio  Intermunicipal  de  Saúde  do  Médio  Paranapanema

                     Palavras-chave: Gestão da Qualidade; Consórcio de Saúde; Avaliação de Processos
                     O Conceito de Gestão da Qualidade é a correção de não conformidades e de suas causas
                     ao longo de uma série de fatores que exercem influência sobre a satisfação do usuário. No
                     âmbito dos consórcios públicos de saúde se faz necessário a aplicação deste conceito de
                     forma contundente e participativa. Tendo em vista a necessidade de atuar de forma a garantir
                     a qualidade no desenvolvimento das atividades frente a pandemia de COVID-19, fizeram-se
                     necessárias  atualizações  nos  processos  de  trabalho,  processos  de  gestão,  processos
                     organizacionais e deliberativos usando de ferramentas e metodologias eficazes para alcance
                     de resultados, para isso adotou-se um modelo de gestão centrado na qualidade, baseado na
                     participação  de  todos  os  trabalhadores,  visando  o  sucesso  ao  longo  prazo,  através  da
                     satisfação  dos  usuários  e  de  benefícios  para  todos  os  membros  do  consórcio  e  para  a
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