Page 158 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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O CUIDADO PEDIÁTRICO ESPECIALIZADO EM TEMPOS DE PANDEMIA - A COMUNICA-
AÇÃO NA TELEMEDICINA DE UM AMBULATÓRIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE NA
REGIÃO DO MÉDIO PARANAPANEMA
Autores: MARIA HELENA MUSSI | ROSANA HASHIMOTO; VERUSHKA APARECIDA
SILVÉRIO TERESA OLIVEIRA. Instituição: CISMEPAR
Palavras-chave: Pediatria; Consórcio Intermunicipal de Saúde; Telemedicina
O Cuidado Materno Infantil em um Consórcio Publico de Saúde assiste gestações de médio
e alto risco e crianças que apresentem riscos biopsicossociais para o desenvolvimento global
e abrange os municípios pertencentes a região de saúde do médio paranapanema. Com o
avanço da pandemia do COVID-19, o tele-atendimento semipresencial e o home office foram
estratégias adotadas para a continuidade do acompanhamento/atendimento desse grupo
populacional. Para tanto, houve a inclusão de novas tecnologias e mobilização/envolvimento
de uma médica pediatra e uma técnica de enfermagem (pertencentes ao grupo de risco) que
além de capacidade técnica, aportaram habilidades de escuta empática e pró-atividade. A
gestão do processo ficou a cargo da técnica de enfermagem que realiza o pré e pós
atendimento médico: busca ativa dos usuários, acolhimento das famílias, detalhamento da
modalidade telemedicina e, diante do aceite do usuário, realiza o agendamento no sistema;
no pós atendimento, quando necessário realiza um novo contato telefônico com o usuário
para encaminhamentos e/ou reforço das orientações do atendimento. Neste processo
destaca-se a “ComunicAÇÃO", onde o obvio precisa ser dito. Detalhes como, deixar o celular
com carga completa; a conexão de internet suficiente pra a realização do atendimento (por
vídeo chamada quando possível); o ambiente tranquilo, sem ruídos excessivos para não
atrapalhar o atendimento; o trocar a fralda, alimentar o bebê/criança, a hora do soninho um
pouco antes do atendimento, e principalmente, orientar que a profissional médica realiza
vários atendimentos no mesmo dia e que ela entrará em contato em determinado período
(tarde/manhã), e não em um horário específico. De modo geral, este diálogo tem
proporcionado um atendimento tranquilo e efetivo tanto para o usuário quanto para o serviço
de saúde. Diante desta experiência, é possível refletir que o cuidado em saúde necessita de
tempo de qualidade com: acolhimento, escuta, respeito às individualidades de cada caso, e
uma comunicação clara e objetiva entre o usuário e o profissional de saúde. Sugerimos na
medida do possível, a reorganização dos processos de trabalho e a implementação deste
modelo de atendimento para as demais áreas da atenção ambulatorial especializada.
REESTRUTURAÇÃO DE UMA UNIDADE DE GESTÃO DA QUALIDADE DE UM
CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE EM MEIO A PANDEMIA
Autores: TATIANA DE DIO BENEVENUTO | DIANA MORTEAN FLORES FRANCO DE
MOURA; MARIA FERNANDA MANOEL IMAZU; VALÉRIA DIAS; VERUSHKA AP. S. T.
OLIVEIRA. Instituição: Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema
Palavras-chave: Gestão da Qualidade; Consórcio de Saúde; Avaliação de Processos
O Conceito de Gestão da Qualidade é a correção de não conformidades e de suas causas
ao longo de uma série de fatores que exercem influência sobre a satisfação do usuário. No
âmbito dos consórcios públicos de saúde se faz necessário a aplicação deste conceito de
forma contundente e participativa. Tendo em vista a necessidade de atuar de forma a garantir
a qualidade no desenvolvimento das atividades frente a pandemia de COVID-19, fizeram-se
necessárias atualizações nos processos de trabalho, processos de gestão, processos
organizacionais e deliberativos usando de ferramentas e metodologias eficazes para alcance
de resultados, para isso adotou-se um modelo de gestão centrado na qualidade, baseado na
participação de todos os trabalhadores, visando o sucesso ao longo prazo, através da
satisfação dos usuários e de benefícios para todos os membros do consórcio e para a