Page 249 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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protocolo realizado foi de no mínimo quatro sessões, com intervalos de sete ou 15 dias, cada
sessão dividida em três partes, sendo, anamnese, prescrição/orientação dos exercícios e AT
com sementes. Os pacientes eram orientados a realizar sessões complementares do
programa de exercícios no domicílio. As queixas foram classificadas em mialgias e/ou
artralgias, cefaleias, sintomas emocionais e compulsão alimentar. Reflexões sobre a
experiência: a maioria dos pacientes (95%) referiu melhora nas queixas, sendo 25 deles em
mialgias e/ou artralgias, 13 em sintomas emocionais, dois em compulsão alimentar, um em
cefaleia e apenas dois pacientes não observaram evolução referente as queixas pré-
existentes. A associação entre AT e prescrição/orientação de exercícios mostrou-se eficaz
para melhora de sintomas físicos ou emocionais de pacientes da APS e a inclusão da AT
proporcionou uma melhor adesão ao programa de exercícios, por acarretar um bem-estar
físico ou emocional logo nas primeiras sessões. Recomendações: A AT é um procedimento
que pode ser utilizado pelo profissional de saúde como auxiliar no seu atendimento para gerar
melhores resultados em saúde e deve ser amplamente difundida por ser de baixo custo e
bastante eficaz.
DESAFIOS DAS UNIDADES DE ACOLHIMENTO E PÓS-ATENDIMENTO DO CONSÓRCIO
PÚBLICO DE SAÚDE DO MÉDIO PARANAPANEMA FRENTE A PANDEMIA DA COVID-
19.
Autores: SHAIENE CRISTINA SANTOS NEVES | ANA MARIA DA SILVA; KARLA SILVA
TICIANO. Instituição: Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema –
CISMEPAR
Palavras-chave: Consórcio Público; Acolhimento; Integralidade
O Acolhimento é a porta de entrada dos usuários no Consórcio e como diz um velho ditado:
“a primeira impressão é a que fica” e trabalhamos para que ela seja a melhor possível, pois
somos o primeiro contato do usuário ao chegar para atendimento, o pós-Atendimento é a
unidade responsável por agendar exames diversos, cirurgias e retorno quando necessário
das consultas realizadas no dia. O objetivo dessas unidades é acolher os usuários de forma
humanizada e dar resolutividade nas solicitações e documentos gerados nos atendimentos
dos programas executados pelo Consórcio, no intuito de promover a integralidade do cuidado
em saúde, com visão na gestão do cuidado integral aos usuários. Nossos usuários são bem
diversificados tanto em faixa etária, quanto em grau de instrução e temos a sensibilidade de
acolher a cada um com sua especificidade durante os diversos tipos de atendimentos
realizados no Consórcio. Quando foi declarado o início da pandemia da Covid-19 em meados
de março de 2020, não imaginávamos que a situação iria perdurar por tanto tempo e com
isso tivemos que nos adaptar as novas rotinas, seguindo os protocolos e portarias vigentes,
visando reduzir os impactos nos atendimentos, afinal nossas unidades são responsáveis por
garantir o acesso aos usuários, respeitando as medidas sanitárias e distanciamento
adequados. O primeiro grande desafio foi analisar a capacidade de usuários dentro de cada
unidade e com isso fazer a adaptação das unidades de acolhimento e pós-atendimento, pois
já tínhamos como desafio, o espaço físico para acomodar todos os usuários, considerando
que antes da pandemia, o Consórcio realizava em média de 2.000 atendimentos por dia.
Tivemos que pensar fora da caixa e adaptar dentro dos espaços que tínhamos disponíveis,
aumentando a área de espera dessas unidades, mas sempre respeitando o distanciamento
e as medidas sanitárias tanto para os usuários, quanto para os trabalhadores. Para os
trabalhadores foi realizado um treinamento sobre a utilização dos Equipamentos de Proteção
Individual (EPI’s), medidas de higienização das mãos e do local de trabalho. Com isso,
tivemos que nos adaptar ao novo normal e aos novos desafios diários, seja na hora do
acolhimento do usuário, que pela situação atual estão com seus medos e ansiedades mais
evidentes, quanto no pós-atendimento prezando sempre pelo atendimento aos usuários de
forma humanizada esclarecendo suas dúvidas evitando deslocamentos desnecessários.