Page 53 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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na América Latina. Em um segundo momento abordaremos as necessidades identificadas
através de materiais digitais socioeducativos (e-books, cartilhas, podcasts e outros), que
serão elaborados e aplicados para os públicos de interesse gratuitamente. Dessa forma,
espera-se contribuir com o avanço da ciência e com o universo da FC.
PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM UM PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO EMANCIPATÓRIO
Autores: ANIELLY DALLA VECCHIA | ROBERTO EDUARDO BUENO. Instituição:
Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Educação em saúde; Saúde coletiva; Educação superior.
Caracterização do problema: O aprendizado deve ser construído de acordo com a
realidade, desenvolvendo autonomia, responsabilidade, cidadania e solidariedade. Neste
sentido, este trabalho traz uma perspectiva da experiência na docência no curso de Saúde
Coletiva do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o qual se fundamenta
em um projeto político pedagógico emancipatório. Justificativa: Parte-se do pressuposto de
que a educação deve acrescentar conhecimento e ressignificar o que o estudante reconhece
como realidade, desenvolvendo pensamento crítico para então propor mudanças reais aos
problemas sociais identificados. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na docência do
ensino superior em uma universidade com um projeto político pedagógico emancipatório.
Descrição da experiência: Este trabalho consiste no relato de experiência na docência no
curso de Saúde Coletiva, da UFPR Litoral, exercida entre 08/2017 e 08/2019. A proposta
pedagógica do Setor Litoral conta com três grandes eixos de aprendizagem: os Fundamentos
Teóricos Práticos, as Interações Culturais e Humanísticas e os Projetos de Aprendizagem.
Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se visitas guiadas em equipamentos de
saúde; ações solidárias como doação de sangue e arrecadação de donativos para um asilo;
atividades realizadas com livre demanda onde os alunos apresentaram um produto sobre o
tema a ser estudado, que foram desde cartazes, até paródias, peças teatrais e panfletos
informativos, sempre respeitando as demandas, desejos e realidades dos alunos. Outra ação
marcante foi realizada no dia da luta antimanicomial, durante o módulo de saúde mental, onde
todos os alunos contribuíram para uma ação de conscientização sobre o tema, e estudantes
de outros cursos puderam participar e interagir. Reflexão sobre a experiência: Estes
registros são apenas alguns exemplos das atividades com uma metodologia educativa
problematizadora em que a solidariedade, a responsabilidade e a autonomia são valorizadas.
Refletiu-se que a Universidade não está distante da realidade local, mas trabalha para
efetivamente mudar essa realidade de acordo com as demandas sociais. Recomendações:
Na prática, o trabalho interdisciplinar já é uma realidade em muitas atividades, e ter a
possibilidade de entender e trabalhar nesse sentido durante a graduação facilita a inserção e
o rendimento acadêmico para o mercado de trabalho.
OFICINAS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DA UNIDADE SAÚDE DA
FAMÍLIA - LAGO AZUL NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL-PR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: ANA LUCIA DOURADO | MARIA NAZARÉ DE MATTOS MURILHO, LARA
PANTOLFI TOSTES, NATÁLIA COQUEIRO SIQUEIRA, STEFANY PEDROTTI. Instituição:
Residência Multiprofissional em Saúde da Família no município de Cascavel - PR
Palavras-chave: Agentes Comunitários de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Educação
Continuada.
Caracterização do problema: Discorre sobre o relato de experiência do projeto desenvolvido
pela equipe do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF)
junto dos profissionais ACS, na Unidade de Saúde da Família (USF) LAGO AZUL, no
município de Cascavel-PR. Justificativa: Devido a pandemia da Covid-19 a demanda dos
profissionais da área da saúde aumentou consideravelmente. Com isso, novos profissionais
iniciaram as atividades na USF Lago Azul em 2021, dentre eles os Agentes Comunitários de