Page 56 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     aplicação de entrevistas semiestruturadas e submetidos a análise de conteúdo de Bardin, na
                     modalidade  análise  temática.  Os  resultados  demonstram  que  estas  práticas  assumem
                     características definidas pela natureza dos partícipes, sendo predominantemente voltadas à
                     assistência  médica.  Estão  sujeitas  às  demandas  emergentes  do  cotidiano  dos  serviços  e
                     condicionam-se mais pelo alinhamento de interesses e necessidades da academia do que
                     pelas  necessidades  dos  serviços  ou  pela  perspectiva  de  cooperação  para  o  alcance  de
                     objetivos  comuns.  São  condicionadas  pelas  contrapartidas  ofertadas/demandadas  pelos
                     entes  envolvidos  e  influenciadas  por  paradoxos  comuns  às  redes  gestoras  de  política.
                     Fracamente institucionalizada, possuem caráter pontual, baseiam-se em relações pessoais,
                     estão  distantes  das  agendas  prioritárias  dos  gestores  e  por  vezes  ocorrem  sem  previsão
                     contratual.  As  conclusões  indicam  que  a  IES  no  território  pesquisado  não  apresenta
                     processos  de  gestão  que  suportem  a  complexidade dessas  relações  interorganizacionais.
                     Disso  resultam  práticas  inadequadas  que  inviabilizam  o  aprimoramento  dos  sistemas
                     avaliativos, comprometem a formação consentânea e sobrecarregam em demasia o sistema
                     de saúde. Os novos requisitos da formação médica, para além dos aspectos regulatórios,
                     exigem uma formação que transcenda o aparato escolar e repouse sobre todo sistema de
                     saúde, reclamando novos e complexos arranjos de governança entre escolas e serviços, para
                     os quais o entendimento das redes gestoras de política é indispensável.



                     CENÁRIO  DA  PANDEMIA  DO  COVID-19:  POSSIBILIDADES  CONCRETAS  DA
                     INTERAÇÃO ENSINO E SERVIÇO

                     Autores:  UDELYSSES  JANETE  VELTRINI  FONZAR  |  SOLANGE  MUNHOZ  ARROYO
                     LOPES  ,  ANA  MARIA  SILVEIRA  MACHADO  DE  MORAES,  EDUARDO  ALCÂNTARA
                     RIBEIRO, ROBSMEIRE CALVO MELO ZURITA, EDUARDO HENRIQUE WENTZ RIBEIRO.
                     Instituição: UniCesumar

                     Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde; Inserção; Vigilância em Saúde
                     O relato é a experiência de docência em assessorar a Secretaria de Saúde de Maringá ao
                     Comitê de Operações Emergências COE nas decisões ao enfrentamento do COVID-19.Em
                     março de 2020 a Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde /Coordenação do
                     Curso  de  Medicina  da  UniCesumar,  por  solicitação  do  gestor  da  Secretaria  de  Saúde,
                     disponibilizou  uma  docente  da  Medicina,  com  experiência  em  saúde  coletiva/vigilância
                     epidemiológica, para assessorar a Gestão da Secretaria de Saúde representada pelo COE,
                     Gerência de Epidemiologia e CIEVS nas ações estratégicas da COVID-19. A inserção da
                     assessoria no serviço culminou na estruturação do CIEVS, teve como produtos a elaboração
                     de  25  Boletins  Epidemiológicos  da  COVID-19  entre  abril  de  2020  a  maio  de  2021,  que
                     subsidiaram o município na tomada de decisão às medidas restritivas ou de flexibilização. Foi
                     oportunizado o estágio de alunos voluntários do internato no CIEVS, totalizando 65 alunos
                     em escalas de plantões de 24 horas nos três turnos e finais de semana, resultando em 4.418
                     horas/atividades  e  9.118  ligações  telefônicas  para  os  pacientes.  Além  de  realizar  o
                     encerramento da dengue por critério clínico epidemiológico de 13.745 fichas epidemiológicas
                     e inclusão no SINAN e a realização de cheklist nas 34 Unidades Básicas de Saúde para
                     checar  as  normatizações  sanitárias  do  momento  vigente.  A  IES  conquistou  o  campo  de
                     estágio  na  Vigilância  Epidemiológica  e  no  CIEVS  para  os  internos  do  5º  ano  na  grade
                     curricular da disciplina de Medicina de Saúde da Família e Comunidade I, realizada entre
                     maio de 2020 a abril de 2021 e para o 6º ano na Saúde Coletiva com início em abril de 2021.O
                     Parecer nº 274/2020-Saúde, referente a Descentralização dos casos de COVID-19 de 08 de
                     setembro de 2020, endossou ao CIEVS a descentralização do monitoramento às UBSs, aos
                     pacientes estratificados como casos leves e seus contatos, e os egressos de hospitalizações.
                     Foi  realizado  treinamento  para  as  equipes  da  Estratégia  da  Saúde  da  Família  e  outros
                     profissionais da 34 UBS, participando alunos e médico residente da Medicina de Família e
                     Comunidade da IES, para o nivelamento conceitual dos protocolos clínicos e sanitários. Com
                     o êxito da inserção do ensino no serviço com vivências pedagógicas, a IES conquistou o
                     espaço fixo de estágio na Vigilância Epidemiológica para o 6º ano. Com isto visualizou-se a
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