Page 59 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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transformando e formando com o olhar ampliado e potencializando para avaliação,
proposição e intervenções no processo saúde doença. A utilização de metodologias que
privilegiem a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e na integração
entre os conteúdos, assegura a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, promove
a integração e a interdisciplinaridade em coerência com o desenvolvimento curricular.
TUTORIAL REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA TRANSIÇÃO DO MODELO
PRESENCIAL PARA O MODELO DIGITAL
Autores: RENE SCALET DOS SANTOS NETO | MARIANA XAVIER E SILVA, ADRIANA
BUECHNER DE FREITAS BRANDÃO, IZABEL CRISTINA MEISTER MARTINS COELHO.
Instituição: Faculdades Pequeno Príncipe
Palavras-chave: Ensino Remoto; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Problem-Based
Learning
Caracterização do problema: A pandemia de SARS-COVID-19 lançou desafios para a
execução dos processos de aprendizagem das faculdades de medicina. Em decorrência do
isolamento social, houve necessidade de adaptação das atividades realizadas em regime
presencial. Justificativa: Fez-se necessária a transição das atividades de sessões tutoriais
realizadas pelo método de Problem-Based Learning (PBL) para os chamados ambientes
virtuais de ensino (AVA). Objetivos: Descrever o processo de implementação do tutorial
remoto (TR) em uma instituição de ensino superior (IES) do município de Curitiba durante o
período de pandemia, bem como os resultados alcançados pelo método. Descrição da
experiência: A transição para o modelo digital de ensino deu-se a partir da segunda quinzena
de março de 2020. Inicialmente houve uma interrupção temporária das atividades de ensino
por quinze dias, sendo retomadas as atividades através do AVA da IES, onde se optou, em
um primeiro momento, pelo modelo de fórum de aprendizagem, que foi utilizado por um
período de duas semanas. O modelo era de aprendizagem semi-síncrona, o que causou
alguns obstáculos no processo de ensino-aprendizagem. Após isso, houve implementação
da ferramenta de ensino síncrona com uso de videoconferências. Houve incremento na
interação docente-discente a partir deste momento. O modelo foi utilizado até o final do
semestre letivo, sendo estendido o seu uso por mais dois semestres letivos, até o retorno às
atividades presenciais em maio de 2021. Reflexão sobre a experiência: Diante dos desafios
impostos pela pandemia, o uso das ferramentas digitais de ensino mostrou-se uma boa
alternativa para a manutenção das sessões tutoriais. Observou-se uma maior dificuldade para
interação de alunos com perfil mais tímido, bem como os alunos com condição sócio-
econômica mais precária apresentaram maior dificuldade para acesso às aulas. A ferramenta
de ensino propiciou uma maior interatividade dos alunos nas sessões tutoriais, possibilitando
o uso de novas interações que não eram possíveis dentro das aulas presenciais.
Recomendações: O TR foi implantado com sucesso dentro da IES, possibilitando a
manutenção das atividades acadêmicas mesmo diante da necessidade do distanciamento
social. Há necessidade do refinamento das ferramentas digitais, buscando trazer uma
interação ainda mais intensa entre docentes e discentes.
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM DE NEFROLOGIA NOS CURSOS DE MEDICINA DO ESTADO
DO PARANÁ: UM PROJETO DE PESQUISA
Autores: RENE SCALET DOS SANTOS NETO | ROSANA ALVES, ZELOÍ APARECIDA
MARTINS, STELA MARIS DA SILVA. Instituição: Faculdades Pequeno Príncipe
Palavras-chave: Ensino Médico; Mercado de Trabalho; Processos de Ensino-Aprendizagem.
Introdução: A redução dos residentes em Nefrologia na última década é um assunto que
vem ganhando relevância, notadamente nas discussões suscitadas pelas sociedades
científicas e associações médicas por todo o mundo. Constata-se que há falta de interesse
pela especialidade gerado por processos de ensino-aprendizagem que não estão conectados