Page 59 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 59

59


                     transformando  e  formando  com  o  olhar  ampliado  e  potencializando  para  avaliação,
                     proposição  e  intervenções  no  processo  saúde  doença.  A  utilização  de  metodologias  que
                     privilegiem  a  participação  ativa  do  aluno  na  construção  do  conhecimento  e  na  integração
                     entre os conteúdos, assegura a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, promove
                     a integração e a interdisciplinaridade em coerência com o desenvolvimento curricular.


                     TUTORIAL  REMOTO:  RELATO  DE  EXPERIÊNCIA  DA  TRANSIÇÃO  DO  MODELO
                     PRESENCIAL PARA O MODELO DIGITAL

                     Autores:  RENE  SCALET  DOS  SANTOS  NETO  | MARIANA  XAVIER  E  SILVA,  ADRIANA
                     BUECHNER DE FREITAS BRANDÃO, IZABEL CRISTINA MEISTER MARTINS COELHO.
                     Instituição: Faculdades Pequeno Príncipe

                     Palavras-chave:  Ensino  Remoto;  Ambiente  Virtual  de  Aprendizagem;  Problem-Based
                     Learning
                     Caracterização  do  problema:  A  pandemia  de  SARS-COVID-19  lançou  desafios  para  a
                     execução dos processos de aprendizagem das faculdades de medicina. Em decorrência do
                     isolamento  social,  houve  necessidade  de  adaptação das  atividades  realizadas  em  regime
                     presencial. Justificativa: Fez-se necessária a transição das atividades de sessões tutoriais
                     realizadas  pelo  método  de  Problem-Based  Learning  (PBL)  para  os  chamados  ambientes
                     virtuais  de  ensino  (AVA).  Objetivos:  Descrever  o  processo  de  implementação  do  tutorial
                     remoto (TR) em uma instituição de ensino superior (IES) do município de Curitiba durante o
                     período  de  pandemia,  bem  como  os  resultados  alcançados  pelo  método.  Descrição  da
                     experiência: A transição para o modelo digital de ensino deu-se a partir da segunda quinzena
                     de março de 2020. Inicialmente houve uma interrupção temporária das atividades de ensino
                     por quinze dias, sendo retomadas as atividades através do AVA da IES, onde se optou, em
                     um  primeiro  momento,  pelo  modelo  de  fórum  de  aprendizagem,  que  foi  utilizado  por  um
                     período  de  duas  semanas.  O  modelo  era  de  aprendizagem  semi-síncrona,  o  que  causou
                     alguns obstáculos no processo de ensino-aprendizagem. Após isso, houve implementação
                     da  ferramenta  de  ensino  síncrona  com  uso  de  videoconferências.  Houve  incremento  na
                     interação  docente-discente  a  partir  deste  momento.  O  modelo  foi  utilizado  até  o  final  do
                     semestre letivo, sendo estendido o seu uso por mais dois semestres letivos, até o retorno às
                     atividades presenciais em maio de 2021. Reflexão sobre a experiência: Diante dos desafios
                     impostos  pela  pandemia,  o  uso  das  ferramentas  digitais  de  ensino  mostrou-se  uma  boa
                     alternativa para a manutenção das sessões tutoriais. Observou-se uma maior dificuldade para
                     interação  de  alunos  com  perfil  mais  tímido,  bem  como  os  alunos  com  condição  sócio-
                     econômica mais precária apresentaram maior dificuldade para acesso às aulas. A ferramenta
                     de ensino propiciou uma maior interatividade dos alunos nas sessões tutoriais, possibilitando
                     o  uso  de  novas  interações  que  não  eram  possíveis  dentro  das  aulas  presenciais.
                     Recomendações:  O  TR  foi  implantado  com  sucesso  dentro  da  IES,  possibilitando  a
                     manutenção das atividades acadêmicas mesmo diante da necessidade do distanciamento
                     social.  Há  necessidade  do  refinamento  das  ferramentas  digitais,  buscando  trazer  uma
                     interação ainda mais intensa entre docentes e discentes.


                     PERCEPÇÃO  DOS  ALUNOS  DE  GRADUAÇÃO  EM  RELAÇÃO  AO  PROCESSO  DE
                     ENSINO-APRENDIZAGEM DE NEFROLOGIA NOS CURSOS DE MEDICINA DO ESTADO
                     DO PARANÁ: UM PROJETO DE PESQUISA

                     Autores:  RENE  SCALET  DOS  SANTOS  NETO  |  ROSANA  ALVES,  ZELOÍ  APARECIDA
                     MARTINS,  STELA  MARIS  DA  SILVA.  Instituição:  Faculdades  Pequeno  Príncipe

                     Palavras-chave: Ensino Médico; Mercado de Trabalho; Processos de Ensino-Aprendizagem.
                     Introdução: A redução dos residentes em Nefrologia na última década é um assunto que
                     vem  ganhando  relevância,  notadamente  nas  discussões  suscitadas  pelas  sociedades
                     científicas e associações médicas por todo o mundo. Constata-se que há falta de interesse
                     pela especialidade gerado por processos de ensino-aprendizagem que não estão conectados
   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64