Page 58 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     capacitados,  desde  o  início  de  sua  especialização  médica,  a  oferecerem  cuidados  de
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                     conhecimento do residente do terceiro ano em anestesiologia sobre a segurança do paciente.
                     Metodologia:  Pesquisa  descritiva  com  abordagem  quantitativa,  de  corte  transversal,
                     realizada  por  meio  de  um  questionário  estruturado,  que  contempla  variáveis  de
                     caracterização sociodemográfica, formação profissional e questões objetivas direcionadas ao
                     conhecimento  sobre  segurança  do  paciente  baseadas  nos  conceitos  e  nas  metas
                     internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde.
                     Questionário  criado  no  Google  Forms,  encaminhado,  de  forma  online,  aos  residentes  do
                     terceiro ano em anestesiologia de várias regiões do Brasil. Resultados: Responderam ao
                     questionário 297 residentes (83,4%), sendo que 58,2% correspondiam ao sexo masculino.
                     De todas as instituições analisadas, 83,5% eram credenciadas pela Sociedade Brasileira de
                     Anestesiologia e pelo Ministério da Educação. Os tópicos relacionados às metas 4 (cirurgia
                     segura) e 7 (risco de lesão por pressão ou queda) atingiram o maior número de acertos (84%).
                     Os tópicos relacionados à meta 1 (identificação do paciente) apresentaram o maior número
                     de  erros  (31%).  Conclusão:  Os  dados  encontrados  neste  estudo  sugerem  falha  no
                     conhecimento  dos  residentes  do  terceiro  ano  em  anestesiologia  sobre  o  tema  estudado.
                     Novos estudos são necessários no intuito de analisar todas as competências necessárias
                     para a formação do anestesiologista relacionadas a segurança do paciente (conhecimentos,
                     habilidades e atitudes), de identificar prováveis lacunas no ensino desses médicos e fornecer
                     subsídios  para  que  dúvidas  sejam  sanadas  antes  que  eles  adquiram  subsídios  para  que
                     dúvidas sejam sanadas antes que eles adquiram o título de especialista.



                     LABORATÓRIO  DE  INOVAÇÃO  EM  SAÚDE  COLETIVA:  TRANSVERSALIDADE  NO
                     CURSO DE MEDICINA

                     Autores: ANA MARIA SILVEIRA MACHADO DE MORAES | SOLANGE ARROYO MUNHOZ
                     LOPES, UDELYSSES JANETE VELTRINI FONZAR, ROBSMEIRE CALVO MELO ZURITA,
                     CLAUDIA  TIEMI  MYAMAMOTO  ROSADA,  LUANA  CARLA  TIRONI  DE  FREITAS
                     GIACOMETTI. Instituição: UNICESUMAR

                     Palavras-chave:  Educação  de  Graduação  em  Medicina;  Aprendizagem  Baseada  em
                     Problemas; Instituições de Ensino Superior.
                     O curso de medicina da UNICESUMAR iniciou-se com a proposta de inovar os processos
                     pedagógicos,  com  a  imersão  dos  alunos  em  cenários  reais  que  favorecessem  o  ensino
                     aprendizado,  tornando-o  efetivo  e  de  qualidade.  O  fortalecimento  dos  processos  de
                     reorientação  do  modelo  de  atenção,  com  ênfase  na  promoção  da  saúde,  necessita  ser
                     respaldado pela formação de profissionais na saúde coletiva capazes de assumir os desafios
                     da  transformação,  atuando  no  contexto  da  descentralização,  da  participação  social  e  da
                     gestão e atenção à saúde, como atores e agentes de mudanças positivas na organização e
                     funcionamento dos sistemas de saúde, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais do
                     curso de medicina. Entende-se a importância da formação do profissional para sua atuação,
                     tendo como princípio a integralidade do cuidado, por isso, a implantação do Laboratório de
                     Inovação em Saúde Coletiva (LISC) é um processo inovador, onde possibilita ao aluno e ao
                     professor  a  construção  e  o  aprendizado  resgatando  seu  campo  de  prática  de  estágio  e
                     fortalecendo os eixos da gestão, e integração da atenção e vigilância em saúde. O LISC é o
                     espaço  teórico  pedagógico  permeando  as  competências  e  habilidades  dos  módulos
                     disciplinares com apoio logístico na prática da disciplina Saúde Coletiva. É um espaço de
                     Educação  Permanente  em  Saúde,  formando  profissionais  que  contribuirão  durante  sua
                     formação  com  ações  onde  possibilitem  a  integração  ensino-serviço,  e  com  as  demais
                     disciplinas modulares do 6º ano de medicina. O LISC trabalha em salas de apoio equipadas
                     em três eixos: gestão (planejamento em saúde e financiamento), atenção (rede de atenção à
                     saúde  e  linhas  de  cuidado)  e  vigilância  em  saúde  (vigilância  sanitária,  epidemiológica  e
                     ambiental), com todas as atividades padronizadas, utilizando dados secundários de domínio
                     público e do prontuário eletrônico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aclimação. O aluno,
                     terá  percepção  da  Saúde  Coletiva  em  todo  o  processo  horizontal  de  aprendizagem,
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