Page 58 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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capacitados, desde o início de sua especialização médica, a oferecerem cuidados de
qualidade e mais seguros aos seus pacientes. Objetivo do trabalho: Investigar o
conhecimento do residente do terceiro ano em anestesiologia sobre a segurança do paciente.
Metodologia: Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, de corte transversal,
realizada por meio de um questionário estruturado, que contempla variáveis de
caracterização sociodemográfica, formação profissional e questões objetivas direcionadas ao
conhecimento sobre segurança do paciente baseadas nos conceitos e nas metas
internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde.
Questionário criado no Google Forms, encaminhado, de forma online, aos residentes do
terceiro ano em anestesiologia de várias regiões do Brasil. Resultados: Responderam ao
questionário 297 residentes (83,4%), sendo que 58,2% correspondiam ao sexo masculino.
De todas as instituições analisadas, 83,5% eram credenciadas pela Sociedade Brasileira de
Anestesiologia e pelo Ministério da Educação. Os tópicos relacionados às metas 4 (cirurgia
segura) e 7 (risco de lesão por pressão ou queda) atingiram o maior número de acertos (84%).
Os tópicos relacionados à meta 1 (identificação do paciente) apresentaram o maior número
de erros (31%). Conclusão: Os dados encontrados neste estudo sugerem falha no
conhecimento dos residentes do terceiro ano em anestesiologia sobre o tema estudado.
Novos estudos são necessários no intuito de analisar todas as competências necessárias
para a formação do anestesiologista relacionadas a segurança do paciente (conhecimentos,
habilidades e atitudes), de identificar prováveis lacunas no ensino desses médicos e fornecer
subsídios para que dúvidas sejam sanadas antes que eles adquiram subsídios para que
dúvidas sejam sanadas antes que eles adquiram o título de especialista.
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: TRANSVERSALIDADE NO
CURSO DE MEDICINA
Autores: ANA MARIA SILVEIRA MACHADO DE MORAES | SOLANGE ARROYO MUNHOZ
LOPES, UDELYSSES JANETE VELTRINI FONZAR, ROBSMEIRE CALVO MELO ZURITA,
CLAUDIA TIEMI MYAMAMOTO ROSADA, LUANA CARLA TIRONI DE FREITAS
GIACOMETTI. Instituição: UNICESUMAR
Palavras-chave: Educação de Graduação em Medicina; Aprendizagem Baseada em
Problemas; Instituições de Ensino Superior.
O curso de medicina da UNICESUMAR iniciou-se com a proposta de inovar os processos
pedagógicos, com a imersão dos alunos em cenários reais que favorecessem o ensino
aprendizado, tornando-o efetivo e de qualidade. O fortalecimento dos processos de
reorientação do modelo de atenção, com ênfase na promoção da saúde, necessita ser
respaldado pela formação de profissionais na saúde coletiva capazes de assumir os desafios
da transformação, atuando no contexto da descentralização, da participação social e da
gestão e atenção à saúde, como atores e agentes de mudanças positivas na organização e
funcionamento dos sistemas de saúde, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais do
curso de medicina. Entende-se a importância da formação do profissional para sua atuação,
tendo como princípio a integralidade do cuidado, por isso, a implantação do Laboratório de
Inovação em Saúde Coletiva (LISC) é um processo inovador, onde possibilita ao aluno e ao
professor a construção e o aprendizado resgatando seu campo de prática de estágio e
fortalecendo os eixos da gestão, e integração da atenção e vigilância em saúde. O LISC é o
espaço teórico pedagógico permeando as competências e habilidades dos módulos
disciplinares com apoio logístico na prática da disciplina Saúde Coletiva. É um espaço de
Educação Permanente em Saúde, formando profissionais que contribuirão durante sua
formação com ações onde possibilitem a integração ensino-serviço, e com as demais
disciplinas modulares do 6º ano de medicina. O LISC trabalha em salas de apoio equipadas
em três eixos: gestão (planejamento em saúde e financiamento), atenção (rede de atenção à
saúde e linhas de cuidado) e vigilância em saúde (vigilância sanitária, epidemiológica e
ambiental), com todas as atividades padronizadas, utilizando dados secundários de domínio
público e do prontuário eletrônico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aclimação. O aluno,
terá percepção da Saúde Coletiva em todo o processo horizontal de aprendizagem,