Page 60 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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no sentido de gerar interesse dos graduandos. Diante desse cenário, faz-se mister
compreender quais são os fatores que influenciam a apreensão de conteúdo da Nefrologia
na graduação. Objetivos: O objetivo geral deste projeto de pesquisa será analisar a
percepção dos alunos de Medicina do 5º ao 12º período sobre o processo de ensino-
aprendizagem de Nefrologia nos cursos de Medicina de universidades públicas e privadas do
Estado do Paraná. Métodos: Proposta de estudo quantitativo com pesquisa estilo survey.
Resultados/Discussão: Será descrito o cenário atual da especialidade, colocando pontos
sobre a redução do interesse dos egressos de Medicina pela especialidade, causado
principalmente pela suposta complexidade da especialidade durante a graduação e por
limitações de processos de ensino-aprendizagem durante a formação médica. Propõe-se,
para dirimir os principais questionamentos levantados, uma pesquisa quantitativa, através da
aplicação de um instrumento de pesquisa com alunos do 5º ao 12º período de Medicina, com
a justificativa de tomar contato com a relação do processo ensino-aprendizagem com o
interesse em Nefrologia. Conclusão: Espera-se que a pesquisa possa contribuir para as
discussões sobre a necessidade do aumento de interesse dos graduandos pela Nefrologia,
baseado principalmente nas avaliações periódicas realizadas pelas Sociedades da
Especialidade pelo mundo.
PRODUÇÃO DE E-BOOKS INTERATIVOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA
NECESSIDADE DE AUTOCUIDADO IMPOSTA PELA PANDEMIA DA COVID-19
Autores: ELLEN CAROLINE NAVROSKI | KAUANE VANDRESEN DOS SANTOS , PEDRO
AUGUSTO CLEMENTE , SIBELE DE ANDRADE MELO KNAUT, MARINA PEGORARO
BARONI, CHRISTIANE RIEDI DANIEL . Instituição: Universidade Estadual do Centro Oeste
Palavras-chave: Dor crônica; Infecções por Coronavírus; Educação.
Caracterização do problema: A presença de dor musculoesquelética crônica somada com
a ansiedade gerada pelo período de isolamento durante a pandemia da COVID-19 pode
afetar diretamente a qualidade de vida da população. Portanto, a elaboração e disseminação
de materiais de educação e promoção de saúde podem auxiliar no autogerenciamento da
dor, melhora da qualidade de vida e ainda, auxiliar com informações e estratégias de
enfrentamento à COVID-19 . Objetivos: Elaborar dois e-books interativos de educação e
promoção de saúde: (1) cuidados e estratégias de enfrentamento à COVID-19 intitulado
EducaCOVID e (2) autogerenciamento da dor musculoesquelética crônica, intitulado
EducaDor. Descrição da experiência: Os e-books foram desenvolvidos por uma equipe
constituída por acadêmicos e professores do curso de graduação em Fisioterapia e diferentes
profissionais da saúde. O e-book (1) conta com informações sobre a patologia da COVID-19,
condutas para prevenção da contaminação e estratégias para promoção da saúde durante a
pandemia, tais como: higiene do sono, alimentação, meditação, entre outras. O e-book (2)
proporciona conhecimentos sobre a neurofisiologia da dor e estratégias de
autogerenciamento, tais como: exercício físico, mudança de comportamentos, relaxamento,
entre outros. Os e-books foram desenvolvidos no Canva, com layout composto por vídeos,
infográficos, figuras, fotos, podcasts e textos em uma linguagem simples e didática. O e-book
(1) foi registrado no ISBN, divulgado nas redes sociais e possui 540 downloads até maio de
2021. O e-book (2) encontra-se em fase de revisão para posterior registro no ISBN e
divulgação. No entanto, seu conteúdo digital tem sido utilizado em programas de educação
em neurociências da dor na modalidade online em serviço fisioterapêutico credenciado ao
SUS. Reflexão sobre a experiência: A utilização de tecnologia permite inovação em saúde
e ampla disseminação dos conteúdos, ampliando o acesso às informações e derrubando
barreiras geográficas. Acreditamos que transformar as informações de uma forma mais
interativa pode aumentar o engajamento e a auto responsabilidade do usuário ao cuidado da
sua saúde. Recomendações: Faz-se necessário estudos que analisem o impacto destes
materiais na sociedade, sobretudo os efeitos do uso destes sobre os desfechos de saúde dos
usuários, sua satisfação e engajamento ao autocuidado. Assim como investigar o letramento
digital em saúde, acesso a estas tecnologias e informações digitais em saúde.