Page 60 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     no  sentido  de  gerar  interesse  dos  graduandos.  Diante  desse  cenário,  faz-se  mister
                     compreender quais são os fatores que influenciam a apreensão de conteúdo da Nefrologia
                     na  graduação.  Objetivos:  O  objetivo  geral  deste  projeto  de  pesquisa  será  analisar  a
                     percepção  dos  alunos  de  Medicina  do  5º  ao  12º  período  sobre  o  processo  de  ensino-
                     aprendizagem de Nefrologia nos cursos de Medicina de universidades públicas e privadas do
                     Estado do Paraná. Métodos: Proposta de estudo quantitativo com pesquisa estilo survey.
                     Resultados/Discussão: Será descrito o cenário atual da especialidade, colocando pontos
                     sobre  a  redução  do  interesse  dos  egressos  de  Medicina  pela  especialidade,  causado
                     principalmente  pela  suposta  complexidade  da  especialidade  durante  a  graduação  e  por
                     limitações  de  processos  de  ensino-aprendizagem  durante  a  formação  médica.  Propõe-se,
                     para dirimir os principais questionamentos levantados, uma pesquisa quantitativa, através da
                     aplicação de um instrumento de pesquisa com alunos do 5º ao 12º período de Medicina, com
                     a  justificativa  de  tomar  contato  com  a  relação  do  processo  ensino-aprendizagem  com  o
                     interesse  em  Nefrologia.  Conclusão:  Espera-se  que a  pesquisa  possa  contribuir  para  as
                     discussões sobre a necessidade do aumento de interesse dos graduandos pela Nefrologia,
                     baseado  principalmente  nas  avaliações  periódicas  realizadas  pelas  Sociedades  da
                     Especialidade pelo mundo.


                     PRODUÇÃO  DE  E-BOOKS  INTERATIVOS  PARA  PROMOÇÃO  DA  SAÚDE:  UMA
                     NECESSIDADE  DE  AUTOCUIDADO  IMPOSTA  PELA  PANDEMIA  DA  COVID-19

                     Autores: ELLEN CAROLINE NAVROSKI | KAUANE VANDRESEN DOS SANTOS , PEDRO
                     AUGUSTO  CLEMENTE  ,  SIBELE  DE  ANDRADE  MELO  KNAUT,  MARINA  PEGORARO
                     BARONI, CHRISTIANE RIEDI DANIEL . Instituição: Universidade Estadual do Centro Oeste

                     Palavras-chave: Dor crônica; Infecções por Coronavírus; Educação.
                     Caracterização do problema: A presença de dor musculoesquelética crônica somada com
                     a  ansiedade  gerada  pelo  período  de  isolamento  durante  a  pandemia  da  COVID-19  pode
                     afetar diretamente a qualidade de vida da população. Portanto, a elaboração e disseminação
                     de materiais de educação e promoção de saúde podem auxiliar no autogerenciamento da
                     dor,  melhora  da  qualidade  de  vida  e  ainda,  auxiliar  com  informações  e  estratégias  de
                     enfrentamento  à  COVID-19  .  Objetivos:  Elaborar  dois  e-books  interativos  de  educação  e
                     promoção  de  saúde:  (1)  cuidados  e  estratégias  de  enfrentamento  à  COVID-19  intitulado
                     EducaCOVID  e  (2)  autogerenciamento  da  dor  musculoesquelética  crônica,  intitulado
                     EducaDor.  Descrição  da  experiência:  Os  e-books  foram  desenvolvidos  por  uma  equipe
                     constituída por acadêmicos e professores do curso de graduação em Fisioterapia e diferentes
                     profissionais da saúde. O e-book (1) conta com informações sobre a patologia da COVID-19,
                     condutas para prevenção da contaminação e estratégias para promoção da saúde durante a
                     pandemia, tais como: higiene do sono, alimentação, meditação, entre outras. O e-book (2)
                     proporciona  conhecimentos  sobre  a  neurofisiologia  da  dor  e  estratégias  de
                     autogerenciamento, tais como: exercício físico, mudança de comportamentos, relaxamento,
                     entre outros. Os e-books foram desenvolvidos no Canva, com layout composto por vídeos,
                     infográficos, figuras, fotos, podcasts e textos em uma linguagem simples e didática. O e-book
                     (1) foi registrado no ISBN, divulgado nas redes sociais e possui 540 downloads até maio de
                     2021.  O  e-book  (2)  encontra-se  em  fase  de  revisão  para  posterior  registro  no  ISBN  e
                     divulgação. No entanto, seu conteúdo digital tem sido utilizado em programas de educação
                     em neurociências da dor na modalidade online em serviço fisioterapêutico credenciado ao
                     SUS. Reflexão sobre a experiência: A utilização de tecnologia permite inovação em saúde
                     e  ampla  disseminação  dos  conteúdos,  ampliando  o  acesso  às  informações  e  derrubando
                     barreiras  geográficas.  Acreditamos  que  transformar  as  informações  de  uma  forma  mais
                     interativa pode aumentar o engajamento e a auto responsabilidade do usuário ao cuidado da
                     sua saúde. Recomendações: Faz-se necessário estudos que analisem o impacto destes
                     materiais na sociedade, sobretudo os efeitos do uso destes sobre os desfechos de saúde dos
                     usuários, sua satisfação e engajamento ao autocuidado. Assim como investigar o letramento
                     digital em saúde, acesso a estas tecnologias e informações digitais em saúde.
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