Page 55 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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OBESIDADE INFANTIL: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
Autores: GUSTAVO BORGO OLIVEIRA | JOSUÉ SOUZA ALMEIDA OLIVEIRA, RHAIANY
LISBOA DOS SANTOS, MANUELA ILIESCU PERINE, ELYARA YOSHIE. Instituição:
Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Obesidade pediátrica; Educação Interprofissional; Promoção em Saúde
Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, de 2006 a 2018, o número de obesos aumentou
67,8% no país, sendo que, nas crianças, pesquisas semelhantes mostram que 12,9% delas,
de 5 a 9 anos, estão obesas. Percebe-se, então, a intensa prevalência da obesidade em
especial na população pediátrica. Sobrepeso e obesidade são condições de risco,
especialmente, pela associação direta com outras doenças como: diabetes mellitus tipo 2,
doenças coronarianas e disfunções no movimento. Tais quadros, quando presentes nos
infantes, demandam ainda mais atenção, tendo em vista tratar-se de uma população
numerosa e com muito tempo de vida, o que se traduz em maior período de cuidado com
essas doenças. Uma vez que a obesidade possui alta prevalência entre as crianças e gera
impactos negativos na qualidade de vida a curto e longo prazo, é necessário capacitar os
estudantes da área da saúde sobre o assunto. Essa ação no eixo “Educação e Formação em
Saúde” possibilita a disseminação de informações voltadas à prevenção dessa doença com
o embasamento e a importância requeridos. Neste sentido, o evento visou a instruir e a alertar
profissionais de saúde em formação a respeito da relevância da abordagem preventiva e
terapêutica da obesidade infantil dentro de diferentes perspectivas. A “Semana de Prevenção
e Combate à Obesidade Infantil” foi um curso de capacitação para estudantes da área da
saúde. Realizado entre 10 e 14 de agosto, contou com palestrantes de diversas áreas:
fisiologia, endocrinologia pediátrica, nutrição, educação física e cardiologia. O alcance
atingido – cerca de 3 mil inscritos – deveu-se à parceria com ligas acadêmicas e
patrocinadores. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube, às 19h30min, objetivando a
abordagem multidisciplinar. Por fim, verificou-se a relevância do tema pela perspectiva de
diferentes disciplinas, impactando de forma positiva na formação de futuros profissionais, sem
excluir os impactos sociais empregados na situação, considerando a complexidade do
assunto. Estruturar o projeto foi satisfatório para todos os participantes, visto que o conteúdo
nem sempre é abordado na graduação. Além disso, ainda que fundamental na prática, a
atuação conjunta entre diferentes vertentes da saúde também é pouco discutida na formação
acadêmica. Assim, a integração profissional na abordagem preventiva e terapêutica da
obesidade, ainda na graduação, é essencial para que seja atingido a integralidade do cuidado
exigido no combate à obesidade infantil.
PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO NAS ESCOLAS MÉDICAS DO PARANÁ
Autores: LUIS FERNANDO BOFF ZARPELON | NILDO ALVES BATISTA. Instituição:
Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Educação médica; Políticas de Saúde; Serviços de Integração Docente
Assistencial; Gestão em Saúde
Para superar os desafios da educação médica, currículos devem enfatizar a integração com
o sistema de saúde da mesma forma que a organização do trabalho em saúde deve
incorporar os processos formativos permanentes em todos os níveis. A complexa rede
resultante dessa integração, caracterizada por relações interinstitucionais, policêntricas, de
natureza horizontal e interdependentes, requer novas abordagens de gestão. Este trabalho
buscou conhecer as práticas resultantes da integração ensino serviço (IES) nos territórios
estudados a partir dos gestores do ensino e do serviço. Trata-se de um estudo transversal,
qualitativo, exploratório, descritivo e explicativo conduzido entre coordenadores de curso de
escolas médicas com ao menos um ciclo formativo completo e gestores estaduais e
municipais do SUS dos seus respectivos territórios. Os dados foram produzidos pela