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EIXO 5   Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde
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               O TRABALHO COMPARTILHADO DA ATENÇÃO À SAÚDE E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PARA
                                         CONTROLE DA HANSENÍASE NO PARANÁ

                  Autores: ANA CAROLINE DIAS | Maria Goretti David Lopes, Acacia Maria Lopes Lourenço Francisco Nasr, Sidneya
                  Marques Svierdsovski, Vanessa Cristine Ribeiro Fredrich, Julia Mazepa. Instituição: Secretaria De Saude Do Estado

               PALAVRAS-CHAVE: Hanseníase; Atenção À Saúde; Vigilância Epidemiológica
               Caracterização do problema: A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica que afeta os nervos e a
               pele, e é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. O Brasil está em primeiro lugar no mundo em incidência de hanseníase e em
               segundo lugar em número absoluto de casos, atrás apenas da Índia. Justificativa: O Paraná é o estado da região sul com maior
               número de casos do agravo. No ano de 2021 foram notificados 414 novos casos no Estado distribuídos em todas as regiões de
               saúde e a taxa de detecção de novos casos de hanseníase está em torno de 5 para cada 100 mil habitantes, o que classifica o
               Estado como média endemicidade. Os casos notificados em 2021 demonstram a média de idade de 52 anos, quanto ao sexo, 64%
               são homens e 36% são mulheres. Em relação a raça/cor 73% são brancos e 26% negros (20% pardos e 6% pretos). Chama atenção
               a baixa escolaridade: 44% dos casos novos apresentavam ensino básico e 32 eram analfabetos. Quanto à caracterização clínica,
               82% dos casos foram classificados na sua forma multibacilar (MB), podendo ser dimorfa ou virchowiana, o que pode refletir um
               atraso no diagnóstico e/ou tratamento importante para uma doença insidiosa que possui cura. Objetivos: O objetivo deste trabalho
               conjunto  é  controlar  a  hanseníase  no  Paraná  por  meio  de  ações  efetivas,  visando  à  redução  da  transmissão,  com  diagnóstico
               precoce, tratamento oportuno, e a prevenção de incapacidades com base na utilização do Protocolo para Monitoramento de
               Situações Específicas em Hanseníase e de estigmas associados à doença, de acordo com a Estratégia Nacional para Enfrentamento
               da Hanseníase do Ministério da Saúde 2019-2022. Descrição da experiência: A organização do trabalho compartilhado na gestão
               do Programa Estadual do Controle da Hanseníase do Paraná envolvendo ações da atenção primária, promoção à saúde e vigilância
               epidemiológica, rede laboratorial (LACEN), assistência farmacêutica (CEMEPAR), vigilância sanitária, núcleo de telessaúde e gestão da
               liberação de recurso estadual (AATI) da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde para estruturar e implementar Plano Estratégico
               de Controle à Hanseníase. Experiência e recomendações: O controle da Hanseníase no estado será possível com ações integradas
               entre os setores corresponsáveis, reuniões mensais com agenda protegida, capacitação dos profissionais, integralidade dos saberes,
               e ampliação do trabalho para as regionais, como modelo de gestão, para efetividade do cuidado da pessoa com hanseníase.



               FARMÁCIA DO PARANÁ DIGITAL: INOVAÇÃO NO ACESSO A INFORMAÇÃO E NA SOLICITAÇÃO
                 DE MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA.

                  Autores: PAULA ROSSIGNOLI | Priscilla Marys Limberger, Kelly Cristiane Gusso Braga, Nathalie Perolla Mingorance,
                  Deise Regina Sprada Pontarolli. Instituição: Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

               PALAVRAS-CHAVE: Acesso à Informação de Saúde; Acesso a Medicamentos; Medicamentos do Componente Especializado
               da Assistência Farmacêutica
               O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) envolve medicamentos cujo fornecimento requer o cumprimento
               de critérios estabelecidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). Atualmente são mais de 90 PCDT e de 260
               apresentações de medicamentos disponibilizados nesse âmbito. A documentação a ser apresentada pelo paciente para acesso
               varia de acordo com o medicamento e a CID-10. O grande volume de informação e as regras específicas para fornecimento de
               cada medicamento requerem um sistema de informação robusto que dê suporte à execução desse Componente e de ferramentas
               que facilitem a obtenção da informação e o acesso ao medicamento pelo usuário. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho
               foi o de relatar a implantação dos serviços digitais de consulta de medicamentos e de cadastro da solicitação de medicamentos
               do CEAF pela internet. O serviço digital de consulta de medicamentos foi implantado em janeiro de 2020 e permite que o cidadão
               faça a consulta online pelo nome genérico do medicamento, pelo código da doença (CID-10) ou pelo PCDT e visualize a relação de
               documentos e exames necessários para solicitar o medicamento. O serviço digital de solicitação de medicamentos, implantado
               em abril de 2020 e aperfeiçoado em outubro de 2021, foi desenhado para que o usuário realize a solicitação de medicamentos
               de forma remota. Esse sistema permite que o paciente faça seu cadastro, selecionando sua CID-10 e o medicamento prescrito,
               além de permitir a inserção de toda a documentação necessária para o pleito do medicamento. Para a comunicação remota com
               o usuário nos momentos de conclusão do cadastro ou devolução para correção foram automatizados e-mails padrão em cada
               etapa do processo. A consulta sobre o deferimento do processo de solicitação também pode ser feita pela internet. A triagem dos
               documentos enviados é feita por uma equipe centralizada que confirma o cadastro no sistema de informação do CEAF. Ambos os
               serviços digitais foram desenvolvidos em parceria com a Companhia de Tecnologia do Estado e estão disponíveis pela internet.
               O serviço de consulta de medicamentos tem propiciado acesso à informação padronizada e atualizada. O serviço de solicitação
               de medicamentos tem trazido mais comodidade aos pacientes, e foi uma importante estratégia para a diminuição da circulação
               de pessoas durante a pandemia de COVID-19. Os serviços implantados têm contribuído para maior transparência e eficiência no
               acesso a medicamentos do CEAF.



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