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EIXO 5 Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
Relato de experiência: IMPLEMENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE
FERIDAS POR ENFERMEIROS
Autores: NATÁLIA ANTUNES SOUZA | Fernanda Victorino, Lorena Ferreira da Silva Dias, Andressa Maria
Dorta Ribeiro, Melissa Nacamoto Reche, Eliane Silveria Hernandes Conceição. Instituição: Irmandade Santa
Casa de Londrina
PALAVRAS-CHAVE: Cuidados de enfermagem; Ferimentos e lesões; Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em
Saúde
As feridas são caracterizadas por perda da continuidade da pele, que podem ser causadas por traumas, cirurgias ou
comorbidades prévias. O cuidado com a pele faz parte das atribuições do enfermeiro, e sua atuação nesta área vem
crescendo nos últimos anos, devido ao interesse dos profissionais em buscar o conhecimento científico e tecnológico sobre
esta temática. O objetivo deste trabalho é descrever a experiência dos enfermeiros da Comissão de curativos em uma
Instituição Filantrópica de alta complexidade, na cidade de Londrina sobre a implementação e utilização de um instrumento
adaptado para avaliação de feridas, no período de maio de 2021 à abril de 2022. Este instrumento conta com as seguintes
variáveis: idade, alergias, perfil de resistência antimicrobiana, comorbidades prévias, medicações em uso, últimos exames
realizados, escala de Braden reduzida, dados referentes à lesão (tamanho, tempo, tecido, exsudato, infecção e biofilme,
borda, dor, pele adjacente, tratamento, nutrição). O instrumento permite que as informações fiquem salvas no sistema
informatizado do prontuário eletrônico da instituição e que demais avaliadores acompanhem a evolução da ferida
mantendo a continuidade do cuidado. O uso deste instrumento é relativamente novo na instituição e necessita-se realizar
testes de validação. Entretanto, a equipe multiprofissional (médico, enfermagem, nutricionista, farmacêutico), referem que
o mesmo auxilia no cuidado e no tratamento da lesão. Observamos que ao instituir novos instrumentos ou protocolos
assistenciais, faz-se necessário o envolvimento da equipe assistencial, além da realização de capacitações para promoção
do conhecimento científico.
FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO: INOVAÇÃO NO SUS
PARANAENSE
Autores: ALINE FELIX | Patricia Maria Cardoso Ferreira, Daiane Eliza da S. de Almeida, Marcela Mello, Ravilim
Campos Jairton F. de Oliveira, Anita Sheila S. Paz Katy Cavagni. Instituição: SESA-PR Ouvidoria Geral da Saúde
PALAVRAS-CHAVE: SUS; Inovação; Democracia e Pesquisa de Satisfação
A saúde é direito de todos e dever do Estado,garantida,na forma do artigo 196 da Constituição da República,mediante
políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, além do acesso universal e
igualitário às ações e serviços para sua promoção,proteção e recuperação.O processo democrático foi fundamental para
implantação do SUS e o envolvimento da sociedade é relevante no processo de formulação e desenvolvimento de políticas
públicas em defesa do direito à saúde(conquistado a partir do movimento da Reforma Sanitária). A obra “Dicionário da
Educação Profissional em Saúde”, de Roseni Pinheiro,traz que a integralidade(um dos princípios do SUS),como eixo prioritário
de uma política de saúde, representa um meio de concretizar a saúde como uma questão de cidadania,sendo diretamente
influenciada pela implantação de inovações,perante obstáculos e pelas relações entre os níveis de gestão do SUS e também
com a sociedade. Um dos pontos de avaliação que veio com o QualiCIS: Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios
Intermunicipais de Saúde(CIS), foi a necessidade de que as ouvidorias dos consórcios que gerenciam Ambulatório Médico de
Especialidades,no Paraná,aplicassem pesquisa de satisfação junto aos usuários,segundo amostragem estatística e formulário
padrão pactuados.Um volume mensal de mais de 200 formulários impressos passou a ser coletado por várias ouvidorias de
CIS a partir de Julho de 2021,conforme ocorria a adesão ao QualiCIS.Até Dezembro/2021 foram aplicadas 6.917 pesquisas em
9 CIS paranaenses.Com o objetivo de otimizar recursos humanos e materiais, custos e agilizar o processo de realização das
pesquisas,a Ouvidoria Geral da Saúde optou por desenvolver uma ferramenta eletrônica,solicitando apoio técnico da área
de informática.Após configuração em uma plataforma,houve o uso do formulário eletrônico em um piloto e as etapas de
capacitações e implantação gradual iniciaram-se em Fevereiro/2022,com previsão de alcançar todos os CIS do Paraná até o
final de 2022. O formulário impresso não será extinto, pois, possibilita que os usuários avaliem o serviço durante momentos
de ausência do ouvidor (depositando em urna). Porém, a adesão ao formulário eletrônico comprovou que facilita e agiliza
as etapas de coleta,tabulação,consulta e compilação de dados, incluindo a elaboração de gráficos.A ferramenta demonstrou
potencialidades que podem ser replicadas em diversas áreas do SUS, ampliando a possibilidade do cidadão expressar-se.
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