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EIXO 5   Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde
                                                                                   RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE

                   Relato de experiência: IMPLEMENTAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE
                                               FERIDAS POR ENFERMEIROS

                    Autores: NATÁLIA  ANTUNES SOUZA | Fernanda Victorino, Lorena Ferreira  da Silva Dias, Andressa Maria
                    Dorta Ribeiro, Melissa Nacamoto Reche, Eliane Silveria Hernandes Conceição. Instituição: Irmandade Santa
                    Casa de Londrina

                 PALAVRAS-CHAVE: Cuidados de enfermagem; Ferimentos e lesões; Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em
                 Saúde
                 As feridas são caracterizadas  por perda da continuidade  da pele, que podem ser causadas por traumas, cirurgias ou
                 comorbidades prévias. O cuidado  com a pele faz parte das atribuições do enfermeiro, e sua atuação nesta área vem
                 crescendo nos últimos anos, devido ao interesse dos profissionais em buscar o conhecimento científico e tecnológico sobre
                 esta temática.  O objetivo deste trabalho é descrever  a experiência dos enfermeiros da Comissão de curativos em uma
                 Instituição Filantrópica de alta complexidade, na cidade de Londrina sobre a implementação e utilização de um instrumento
                 adaptado para avaliação de feridas, no período de maio de 2021 à abril de 2022. Este instrumento conta com as seguintes
                 variáveis: idade, alergias, perfil de resistência antimicrobiana, comorbidades prévias, medicações em uso, últimos exames
                 realizados, escala de Braden reduzida, dados referentes à lesão (tamanho, tempo, tecido, exsudato, infecção e biofilme,
                 borda, dor, pele adjacente, tratamento, nutrição). O instrumento permite que as informações fiquem salvas no sistema
                 informatizado do prontuário eletrônico da instituição  e que  demais avaliadores acompanhem a evolução da ferida
                 mantendo a continuidade do cuidado. O uso deste instrumento é relativamente novo na instituição e necessita-se realizar
                 testes de validação. Entretanto, a equipe multiprofissional (médico, enfermagem, nutricionista, farmacêutico), referem que
                 o mesmo auxilia no cuidado e no tratamento da lesão. Observamos que ao instituir novos instrumentos ou protocolos
                 assistenciais, faz-se necessário o envolvimento da equipe assistencial, além da realização de capacitações para promoção
                 do conhecimento científico.






                       FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO: INOVAÇÃO NO SUS
                                                      PARANAENSE

                    Autores: ALINE FELIX | Patricia Maria Cardoso Ferreira, Daiane Eliza da S. de Almeida, Marcela Mello, Ravilim
                    Campos Jairton F. de Oliveira, Anita Sheila S. Paz Katy Cavagni. Instituição: SESA-PR Ouvidoria Geral da Saúde
                 PALAVRAS-CHAVE: SUS; Inovação; Democracia e Pesquisa de Satisfação
                 A saúde é direito de todos e dever do Estado,garantida,na forma  do artigo 196  da Constituição da República,mediante
                 políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, além do acesso universal e
                 igualitário às ações e serviços para sua promoção,proteção e recuperação.O processo democrático foi fundamental para
                 implantação do SUS e o envolvimento da sociedade é relevante no processo de formulação e desenvolvimento de políticas
                 públicas em defesa do direito à saúde(conquistado a partir do movimento da Reforma Sanitária). A obra “Dicionário da
                 Educação Profissional em Saúde”, de Roseni Pinheiro,traz que a integralidade(um dos princípios do SUS),como eixo prioritário
                 de uma política de saúde, representa um meio de concretizar a saúde como uma questão de cidadania,sendo diretamente
                 influenciada pela implantação de inovações,perante obstáculos e pelas relações entre os níveis de gestão do SUS e também
                 com a sociedade. Um dos pontos de avaliação que veio com o QualiCIS: Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios
                 Intermunicipais de Saúde(CIS), foi a necessidade de que as ouvidorias dos consórcios que gerenciam Ambulatório Médico de
                 Especialidades,no Paraná,aplicassem pesquisa de satisfação junto aos usuários,segundo amostragem estatística e formulário
                 padrão pactuados.Um volume mensal de mais de 200 formulários impressos passou a ser coletado por várias ouvidorias de
                 CIS a partir de Julho de 2021,conforme ocorria a adesão ao QualiCIS.Até Dezembro/2021 foram aplicadas 6.917 pesquisas em
                 9 CIS paranaenses.Com o objetivo de otimizar recursos humanos e materiais, custos e agilizar o processo de realização das
                 pesquisas,a Ouvidoria Geral da Saúde optou por desenvolver uma ferramenta eletrônica,solicitando apoio técnico da área
                 de informática.Após configuração em uma plataforma,houve o uso do formulário eletrônico em um piloto e as etapas de
                 capacitações e implantação gradual iniciaram-se em Fevereiro/2022,com previsão de alcançar todos os CIS do Paraná até o
                 final de 2022. O formulário impresso não será extinto, pois, possibilita que os usuários avaliem o serviço durante momentos
                 de ausência do ouvidor (depositando em urna). Porém, a adesão ao formulário eletrônico comprovou que facilita e agiliza
                 as etapas de coleta,tabulação,consulta e compilação de dados, incluindo a elaboração de gráficos.A ferramenta demonstrou
                 potencialidades que podem ser replicadas em diversas áreas do SUS, ampliando a possibilidade do cidadão expressar-se.





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