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EIXO 5 Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde
TRABALHOS DE PESQUISA EM SAÚDE
INTEGRAÇÃO DA REDE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA POR SISTEMA DIGITAL
Autores: CLEITON JOSÉ SANTANA | Gisele Andrade Menolli, Eleine Aparecida Penha Martins. Instituição:
Secretaria Municipal de Saúde de Londrina
PALAVRAS-CHAVE: Rede de Urgência e Emergência; Sistema de Saúde; Enfermagem
Introdução: O sistema de saúde brasileiro oferta assistência à saúde por meio de um modelo de redes de atenção à saúde.
A Rede de Urgência e Emergência – RUE, tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o
objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS nas diversas
situações de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna. Objetivos: Integrar o sistema da rede
de urgência e emergência em uma plataforma digital. Método: Trata-se de um estudo aplicado para o desenvolvimento e
implantação de uma plataforma digital de gestão para registro e integração da Rede de Urgência e Emergência do município
de Londrina, favorecendo o encaminhamento dos pacientes regulados pelo SAMU e Central de Leitos na região Norte do
Paraná. Resultados/Discussão: O desenvolvimento de um sistema digital de gestão para registro e acompanhamento
das informações da Rede de Urgência e Emergência, contribuiu para modernização dos sistemas e integração das taxas
de internação onde hospitais realizem o registro em tempo real da ocupação dos leitos hospitalares e serão auditados
diariamente pela equipe de enfermeiros auditores. A plataforma digital unifica informações em tempo real para o Complexo
Regulador, favorecendo o encaminhamento dos pacientes regulados pelo SAMU e Central de Leitos e interserviços.
Conclusões: A partir da integração dos registros na plataforma digital os médicos reguladores conseguem direcionar os
encaminhamentos de pacientes que necessitam de atendimento hospitalar e internação de acordo com a disponibilidade
dos serviços e necessidade dos pacientes.
PESQUISA-AÇÃO: CONSTRUÇÃO DE JOGO EDUCATIVO SOBRE PREVENÇÃO DE
QUEDAS EM IDOSOS ENQUANTO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO
PERMANENTE EM SAÚDE
Autores: IARA SESCON NOGUEIRA | Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera. Instituição: Universidade
Estadual de Maringá
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia Educacional; Idoso; Acidentes por Quedas.
Introdução: as quedas em idosos são um problema de saúde pública, e os jogos educativos podem auxiliar na prevenção
desse agravo ao contribuir com as práticas educativas na Atenção Primária à Saúde. Objetivo: analisar o potencial educativo
da construção de um jogo sobre prevenção de quedas em idosos no apoio às práticas de Educação em Saúde (ES) e Educação
Permanente em Saúde (EPS). Métodos: pesquisa-ação participativa, realizada de dezembro de 2018 a novembro de 2021,
em uma Unidade Básica de Saúde em Maringá/PR. Participaram profissionais de saúde e idosos de um grupo de convivência.
Seguiram-se as etapas metodológicas da pesquisa-ação, e os dados foram coletados utilizando observação participante,
diário de campo, análise documental, entrevistas individuais, grupo focal, Design Thinking, infográfico animado e oficina
educativa. Para análise dos dados, utilizou-se análise interpretativa, estatística descritiva, análise quantitativa e lexicográfica
utilizando o software IRaMuTeQ®. Parecer ético nº 3.593.037/2019. Resultados/discussão: na fase exploratória foram
identificados os atores sociais, o diagnóstico da situação, o levantamento do problema e o planejamento da ação educativa
a partir da caracterização política, social, de saúde e ambiental. Na fase de pesquisa, levantou-se os saberes e práticas dos
idosos e profissionais de saúde sobre prevenção de quedas, permitindo a compreensão da realidade e o levantamento das
demandas educativas e temáticas que compuseram o jogo. Na fase de ação, ocorreu o planejamento, a seleção das melhores
ideias, a construção, adequação, validação, e implementação do jogo educativo sobre prevenção de quedas em idosos. O
mesmo foi construído em formato de tabuleiro, intitulado “Prevenindo quedas de bem com a vida”, sendo validado por juízes
quanto os aspectos de conteúdo e aparência, e implementado por meio de oficina educativa. Na fase de avaliação, foram
avaliados o jogo e o percurso educativo. Verificou-se que o jogo tornou-se significativo por meio da problematização da
realidade vivenciada, e por ser dialógico, motivou transformações para prevenir as quedas em idosos, sendo uma ferramenta
que oportunizou o processo de ensino-aprendizagem, além de possibilitar momentos de lazer, diversão e compartilhamento
de saberes. Conclusões: a construção e implementação do jogo educativo de modo participativo e colaborativo fomentou as
práticas de ES e EPS, transformando saberes e fazeres sobre a prevenção de quedas em idosos.
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