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EIXO 5   Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação em Saúde
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                   RELATO DE CUIDADO HÍBRIDO AOS USUÁRIOS COM MULTIMORBIDADE DA ATENÇÃO
                                                   PRIMÁRIA A SAÚDE

                   Autores: YISBET BEBERT DÍAZ | Cristiane Aggio, Audinéia Martins Xavier, Elaine Cristine Palazio, Ana Paula
                   Serra de Araújo, Chrystian Alberto Hahnn de Oliveira. Instituição: Secretaria Municipal de Saúde Guarapuava

                 PALAVRAS-CHAVE: multimorbidade; telemonitoramento; cuidado compartilhado
                 Multimorbidade  é  a  presença  de  duas  ou  mais condições  crônicas não  transmissíveis em  uma  pessoa,  compromete a
                 qualidade de vida2, desafia os serviços de saúde e exigem abordagem diferente do tradicional cuidado centrado em cada
                 condição  de  saúde1,2.  Seguiu-se  recomendações para programas de  telemedicina, em países em Desenvolvimento3e  a
                 declaração TREND4para relatar o cuidado híbrido (blended care) para usuários com multimorbidades da Atenção Primária
                 à saúde, em município paranaense, de grande porte, da região centro-sul, cujos serviços da Rede de Atenção da Saúde (RAS)
                 possuem conectividade com a Internet, utilizam sistema compatível com o Prontuário Eletrônico do Cidadão e compartilham
                 adequadamente  dados  com o  Ministério  da  Saúde.  Tratou-se da  aplicação da  telemedicina  no  manejo  tradicional  das
                 condições crônicas não transmissíveis. Durante 7 dias úteis, de 2022, após remissão da pandemia, 32 usuários cadastrados
                 em uma equipe de Saúde da Família (eSF), financiada pela federação, que apresentavam Diabetes Mellitus e Hipertensão
                 Arterial tornaram-se elegíveis ao blended care, por estarem sem acompanhamento pela eSF há seis meses ou mais. Foram
                 entrevistados, por telefone e sincronamente, por enfermeiras da Unidade Municipal de Telessaúde, dos quais 25 consentiram
                 a teleconsulta, síncrona, por vídeo chamada, com médico desta equipe, seguida de atendimento presencial e programado, na
                 unidade básica de saúde, para antropometria, verificação de sinais vitais e realização de exames laboratoriais, em atendimento
                 do enfermeiro da eSF. Após e assincronamente, médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta da equipe de
                 Telessaúde consideraram os dados clínicos dos usuários e propuseram projeto terapêutico singular, segundo as necessidades
                 de  saúde  dos  mesmos  e  as  evidências  científicas,  otimizando-se  os  atendimentos  programáticos  para  hipertensos  e/ou
                 diabéticos clinicamente descompensados e reforçando-se o financiamento federal da saúde no município. Buscou-se com
                 este cuidado híbrido a humanização e acesso aos cuidados de saúde, a continuidade do cuidado entre as equipes de saúde, a
                 organização da jornada do usuário na RAS, o acompanhamento dos indicadores de saúde, atrelados ao financiamento federal
                 da saúde, além de favorecer futuras avaliações da eficácia e impacto deste cuidado.




                                    PLANILHAS INTELIGENTES, LICITAÇÕES EFICIENTES

                   Autores: IGOR SAMESIMA GINER | Francine Iensen Meister, Cristian Fabian de Mello Galeano Baez, Gisele
                   Schelemei, Thais Helena Ferreira, Jairo Fernandes de Queiroz. Instituição: Fundação Estatal de Atenção em
                   Saúde do Estado do Paraná
                 PALAVRAS-CHAVE: Licitação; Planilhas; Análise de Dados
                 O Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI) é uma Unidade gerida pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde
                 Pública do Estado do Paraná (FUNEAS) por meio do Contrato de Gestão nº 001/2021, celebrado com a Secretaria de Estado da
                 Saúde. A FUNEAS tornou-se a responsável, de forma integral, pela gestão de 14 Unidades hopistalares, de pesquisa e ensino.
                 Como consequência, a FUNEAS adotou uma nova estratégia para as licitações, em que cada Unidade ficou responsável pela
                 compra de determinados materiais para atender a demanda de todas as Unidades – cabendo ao CPPI a aquisição de materiais
                 de limpeza, higiene e fraldas. Essa alteração trouxe desafios, pois na gestão passada, cabia às Unidades apenas o recebimento
                 dos itens e, portanto, não estavam preparadas para a obtenção, manejo e análise de dados de gestão de materiais e serviços.
                 A ausência de plano operatório para a instrução das compras inviabiliza o andamento das atividades da saúde pública. O
                 presente relato descreve experiência exitosa do CPPI frente a transição de estratégia de compras públicas, destacando o papel
                 fundamental do uso de ferramentas de informática para o estabelecimento de plano operacional. Notamos a necessidade
                 de  montar  um  repositório  de  dados  referentes  à  demanda  de  materiais  de  cada  Unidade.  Observamos  que  era  preciso
                 estabelecer um sistema para gerenciar tais informações, a fim de possibilitar sua análise e tomada de decisões inerentes à
                 instrução de processos de compras. Percebemos a necessidade de implementação de uma ferramenta de manejo de dados
                 que permitisse o trabalho em conjunto da equipe de compras, visando o acesso e edição de arquivos simultâneos por mais de
                 um colaborador. Escolhemos o Google Workspace como ferramenta de informática para a implementação do nosso fluxo de
                 trabalho, que se constitui em armazenamento de arquivos em nuvem, planilhas compartilháveis com sistemas de automação,
                 filtros inteligentes e sinalização em cores de maneira integrada. O plano operacional estabelecido é capaz de coletar, preparar,
                 organizar, analisar, visualizar e compartilhar dados e seus valores gerados, necessários para o direcionamento da instrução
                 dos processos administrativos. Como resultado, conseguimos estabelecer o plano operacional para a realização de compras
                 públicas  sob  nova  estratégia  da  FUNEAS,  com  ferramenta  de  informática  eficaz.  A  experiência  resultou  em  aumento  de
                 interatividade entre a equipe e em economia de várias horas de trabalho.



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