Page 78 - 3º MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
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Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde TRABALHO 272
Necessidades de saúde da população da Ilha das Peças:
implicações bioéticas
AUTOR PRINCIPAL: Tania Mara da Silva | AUTORES: Caroline Filla Rosaneli | INSTITUIÇÃO: PUCPR | Curitiba - PR
Introdução: Este estudo apresenta o resultado da pesquisa realizada em 2015, na Vila das Peças, localizada no litoral norte do Paraná,
no município de Guaraqueçaba. Não há registros oficiais do número de moradores, entretanto, em pesquisa realizada neste cenário é
citado uma população de 350 habitantes (COELHO, 2014, p.54). Segundo ROCHA os nativos da Vila das Peças, têm como principal
fonte de renda a pesca artesanal, sendo este o elemento fixador do homem na ilha. Conforme KASSEBOEHMER (2007, p.40), a Ilha das
Peças possui uma escola estadual e outra municipal com ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A estrutura
comercial da Vila das Peças é composta por vários estabelecimentos comerciais, duas pousadas e seis restaurantes sendo um comunitário.
A religião é representada pela católica e evangélica. Possui posto de saúde, posto do correio e telefone e observou-se a presença de um
cemitério. O abastecimento de água é pelo sistema do Rio Puruquara e há uma linha de transporte (barco) regular saindo de Paranaguá.
O eixo norteador do trabalho tem a pretensão de responder ao seguinte questionamento: Quais implicações bioéticas relacionadas às
necessidades de saúde da população da Ilha das Peças? O objetivo da pesquisa se direcionou por identificar as implicações bioéticas
relacionadas às necessidades de saúde de população da Ilha das Peças em situação de vulnerabilidade social. Método: Este estudo foi de
natureza descritiva exploratória de campo, numa abordagem qualitativa. O questionário semiestruturado foi elaborado de forma a responder
aos objetivos traçados. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da PUCPR com o parecer de número 887.865, com
autorização prévia para a realização da pesquisa junto à Secretaria Municipal de Saúde de Guaraqueçaba. Todos leram e assinaram o
Termo Consentimento Livre e Esclarecido. A amostra da pesquisa foi constituída por 44 participantes, sendo 28 do sexo feminino e 16
do sexo masculino, em relação à identificação os sujeitos da pesquisa se declaram como morador nativo (29) e morador não nativo (15).
A partir das considerações, espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para ampliar o conhecimento sobre aos determinantes
e condicionantes do processo saúde-doença neste território insular e, consequentemente, subsidiem o planejamento de públicas que
promovendo o efetivo direito à saúde de acordo com a realidade e participação da população Vila das Peças.
Referências: COELHO, K. S. Entre ilhas e comunidades: articulações políticas e conflitos socioambientais no Parque Nacional do Superagui. Dissertação (Mestrado
em Antropologia Social). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014. Acesso em: 20 mai. 2016. CUNHA, M. H. Um “sítio” no mar: estudo da educação escolar
na vila de Ilha Rasa/PR. 2010. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba. Acesso em: 05 mai. 2014. CUNHA, L. H.
O; ROUGEULLE, M. D. Comunidades litorâneas e Unidades de Proteção Ambiental: convivência e conflitos; o caso de Guaraqueçaba (Paraná). Estudo de Caso
n2. PPCAUB/Pró-Reitoria de Pesquisa da USP/F. FORD, 2004. Acesso em: 06 marc. 2014. KASSEBOEHMER, A.L. Restrições e Impactos da legislação ambiental
aplicada ao município de Guaraqueçaba – Paraná. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal,
Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Acesso em: 08 abr. 2014. ROCHA, E. P. Nomes, Rezas e Anzóis: Tradição e Herança Caiçara. 2005. 101 f. Dissertação
(Mestrado em Antropologia Social) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005. Acesso em: 05 jun. 2014.
Palavras-chave: Necessidades de saúde, Vulnerabilidade e Bioética.
Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde TRABALHO 274
O papel da Educação Hospitalar
AUTOR PRINCIPAL: Luciana Hiromoto | AUTORES: Carolina Casimira Molina, Mariluce Costa das Neves, Márcia Maria Diniz de Morais |
INSTITUIÇÃO: Hospital Regional do Litoral-HRL | Paranaguá - PR
Caracterização do Problema: Devido à sua condição de doença, pessoas que se encontram em processo de escolarização são afastadas
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de suas atividades escolares em função do internamento hospitalar. Fundamentação Teórica: “A Pedagogia Hospitalar aponta, ainda, mais
um recurso contributivo à cura. Favorece a associação do resgate, de forma multi/inter/transdisciplinar, da condição inata do organismo,
de saúde e bem-estar, ao resgate da humanização e da cidadania” (MATTOS e MUGIATTI; 2009). Descrição de experiência: O Hospital
Regional do Litoral oferece atendimento pedagógico ofertado pelo programa SAREH a alunos dos sete municípios do litoral, sendo estes:
Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. Os alunos atendidos são oriundos de escolas de
diferentes realidades de vida, na cidade ou no campo. Considerando esse fator, há que pensar que o desafio de uma proposta educacional
que contemple uma educação de qualidade a um público de tão vasta pluralidade cultural, é ainda maior, assumimos um compromisso de
respeitar as suas vivências e ainda assim não fugir da responsabilidade da oferta de integralidade que a educação exige. Respeitar o direito
de uma educação igualitária a todos esses alunos é a nossa principal meta de trabalho. Tal trabalho é uma parceria entre as Secretarias
de Estado da Educação do Paraná- SEED, Secretaria de Estado da Saúde- SESA e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior- SETI. O programa de Escolarização Hospitalar também se estende a outras entidades conveniadas em todo o estado do Paraná.
Efeitos alcançados: O objetivo principal do programa é oferecer atendimento educacional à crianças, adolescentes, jovens e adultos
que se encontram impossibilitados de frequentar a escola em virtude de situação de internamento hospitalar ou tratamento de saúde,
permitindo-lhes a continuidade no processo de escolarização, a inserção ou reinserção em seu ambiente escolar. Recomendações: Para
que possamos desenvolver um trabalho de qualidade e que seja efetivamente voltado ao resgate à vida e à cidadania, precisamos estender
as mãos e unirmos os nossos esforços numa parceria preocupada com a promoção da valorização da vida humana.
Referências: Referências: BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília:
MEC, 1996. PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Núcleo de Apoio ao
SAREH Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) / Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretoria de
Políticas e Programas Educacionais. Núcleo de Apoio ao Sareh- Curitiba: Deed-PR., 2010. – 140p. – (Cadernos temáticos).
Palavras-chave: educação, valorização, resgate, humanização.
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