Page 443 - ANAIS_4º Congresso
P. 443

EIXO: SAÚDE INTERNACIONAL, BIOÉTICA E OUTROS TEMAS DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA



                 Parasito de Importância em Saúde Pública: Resultados Preliminares da Pesquisa em
                 Pesqueiro da Região Metropolitana de Curitiba

                 Autores: JOÃO FELIPE DO NASCIMENTO SAMPAIO; Carolina Carvalho dos Santos; Márcia Kiyoe Shimada. Instituição: Universidade
                 Federal do Paraná
                 Palavras-chave: Capillaria philippinensis; Zoonose; Ictalurus punctatus
                 Existe uma preocupação crescente dentro da sociedade quanto às doenças parasitárias emergentes de importância na saúde pública
                 como os transmitidos por alimentos crus ou mal cozidos. Alguns hábitos alimentares foram importados de outros países como os
                 asiáticos que tem hábito de consumir carne de peixe cru. O número de relatos de parasitos de peixes em humanos no mundo é
                 baixo, possivelmente pela deficiência ou falta de diagnóstico. No presente trabalho pesquisou parasitos em resíduos de peixes
                 (descarte após a evisceração) de um pesqueiro situado na região metropolitana de Curitiba, Paraná. A coleta do material foi realizada
                 na propriedade onde foram obtidos, 33 Bagres do canal (Ictalurus punctatus) e 24 tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus). Cada peixe
                 forneceu resíduos que eram compostos de estômago, intestino e brânquias coletados na sala de limpeza do estabelecimento. Para
                 o transporte utilizou-se caixa térmica com gelo reciclável e o material armazenado a –10 ºC durante 44 horas até o processamento.
                 O processamento foi realizado no Laboratório de Parasitologia Animal (LABPA) da Universidade Federal do Paraná onde os órgãos
                 foram transferidos em frascos com formol a 5%. A pesquisa de parasitos foi realizada no estômago e intestino que foram incisados
                 dentro de placas de Petri e observados por meio de estereomicroscópio. Para o conteúdo dos órgãos e raspado das brânquias
                 foram  confeccionadas  lâminas  em  triplicata  e  observados  em  microscópio  óptico  em  aumento  10X.  Os  parasitos  encontrados
                 foram preservados em formol a 10%. Nos resultados preliminares foi encontrado um parasito que pode infectar humanos, Capillaria
                 philippinensis cuja informação de prevalência é escassa na literatura. Além disso, é o primeiro relato de parasitismo de C. philippinensis
                 em Bagre do Canal na América. O parasito foi encontrado em 55% dos resíduos coletados. Nas amostras de Tilápia do Nilo não foram
                 encontrados parasitos zoonóticos, apenas os comuns para peixes de criação. A pesquisa apresenta o primeiro relato da espécie C.
                 philippinensis no Brasil. As evidências mostram a importância de se realizar um monitoramento em pisciculturas e pesque pagues a
                 fim de identificar parasitos de importância em saúde pública. Por fim, em levantamento bibliográfico, não foram encontrados relatos
                 de casos clínicos em humanos, podendo associá-lo a falha diagnóstica.



                 Pesquisa-ação Sobre Sexualidade: Intervenções Educativas com Adolescentes em
                 Ambiente Escolar

                 Autores: PAULA ANTUNES BEZERRA NACAMURA; Bruno Maschio Neto; Muriel Fernanda de Lima; Maria Antonia Ramos Costa; Ieda
                 Harumi Higarashi. Instituição: Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí
                 Palavras-chave: Adolescente; Educação em Saúde; Saúde Escolar.
                 Introdução:  saúde  e  educação  são  temas  intimamente  interligados  e  possibilitam  a  adoção  de  hábitos  saudáveis,  bem  como
                 apoderar-se de argumentos que envolvem a educação formal e informal. O ambiente escolar constitui-se um meio de cultura “fértil”
                 para realização de intervenções educativas com metodologias de ensino de grande potencial para mudanças atitudinais. Objetivos:
                 analisar e descrever o desenvolvimento de ações educativas dialógicas e problematizadoras junto a adolescentes. Método: Trata-se
                 de estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação realizado em um colégio da rede estadual de ensino localizado na Região Noroeste
                 do Paraná. Participaram adolescentes do terceiro ano do ensino médio, nos meses de maio a julho de 2016. Foram implementadas
                 as seguintes etapas: exploratória, colocação dos problemas, hipóteses, seminário, campo de observação e amostragem, coleta de
                 dados, aprendizagem e análise, avaliação e divulgação. A temática geral “saúde” partiu dos pesquisadores enfermeiros e foi elencada
                 como ponto de partida da pesquisa-ação. Os dados foram transcritos na íntegra e analisados com base no referencial metodológico
                 na modalidade temática. Resultado: participaram 34 estudantes, 20 do sexo feminino e 14 do sexo masculino; com idades entre 15
                 e 18 anos. De comum acordo entre todos os atores, o subtema escolhido para apresentação e discussão neste trabalho foi: sexo e
                 anatomia humana, que culminou na categoria temática: (Re)construindo saberes: função dos órgão sexuais e sexo na adolescência. Foi
                 elaborada, pelos adolescentes, palestras e produção de materiais educativos com auxílio de projetor multimídia, cartolinas, recortes
                 de materiais informativos, canetas coloridas e materiais disponíveis no laboratório: boneco anatômico, aparelho sexual feminino,
                 aparelho sexual masculino e cortes sagitais de peças anatômicas do sistema reprodutor. Tais estratégias estimularam o interesse
                 e o envolvimento dos adolescentes com o conteúdo apresentado. Os relatos revelaram algumas preocupações relacionadas à
                 função e saúde dos órgãos sexuais, de modo que as discussões fomentadas pela temática da sexualidade suscitaram intenso
                 compartilhamento de dúvidas e saberes. Conclusão: conclui-se que o desenvolvimento da ação educativa dialógica, apresentou um
                 caminho viável para a reflexão da temática, construção de novos conhecimentos e práticas de cuidado que envolvem a sexualidade
                 na adolescência.


                                                                                                             444
   438   439   440   441   442   443   444   445   446   447   448