Page 139 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     AÇÕES  DE  ADVOCACY  NO  LAZER  INFANTIL  INCLUSIVO,  QUALIDADE  DE  VIDA  E
                     SAÚDE PÚBLICA

                     Autores:  SHIRLEY  PEREIRA  ORDÔNIO  |  DAIANE  KOCK,  MARIA  LUCIA  MIYAKE
                     OKUMURA, GEANE APARECIDA POTERIKO DA SILVA. Instituição: Pontifícia Universidade
                     Católica do Paraná

                     Palavras-chave: Qualidade de Vida; Saúde Pública; Lazer
                     A temática deste trabalho tem como objetivo principal a divulgação do lazer para as crianças
                     com  deficiência  e  seus  familiares,  que  contribui  na  saúde  física  e  mental.  A  metodologia
                     aplicada  é  estratégica  que  busca  ampliar  ações  de  advocacy  de  forma  conjunta  entre
                     sociedade civil organizada e poder público, o que facilitará para um processo de construção
                     coletiva  para  a  transformação  do  lazer  em  cada  cidade  alcançada  promovendo  maior
                     qualidade de vida às crianças com deficiência e suas famílias . Apesar de, muito se falar em
                     inclusão da pessoa com deficiência e existirem diversas leis garantindo o direito ao lazer,
                     barreiras  arquitetônicas  e  atitudinais  impedem  a  promoção  deste  direito.  Destaca-se  as
                     contribuições  importantes  na  formação  de  movimentos  em  prol  da  causa  com  ações  de
                     advocacy, pois seja essa, talvez, uma das formas mais efetivas para a concretização do que
                     propõem as leis e políticas públicas nesse âmbito. Possibilitar atividades de lazer preparadas
                     para  crianças  com  deficiência  em  eventos  e  adequar  espaços  públicos,  como  parques  e
                     praças  com  equipamentos  de  desenho  universal,  se  faz  necessário  para  que  as  famílias
                     consigam fazer parte da sociedade como um todo, contribuindo para a construção de uma
                     consciência mais inclusiva a partir da infância, promovida por experiências significativas de
                     direito a equidade.
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