Page 142 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     que não tinham o aplicativo,as cartilhas e vídeos foram enviadas por e-mail,e para os que
                     não  tinham  nem  “WhattsApp”  nem  e-mail,  foram  realizadas  ligações  telefônicas.  Foram
                     confeccionadas  ao  todo  142  cartilhas  e  38  vídeos.  Reflexão  sobre  a  experiência:
                     Desenvolver novas abordagens para manutenção de um programa de reabilitação é um dos
                     objetivos dos fisioterapeutas no cuidado ao paciente. Em vigência da pandemia, esse fato
                     tornou-se ainda mais urgente tanto para pacientes com condições crônicas complexas,quanto
                     para pacientes com condições agudas, já que ambos podem sofrer um agravamento sem a
                     assistência fisioterapêutica. Recomendações:o telemonitoramento na reabilitação aparece
                     como  uma  abordagem  promissora  e  são  necessárias  novas  pesquisas  e  evidências  com
                     experiências reprodutíveis sobre esta nova abordagem.


                     TELEATENDIMENTO  TERAPÊUTICO  EM  FISIOTERAPIA,  FONOAUDIOLOGIA  E
                     PSICOLOGIA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA COM
                     CONTRIBUIÇÕES PARA O PERÍODO DE COVID-19

                     Autores:  CRISLAINE  RAMOS  GUEBER  HEINZEN  I  GABRIELA  EYNG  POSSOLLI.
                     Instituição: Faculdade Pequeno Príncipe

                     Palavras-chave:  teleatendimento;  pessoa  com  deficiência;  tecnologia  de  informação;
                     fisioterapia; fonoaudiologia; psicologia
                     Visando compreender o teleatendimento à pessoa com deficiência no âmbito terapêutico da
                     fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, a presente revisão integrativa, realizou busca em
                     bases de dados obtendo 203 resultados em português e inglês com ano de publicação de
                     2014  a  2020.  Após  aplicar  critérios  de  inclusão  e  exclusão  e  a  leitura  de  35  pesquisas,
                     resultaram  13  estudos  que  apresentaram  contribuição  para  a  temática.  Ao  mapear  as
                     pesquisas da revisão foram definidas em quatro categorias de análise: 1- Teleatendimento:
                     definição, ferramentas de TI e critérios terapêuticos, 2- Teleatendimento para pessoa com
                     deficiência  e  relação  com  a  família/cuidador,  3-  Teleatendimento  em  Fonoaudiologia  e
                     Fisioterapia, 4- Psicoterapia online. Esta revisão integrativa é composta por 5 fases (questão
                     norteadora, amostragem de literatura, coleta de dados, análise crítica e discussão), sendo
                     desenvolvidas conforme referencial de Souza, Silva e Carvalho (2010). Como resultados para
                     contribuição no período de pandemia da Covid-19, tem entendimento que o teleatendimento
                     abrange:  tecnologias  digitais  empregadas  e  seu  uso  remoto,  adaptações  técnicas  com
                     relação  ao  atendimento  presencial,  presença  fundamental  do  cuidador-familiar  na  relação
                     terapêutica online, entre outras sub-temáticas. A Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia
                     são primordiais para a reabilitação de pessoas com deficiência, mantendo suas qualidades
                     de vida, sendo assim, em tempos de pandemia o teleatendimento é imprescindível. Além
                     disso,  o  teleatendimento  também  é  fundamental  para  estabelecer  protocolos  para  outras
                     situações,  como  pacientes  acamados,  pós-cirúrgico,  situações  de  impedimento  de
                     deslocamento ou outras doenças infecto-contagiosas em âmbito local.


                     ORIENTAÇÕES  PARA  TELEATENDIMENTO  À  PESSOA  COM  DEFICIÊNCIA  A  PARTIR
                     DAS EXPERIÊNCIAS DA PANDEMIA DA COVID-19

                     Autores:  CRISLAINE  RAMOS  GUEBER  HEINZEN  |  GABRIELA  EYNG  POSSOLLI.
                     Instituição: Faculdade Pequeno Príncipe

                     Palavras-chave: teleatendimento; pessoa com deficiência; tecnologia de informação; serviço
                     social; fisioterapia; fonoaudiologia; psicologia; TO.
                     A partir das aprendizagens e discussões sobre o teleatendimento terapêutico com pessoas
                     com deficiência pode-se dizer que o atendimento online é eficaz quando realizado de forma
                     adequada, ou seja, com o auxílio do familiar no atendimento; local silencioso e com espaço
                     para realizar os exercícios, podendo ser efetivo com os mesmos objetivos do atendimento
                     presencial:  desenvolvimento  e  reabilitação  do  paciente.  Ainda  há  poucos  estudos
                     relacionados ao atendimento online com pessoas com deficiência, desta forma, é importante
                     realizar  mais  estudos  nesta  área  para  que  possa  ser  regulamentado  o  teleatendimento
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