Page 142 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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que não tinham o aplicativo,as cartilhas e vídeos foram enviadas por e-mail,e para os que
não tinham nem “WhattsApp” nem e-mail, foram realizadas ligações telefônicas. Foram
confeccionadas ao todo 142 cartilhas e 38 vídeos. Reflexão sobre a experiência:
Desenvolver novas abordagens para manutenção de um programa de reabilitação é um dos
objetivos dos fisioterapeutas no cuidado ao paciente. Em vigência da pandemia, esse fato
tornou-se ainda mais urgente tanto para pacientes com condições crônicas complexas,quanto
para pacientes com condições agudas, já que ambos podem sofrer um agravamento sem a
assistência fisioterapêutica. Recomendações:o telemonitoramento na reabilitação aparece
como uma abordagem promissora e são necessárias novas pesquisas e evidências com
experiências reprodutíveis sobre esta nova abordagem.
TELEATENDIMENTO TERAPÊUTICO EM FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA E
PSICOLOGIA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA COM
CONTRIBUIÇÕES PARA O PERÍODO DE COVID-19
Autores: CRISLAINE RAMOS GUEBER HEINZEN I GABRIELA EYNG POSSOLLI.
Instituição: Faculdade Pequeno Príncipe
Palavras-chave: teleatendimento; pessoa com deficiência; tecnologia de informação;
fisioterapia; fonoaudiologia; psicologia
Visando compreender o teleatendimento à pessoa com deficiência no âmbito terapêutico da
fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, a presente revisão integrativa, realizou busca em
bases de dados obtendo 203 resultados em português e inglês com ano de publicação de
2014 a 2020. Após aplicar critérios de inclusão e exclusão e a leitura de 35 pesquisas,
resultaram 13 estudos que apresentaram contribuição para a temática. Ao mapear as
pesquisas da revisão foram definidas em quatro categorias de análise: 1- Teleatendimento:
definição, ferramentas de TI e critérios terapêuticos, 2- Teleatendimento para pessoa com
deficiência e relação com a família/cuidador, 3- Teleatendimento em Fonoaudiologia e
Fisioterapia, 4- Psicoterapia online. Esta revisão integrativa é composta por 5 fases (questão
norteadora, amostragem de literatura, coleta de dados, análise crítica e discussão), sendo
desenvolvidas conforme referencial de Souza, Silva e Carvalho (2010). Como resultados para
contribuição no período de pandemia da Covid-19, tem entendimento que o teleatendimento
abrange: tecnologias digitais empregadas e seu uso remoto, adaptações técnicas com
relação ao atendimento presencial, presença fundamental do cuidador-familiar na relação
terapêutica online, entre outras sub-temáticas. A Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia
são primordiais para a reabilitação de pessoas com deficiência, mantendo suas qualidades
de vida, sendo assim, em tempos de pandemia o teleatendimento é imprescindível. Além
disso, o teleatendimento também é fundamental para estabelecer protocolos para outras
situações, como pacientes acamados, pós-cirúrgico, situações de impedimento de
deslocamento ou outras doenças infecto-contagiosas em âmbito local.
ORIENTAÇÕES PARA TELEATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA A PARTIR
DAS EXPERIÊNCIAS DA PANDEMIA DA COVID-19
Autores: CRISLAINE RAMOS GUEBER HEINZEN | GABRIELA EYNG POSSOLLI.
Instituição: Faculdade Pequeno Príncipe
Palavras-chave: teleatendimento; pessoa com deficiência; tecnologia de informação; serviço
social; fisioterapia; fonoaudiologia; psicologia; TO.
A partir das aprendizagens e discussões sobre o teleatendimento terapêutico com pessoas
com deficiência pode-se dizer que o atendimento online é eficaz quando realizado de forma
adequada, ou seja, com o auxílio do familiar no atendimento; local silencioso e com espaço
para realizar os exercícios, podendo ser efetivo com os mesmos objetivos do atendimento
presencial: desenvolvimento e reabilitação do paciente. Ainda há poucos estudos
relacionados ao atendimento online com pessoas com deficiência, desta forma, é importante
realizar mais estudos nesta área para que possa ser regulamentado o teleatendimento