Page 137 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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                     AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO CURSO DE GESTANTES NA TRÍADE MEDO-TENSÃO-
                     DOR DURANTE A GESTAÇÃO: SÉRIE DE CASOS

                     Autores:  JAQUELINE  MIRANDA  DE  SOUZA.  Instituição:  Universidade  Estadual  de
                     Londrina

                     Palavras-chave: Medo; Gestação; Fisioterapia
                     Introdução: A gestação provoca inúmeras modificações físicas acompanhadas de alterações
                     emocionais.  Essas  transformações  desencadeiam  sentimentos  de  insegurança,  medo,
                     ansiedade  e  estresse  psíquico,  os  quais  tornam  a  saúde  emocional  da  gestante  mais
                     vulnerável. No decorrer da gravidez, é necessário que a mulher disponha de apoio à saúde,
                     a fim de vivenciar uma gestação saudável minimizando ou evitando a tríade medo-tensão-
                     dor. Considera-se que o conhecimento destrói o medo, evitando a tensão e assim controlando
                     a dor. Objetivo: Avaliar a eficácia das técnicas aplicadas no curso de gestantes, conduzido
                     pela Fisioterapia em um Hospital Universitário, na redução da tríade medo-tensão e da dor
                     durante o período gestacional. Metodologia: Participaram deste estudo dezessete gestantes
                     saudáveis, acima de dezoito anos de idade, primíparas ou multíparas, com gestação de feto
                     único.  A  seleção  se  deu  a  partir  de  um  grupo  de  atendimento  fisioterápico  individual
                     simultâneo,  realizado  no  Ambulatório  de  Fisioterapia  do  Hospital  Universitário  da
                     Universidade  Estadual  de  Londrina  (HUUEL).  As  gestantes  foram  avaliadas  em  dois
                     momentos: Avaliação Inicial e Avaliação Final, realizada no último dia de terapia do grupo de
                     gestantes.  Em  ambas  as  avaliações,  as  gestantes  responderam  um  questionário  sobre  a
                     expectativa do parto, Wijma Delivery Expectancy/Experience Questionnaire – version A (W-
                     DEQ).  Resultados:  Dentre  as  participantes  do  estudo  52,90%  das  gestantes  eram
                     multiparas, dentre elas 11,80% realizaram parto normal e 17,70% realizaram cesárea, 70,60%
                     casadas e 47,10% das participantes possuem o ensino médio completo. A observação de
                     correlação  moderada  e  negativa  (r=  -0,55)  entre  a  idade  e  a  medida  final,  indica  que,  os
                     menores  resultados  da  escala,  se  dão  em  mulheres  mais  velhas.  Apesar  dos  resultados
                     individuais do efeito, revelarem que sete mulheres apresentaram redução nos resultados da
                     escala  W-DEQ.  Os  resultados  gerais  de  comparação  dos  momentos  iniciais  e  finais  da
                     terapia, não revelaram resultados significantes (P=0,815). Conclusão: Houve a redução do
                     medo  em  algumas  pacientes  no  final  da  intervenção,  porém,  não  foram  encontradas
                     diferenças  estatisticamente  significantes. Observou-se,  ainda,  que  as  mulheres  com  mais
                     idade sentiram menos medo do parto ao final das terapias.



                     PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES DE PSICOLOGIA NA COMISSÃO TEMÁTICA DE SAÚDE
                     MENTAL: APROXIMAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL - UM RELATO DE
                     EXPERIÊNCIA

                     Autores: GABRIELLI KETLYN RAMOS ANDREANI | MARIA EDUARDA FAND MURARO,
                     LUCIANA     ELISABETE    SAVARIS.    Instituição:   Faculdades   Pequeno   Príncipe

                     Palavras-chave: Saúde Mental; Controle Social; Política Pública
                     Caracterização  do  problema:  A  disciplina  Cenários  de  Aprendizagem  SUS  II  possui  o
                     formato teórico-prático e compreende, em sua ementa, os marcos legais sobre o Sistema
                     Único de Saúde e a Rede de Atenção Psicossocial, dentre eles a Lei nº 8.142/90 que "dispõe
                     sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde”. O tema controle
                     social  é  trabalhado  através  da  proposta  aos  discentes  de  participação  em  reuniões  da
                     comissão temática de saúde mental do conselho municipal de saúde, que até o ano de 2019
                     acontecia de maneira presencial, passando a ocorrer de maneira remota com Pandemia de
                     SARS-COV-2.  Justificativa:  A  participação  social  visa  a  democratização  dos  saberes  e
                     possibilita  a  construção  de  Políticas  Públicas  mais  próximas  das  reais  necessidades  da
                     população, fatores que estão intrinsecamente ligados aos pressupostos da Psicologia Social
                     Comunitária  brasileira,  justificando  a  apresentação  aos  discentes  dos  mecanismos  de
                     controle social do Sistema Único de Saúde. Objetivos: Proporcionar a alunos de psicologia
                     a aproximação e apropriação de espaços de controle social voltados à discussão da Política
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