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EIXO 3   Atenção Primária à Saúde
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                  OS IMPACTOS PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS DIANTE DA NÃO PROCURA AS VACINAS DO
                 CALENDÁRIO DO PNI - PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO EM ÉPOCA DE PANDEMIA
                                                        COVID-19
                   Autores: NÁTHALY OLIVEIRA YOUSSEF DE NOVAES ISSA | Roseli Victório Vitor. Instituição: Centro Universitário
                   Filadélfia de Londrina - UNIFIL
                PALAVRAS-CHAVE: Imunização; Atenção Primária à Saúde; Doenças Preveníveis por Vacinas
                Caracterização do problema: Com o isolamento social por conta da pandemia de Covid-19 de 2020, o Brasil recuou em vários
                aspectos, e, no que se refere a vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde (MS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), foram adiadas
                pelos responsáveis, especialmente nas crianças. Justificativa: Através do PNI, o MS oferta uma gama de vacinas, determinadas
                pelo perfil epidemiológico de várias doenças. Conforme o DATASUS - Banco de dados do MS mostra que o índice das metas
                para cada tipo de vacina vem caindo significativamente, mesmo antes da pandemia de Covid-19, foi constatado as diferenças
                significativas quanto à procura e demanda em 2021. A taxa de imunização das vacinas em crianças menores de seis meses
                contra hepatite B, tétano e difteria e a coqueluche, não ultrapassaram 60%. Contra a tuberculose e paralisia infantil, cerca de
                70%. Contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, o índice não chegou a 75%. Objetivos: Enfatizar aos responsáveis pelas crianças
                sobre a importância da continuidade e/ou inicialização da imunização, com as vacinas, as quais compõem o calendário infantil do
                PNS-MS; evitar riscos de adoecerem por doenças imunologicamente preveníveis não sobressaiam. Descrição da experiência:
                O  Centro  Universitário  Filadélfia  de  Londrina-UNIFIL  tem  seu  diferencial  na  formação  teórica  e  prática,  com  o  incentivo  e  o
                desenvolvimento no campo profissional. Prestando um trabalho de qualidade à comunidade, a discente de enfermagem relata a
                experiência enquanto cumpria-se o ensino clínico em campo de estágio, no período de maio de 2021, na UBS Santiago na cidade
                de Londrina/PR, que atende uma população de cerca de 20 mil habitantes, referente a disciplina Agravos Infectocontagiosas. As
                vacinas estavam sendo retomadas após um período de isolamento, com agendamento pelo site ou via telefone. Reflexão sobre
                a experiência: Observa-se que os que compareceram para a vacinação, estavam com as datas das vacinas bastante atrasadas.
                Ao abordar os responsáveis, a justificativa do atraso vacinal se dava pelo Covid-19 e o isolamento obrigatório, relatando não sentir
                necessidade de vacinar seus filhos, atentando em colocá-los em dia com as vacinas quando as escolas voltaram ao presencial
                e exigiram as carteiras de vacinação completas. Recomendações: Desenvolver ações e estratégias nas UBS, utilizar as mídias,
                onde possa haver explicação de como as doenças são preveníveis, dos riscos que pode causar não só a criança, mas também a
                comunidade ao seu redor.




                 CONSULTA DE ENFERMAGEM A MULHER NA PERSPECTIVA DA ÉTICA E DA HUMANIZAÇÃO:
                                                 RELATO DE EXPERIÊNCIA

                   Autores: ANGÉLICA RIBAS DE FREITAS | Raiana Jacinto de Moura, Mariangela Gobatto, Clenise Liliane Schimidt,
                   Albimara Hey. Instituição: Instituto Federal do Paraná- Campus Palmas
                PALAVRAS-CHAVE: Acolhimento; Humanização da assistência; Enfermagem de Atenção Primária;
                Caracterização  do problema:  Atualmente as mulheres correspondem a cerca de 52,2% da população brasileira, sendo o
                grupo que mais frequenta os serviços de saúde, em decorrência disso, prestar assistência de forma ética e de forma ética se faz
                uma necessidade primordial no acolhimento à mulher. Justificativa: A CE (Consulta de Enfermagem) na AB é uma importante
                ferramenta  para a promoção de uma assistência holística e humanizada  à mulher, em virtude disso, uma postura ética e
                acolhedora contribui diretamente para que essa usuária retorne ao serviço de saúde. Portanto, é essencial que o acadêmico
                desenvolva uma escuta ativa e livre de qualquer preconceito. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas pelas acadêmicas
                nas práticas de Saúde Coletiva na Atenção Primária à Saúde (APS) durante a aplicação da CE, contextualizando a importância
                dos aspectos éticos e de humanização Descrição da experiência: A aplicação da CE durante a coleta do exame citopatológico
                possibilitou refletir sobre a importância de uma postura ética durante o acolhimento à mulher. Manter uma postura ética, sem
                julgamentos verbais ou expressivos, bem como formular perguntas adequadas de forma que a mulher não se sinta julgada
                é primordial para o acolhimento e valorização da pessoa atendida. Tais condutas contribuem na formulação do vínculo entre
                a mulher e a unidade, além de tornar a experiência da assistência mais humanizada, em especial, durante a coleta do exame
                citopatológico, que é um momento que algumas questões íntimas e às vezes constrangedoras para as mulheres são abordadas
                e relatadas pelas mesmas. Dessa forma, para quem está se inserindo nesse espaço de trabalho, que é o caso dos acadêmicos,
                pode parecer difícil desconstruir a concepção de certo e errado. Portanto, exercitar essa comunicação e ter uma postura ética
                é essencial. Reflexão sobre a experiência e recomendações: É de extrema importância compreender que na sociedade cada
                indivíduo é criado de forma singular, e que suas crenças e valores somadas a concepção do mundo são fatores que devem ser
                respeitados pelos profissionais de enfermagem, para que a assistência prestada seja resolutiva, integral, equitativa, desconstruída
                de qualquer preconceito ou opiniões pessoais.



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