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EIXO 3 Atenção Primária à Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÃO NO OUTUBRO ROSA
Autores: ANNA FLÁVIA DE FREITAS LOIOLA | Nilciane Taques, Alex Mauro da Cruz. Instituição: Universidade
Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
PALAVRAS-CHAVE: Saúde, educação em saúde, mulher
Fundamentação teórica: A Atenção Primária a Saúde (APS) é considerada a porta de entrada para os serviços, e responsável
por resolver a maior parte das necessidades de saúde da população. A educação em saúde é uma das principais atividades
que podem ser desenvolvidas dentro da APS, a qual busca orientar os usuários acerca da importância do autocuidado e do
compartilhamento de conhecimentos, com o objetivo de promover saúde. Alguns temas recebem maior destaque, e são
contemplados com grandes campanhas de conscientização, prevenção e promoção em saúde, como o mês de outubro,
conhecido como “outubro rosa”, e considerado o mês de prevenção e combate ao Câncer de Mama e de Colo do Útero.
Descrição da experiência: No ano de 2021, para celebrar o “outubro rosa” em sua unidade de saúde, uma das equipes
de Residência Multiprofissional em Atenção Primária da cidade de Guarapuava – PR promoveu um grupo de educação em
saúde intitulado “Ser Mulher”. Coordenado pela fisioterapeuta e nutricionista com o apoio do educador físico, o grupo com
formato de roda de conversa ocorreu durante três semanas, sendo um encontro semanal, no período noturno, com duração
média de 1h30min, e viabilizou a troca de informações sobre temas pertinentes à saúde da mulher. No primeiro encontro
foram abordados os temas câncer de colo de útero e mama. Já o segundo encontro teve como foco a menopausa, a saúde
bucal e a importância da prática de atividade física, e contou com a participação do cirurgião dentista e da auxiliar de saúde
bucal membros da equipe de estratégia saúde da família da unidade. O último encontro, com a temática combate à violência
contra a mulher, foi comandado por uma equipe especializada em suporte social, psicológico e jurídico às mulheres em
situação de vulnerabilidade. Efeitos alcançados: Cinco mulheres participaram do primeiro encontro, seis do segundo, e
sete do terceiro e último encontro. Apesar do número de mulheres cadastradas na unidade de saúde, e da quantidade
de convites para participação no grupo distribuídos com auxílio dos agentes comunitários de saúde, não houve a adesão
esperada, retratando um déficit de aderência da população nas ações de saúde promocionais e preventivas, em detrimento
das curativas. No entanto, a ação foi exitosa, primando pela coletividade e interesses das participantes do encontro, as quais
se mostraram bastante entusiasmadas com os temas abordados e satisfeitas com a metodologia utilizada.
INTEGRAÇÃO ENTRE A VIGILÂNCIA AMBIENTAL E ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE
MARINGÁ/PR
Autores: GREICY CEZAR DO AMARAL | Lara, Gabriela M, Castro, Ariana C. Instituição: Secretaria Estadual da
Saude do Parana -15 RS Maringa
PALAVRAS-CHAVE: Atenção Básica, Integração, Vigilância Ambiental, Política Nacional da Atenção Primaria
Caracterização do problema: Um dos grandes desafios atualmente do Sistema Único de Saúde (SUS) é traçar estratégias
efetivas que consigam acolher e oferecer um serviço de qualidade para a população brasileira, devido a muitos problemas
que o mesmo enfrenta, criando vínculo maior com as famílias, levando diversas informações pertinentes à população.
Justificativa: Quando falamos em integração da vigilância ambiental com a atenção básica uma das principais premissas
é mostrar como o conhecimento de seu território de trabalho facilita o serviço ofertado por esses profissionais. Atrelado a
isso, desenvolver ferramentas que auxiliem na tabulação de dados, de modo a trabalhar com planos de ação, promoção e
prevenção à saúde da população. Objetivos: Desenvolver ferramentas que facilitem o processo de integração de modo a
trabalhar com planos de ação, promoção e prevenção à saúde da população. Descrição da expoeriência: O processo de
integração no município encontrou dificuldades desde o início, devido a diversos motivos. Para o verdadeiro entendimento
do conceito de integração, ferramentas foram utilizadas no processo, favorecendo as ações. Com isso, tornou-se viável
estratégias que favoreceram a população, baseadas na prevenção, evitando assim, a sobrecarga na assistência. Buscou-se
demonstrar um estudo de caso com uma família que apresenta risco de vulnerabilidade. Reflexão sobre a experiência e
recomendações: A integração abre portas para um serviço mais dinâmico por parte do SUS. É importante salientar como o
conhecimento do território por parte dos profissionais faz grande diferença no atendimento aos cidadãos, além de, aumentar
o diálogo entre a equipe de multiprofissionais, evitando assim, o que chamamos de retrabalho. Por fim, é relevante salientar
a importância da educação permanente para os profissionais, que veio para auxiliar a reflexão nos espaços coletivos e
avaliar os atos produzidos no cotidiano da UBS.
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