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EIXO 3   Atenção Primária à Saúde
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                  Relato de experiência: MONITORAMENTO E GESTÃO DE CASOS DE CRÔNICOS DURANTE
                                      A PANDEMIA VIA PLANILHA COMPARTILHADA

                    Autores: ALLOMA CHRISTINE DE MADUREIRA PAULA | Camila Szymanski Tluski Siqueira, Vanderleia
                    Schinemann,  Mauren  Izilda  Costa  Lubczyk,  Solange  Kuchla  Beledeli.  Instituição:  Prefeitura Municipal  de
                    Prudentópolis
                 PALAVRAS-CHAVE: atenção primária a saúde; monitoramento; paciente crônico
                 Caracterização do problema: Com o início da pandemia de COVID-19 e o distanciamento social, os profissionais da Atenção
                 Primária à Saúde se depararam com novos desafios relacionados ao acompanhamento dos pacientes crônicos de suas áreas
                 que até então eram acompanhados em suas Unidades de Saúde de forma presencial. Tendo em vista que o paciente crônico
                 demanda de cuidado continuado, surge a necessidade de monitoramento do paciente com condição crônica. Justificativa:
                 Diante disso e após o lançamento da Nota Técnica da Secretaria da Saúde (SESA), surge a necessidade de um instrumento
                 para monitoramento dos pacientes com condições crônicas. Sendo assim, planilhas compartilhadas do Google Drive foram
                 criadas para nortear os acompanhamentos dos crônicos via telefone ou visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde
                 (ACS), reorganizando o trabalho da Atenção Primária à Saúde durante o período da pandemia. Objetivo: Manter cuidado
                 continuado ao  paciente  com  doenças  crônicas  com  a  finalidade de  prevenir  agravos,  promover  a  saúde  e  acompanhar
                 conforme o risco. Descrição da experiência: Duante o período pandemico no município de Prudentópolis criou-se uma
                 planilha compartilhada para cada uma das Unidades de Saúde, sendo possível o acompanhamento simultâneo da Gestão
                 e Vigilância em Saúde, onde os profissionais de saúde acompanhavam via telefone ou visita domiciliar do ACS os pacientes
                 crônicos (hipertensos, diabéticos, idosos, portadores de deficiências e saúde mental) do seu território. Conforme o risco
                 estratificado dos pacientes, o monitoramento poderia ser realizado em maior ou menor frequência, sempre ocorrendo o
                 registro na planilha. O Centro de Atenção Psicossocial também recebeu uma planilha para monitoramento mais focado em
                 Saúde Mental. Sobre a planilha compartilhada, 40 colunas foram necessárias, abrangendo informações sobre os dados de
                 cada paciente, assim como questões relacionadas ao monitoramento propriamente dito, a exemplo das colunas: “Condições
                 Crônicas, Data do Monitoramento, Autoavaliação de saúde do paciente, Sinal  de alerta para agudização  da doença
                 crônica, Se apresentou sintomas compatíveis com COVID-19, além de outros campos. Reflexão sobre a experiência: O
                 monitoramento se tornou uma ferramenta de trabalho para o profissional durante a pandemia, sendo utilizado de maio
                 de 2020 a dezembro de 2021, prevenindo agudização da doença crônica, promovendo saúde e continuidade do cuidado,
                 mesmo com o distanciamento social.












































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