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EIXO 3 Atenção Primária à Saúde
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
Relato de experiência: MONITORAMENTO E GESTÃO DE CASOS DE CRÔNICOS DURANTE
A PANDEMIA VIA PLANILHA COMPARTILHADA
Autores: ALLOMA CHRISTINE DE MADUREIRA PAULA | Camila Szymanski Tluski Siqueira, Vanderleia
Schinemann, Mauren Izilda Costa Lubczyk, Solange Kuchla Beledeli. Instituição: Prefeitura Municipal de
Prudentópolis
PALAVRAS-CHAVE: atenção primária a saúde; monitoramento; paciente crônico
Caracterização do problema: Com o início da pandemia de COVID-19 e o distanciamento social, os profissionais da Atenção
Primária à Saúde se depararam com novos desafios relacionados ao acompanhamento dos pacientes crônicos de suas áreas
que até então eram acompanhados em suas Unidades de Saúde de forma presencial. Tendo em vista que o paciente crônico
demanda de cuidado continuado, surge a necessidade de monitoramento do paciente com condição crônica. Justificativa:
Diante disso e após o lançamento da Nota Técnica da Secretaria da Saúde (SESA), surge a necessidade de um instrumento
para monitoramento dos pacientes com condições crônicas. Sendo assim, planilhas compartilhadas do Google Drive foram
criadas para nortear os acompanhamentos dos crônicos via telefone ou visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde
(ACS), reorganizando o trabalho da Atenção Primária à Saúde durante o período da pandemia. Objetivo: Manter cuidado
continuado ao paciente com doenças crônicas com a finalidade de prevenir agravos, promover a saúde e acompanhar
conforme o risco. Descrição da experiência: Duante o período pandemico no município de Prudentópolis criou-se uma
planilha compartilhada para cada uma das Unidades de Saúde, sendo possível o acompanhamento simultâneo da Gestão
e Vigilância em Saúde, onde os profissionais de saúde acompanhavam via telefone ou visita domiciliar do ACS os pacientes
crônicos (hipertensos, diabéticos, idosos, portadores de deficiências e saúde mental) do seu território. Conforme o risco
estratificado dos pacientes, o monitoramento poderia ser realizado em maior ou menor frequência, sempre ocorrendo o
registro na planilha. O Centro de Atenção Psicossocial também recebeu uma planilha para monitoramento mais focado em
Saúde Mental. Sobre a planilha compartilhada, 40 colunas foram necessárias, abrangendo informações sobre os dados de
cada paciente, assim como questões relacionadas ao monitoramento propriamente dito, a exemplo das colunas: “Condições
Crônicas, Data do Monitoramento, Autoavaliação de saúde do paciente, Sinal de alerta para agudização da doença
crônica, Se apresentou sintomas compatíveis com COVID-19, além de outros campos. Reflexão sobre a experiência: O
monitoramento se tornou uma ferramenta de trabalho para o profissional durante a pandemia, sendo utilizado de maio
de 2020 a dezembro de 2021, prevenindo agudização da doença crônica, promovendo saúde e continuidade do cuidado,
mesmo com o distanciamento social.
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