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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade     TRABALHO 9


                 Os benefícios das modalidades esportivas coletivas para
                 a aprendizagem e saúde


                 AUTOR PRINCIPAL: Ariani C Szkudlarek  |  AUTORES: Cláudio R. P. da Silva, Evans L. A. Silva  |  INSTITUIÇÃO: Universidade Federal
                 do Paraná; Faculdade Dom Bosco  |  Curitiba - PR  |  E-mail: arianiinaira@hotmail.com


                   A prática de exercícios físicos realizados de maneira regular e periodizada tem se mostrado benéfico no combate ao estresse,
                   melhora da aprendizagem e memória e manutenção de vários aspectos da saúde, com o incremento da qualidade de vida.
                   O presente estudo constituiu-se em uma pesquisa descritiva-exploratória com características comparativas e correlacionais,
                   referentes ao aprendizado de atletas e não atletas na faixa etária de 14 a 16 anos. O objetivo do estudo foi verificar o benefício do
                   esporte sistemático e periodizado na capacidade de aprendizagem e memória em atletas de modalidades coletivas. A metodologia
                   consistiu na avaliação do rendimento escolar, por meio de comparação das médias bimestrais de atletas e não atletas de alunos
                   do Colégio Militar do Paraná. Os resultados estatísticos indicaram um melhor rendimento dos alunos atletas. A conclusão do
                   trabalho foi a de que as modalidades esportivas coletivas, quando realizadas de maneira sistemática e periodizada, melhoram a
                   aprendizagem e memória, podendo ter implicações positivas na saúde destes adolescentes. Palavras-chave: Memória. Exercício
                   físico. Qualidade de Vida.
                   Referências: ANTUNES, Hanna K.M. et al . Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Rev Bras Med Esporte, Niterói , v. 12, n.
                   2, p. 108-114, abr. 2006. Disponível em. acessos em 01 fev. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922006000200011.
                   MELLO, Pâmela Billig et al . Effects of acute and chronic physical exercise and stress on different types of memory in rats. An.
                   Acad. Bras. Ciênc., Rio de Janeiro, v.80, n.2, p.301-309, June 2008. Available from . access on 01 Mar. 2016. http://dx.doi.
                   org/10.1590/S0001-37652008000200008.  |  CARMO JUNIOR, Wilson do. Educação Física e a cultura da prática. Motriz:
                   rev. educ. fis. (Online), Rio Claro , v. 17, n. 2, p. 361-371, June 2011 . Available from. access on 04 Mar. 2016. http://dx.doi.
                   org/10.5016/1980-6574.2011v17n2p361.





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                  Promoção da Saúde de Adolescentes

                  AUTOR PRINCIPAL: Ariani C. Szkudlarek  |  AUTORES: Ana Carolina B. de Macedo, Ana Carolina Cordeiro Woloschen, Lyandra Franco
                  Carneiro, Maryelle Paula do Amaral  |  INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Paraná  |  Curitiba-PR  |  E-mail: arianiinaira@hotmail.com


                   Introdução: A educação em saúde trata-se de atividades educativas que visam transformar os componentes de risco que se encontram
                   sob controle dos próprios indivíduos. Objetivo: Disseminar conceitos de hábitos saudáveis para adolescentes de um Colégio da cidade
                   de Curitiba - PR. Método: pesquisa exploratória de abordagem direta, aplicada em 5 alunos, do sexo masculino, com idade entre 12 a
                   14 anos. Os métodos utilizados foram mini-palestras em formato de roda de conversa e atividades práticas, sobre assuntos como efeitos
                   da ingesta de água, desidratação, ingesta de isotônico, tipos de alongamentos e seus benefícios, exercícios físicos, postura e uso correto
                   de mochilas. Ao final foi aplicado uma prova de conhecimentos. Resultado: A maioria dos alunos relatou que não consome água durante
                   as atividades físicas, que conhece as contra-indicações do isotônico, porém consomem sem orientação; e apenas metade respondeu
                   corretamente sobre posturas corretas. A maioria dos alunos obteve um bom resultado no teste de sentar e alcançar e na prova final
                   de conhecimento. O tema água foi enfatizado para que houvesse uma melhora nos hábitos relacionados à hidratação, como também
                   o uso inadequado de isotônicos. Sobre os temas alongamento e prática de atividades físicas, escolares do sexo masculino se mostram
                   mais ativos e apresentam um bom nível de flexibilidade, o que estimula o crescimento, previne doenças e desenvolve a socialização. Em
                   relação aos hábitos posturais, a intervenção postural preventiva no meio escolar durante essa fase, proporciona ao aluno, conhecimento
                   e a reflexão sobre o assunto, o que pode transformar a visão do seu próprio corpo e pode levá-lo a adotar posturas corretas. Conclusão:
                   Foi possível disseminar o conhecimento sobre hábitos saudáveis nos alunos. Assim, é possível que estes adolescentes desenvolvam o
                   potencial de autonomia, a fim de que façam escolhas saudáveis de modo de vida. Palavras-chave: Promoção da saúde. Educação em
                   saúde. Adolescentes.
                   Referências: BRASIL. Portaria nº 687, de 30 de março de 2006. Acesso em 14 de dezembro de 2015.  |  BUSS, P. M. Promoção e
                   educação em saúde no âmbito da escola de governo em saúde da escola nacional de saúde pública. Rev. Cad. Saúde Pública. v. 15,
                   sup. 2, p. 177-185, Rio de Janeiro, 1999.   |  PINHEIRO, M. S. Aspectos Bio-Psico-Sociais da Criança e do Adolescente. CEDECA. 2014.





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