Page 101 - ANAIS_3º Congresso
P. 101
EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 9
Os benefícios das modalidades esportivas coletivas para
a aprendizagem e saúde
AUTOR PRINCIPAL: Ariani C Szkudlarek | AUTORES: Cláudio R. P. da Silva, Evans L. A. Silva | INSTITUIÇÃO: Universidade Federal
do Paraná; Faculdade Dom Bosco | Curitiba - PR | E-mail: arianiinaira@hotmail.com
A prática de exercícios físicos realizados de maneira regular e periodizada tem se mostrado benéfico no combate ao estresse,
melhora da aprendizagem e memória e manutenção de vários aspectos da saúde, com o incremento da qualidade de vida.
O presente estudo constituiu-se em uma pesquisa descritiva-exploratória com características comparativas e correlacionais,
referentes ao aprendizado de atletas e não atletas na faixa etária de 14 a 16 anos. O objetivo do estudo foi verificar o benefício do
esporte sistemático e periodizado na capacidade de aprendizagem e memória em atletas de modalidades coletivas. A metodologia
consistiu na avaliação do rendimento escolar, por meio de comparação das médias bimestrais de atletas e não atletas de alunos
do Colégio Militar do Paraná. Os resultados estatísticos indicaram um melhor rendimento dos alunos atletas. A conclusão do
trabalho foi a de que as modalidades esportivas coletivas, quando realizadas de maneira sistemática e periodizada, melhoram a
aprendizagem e memória, podendo ter implicações positivas na saúde destes adolescentes. Palavras-chave: Memória. Exercício
físico. Qualidade de Vida.
Referências: ANTUNES, Hanna K.M. et al . Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Rev Bras Med Esporte, Niterói , v. 12, n.
2, p. 108-114, abr. 2006. Disponível em. acessos em 01 fev. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922006000200011.
MELLO, Pâmela Billig et al . Effects of acute and chronic physical exercise and stress on different types of memory in rats. An.
Acad. Bras. Ciênc., Rio de Janeiro, v.80, n.2, p.301-309, June 2008. Available from . access on 01 Mar. 2016. http://dx.doi.
org/10.1590/S0001-37652008000200008. | CARMO JUNIOR, Wilson do. Educação Física e a cultura da prática. Motriz:
rev. educ. fis. (Online), Rio Claro , v. 17, n. 2, p. 361-371, June 2011 . Available from. access on 04 Mar. 2016. http://dx.doi.
org/10.5016/1980-6574.2011v17n2p361.
EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 10
Promoção da Saúde de Adolescentes
AUTOR PRINCIPAL: Ariani C. Szkudlarek | AUTORES: Ana Carolina B. de Macedo, Ana Carolina Cordeiro Woloschen, Lyandra Franco
Carneiro, Maryelle Paula do Amaral | INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Paraná | Curitiba-PR | E-mail: arianiinaira@hotmail.com
Introdução: A educação em saúde trata-se de atividades educativas que visam transformar os componentes de risco que se encontram
sob controle dos próprios indivíduos. Objetivo: Disseminar conceitos de hábitos saudáveis para adolescentes de um Colégio da cidade
de Curitiba - PR. Método: pesquisa exploratória de abordagem direta, aplicada em 5 alunos, do sexo masculino, com idade entre 12 a
14 anos. Os métodos utilizados foram mini-palestras em formato de roda de conversa e atividades práticas, sobre assuntos como efeitos
da ingesta de água, desidratação, ingesta de isotônico, tipos de alongamentos e seus benefícios, exercícios físicos, postura e uso correto
de mochilas. Ao final foi aplicado uma prova de conhecimentos. Resultado: A maioria dos alunos relatou que não consome água durante
as atividades físicas, que conhece as contra-indicações do isotônico, porém consomem sem orientação; e apenas metade respondeu
corretamente sobre posturas corretas. A maioria dos alunos obteve um bom resultado no teste de sentar e alcançar e na prova final
de conhecimento. O tema água foi enfatizado para que houvesse uma melhora nos hábitos relacionados à hidratação, como também
o uso inadequado de isotônicos. Sobre os temas alongamento e prática de atividades físicas, escolares do sexo masculino se mostram
mais ativos e apresentam um bom nível de flexibilidade, o que estimula o crescimento, previne doenças e desenvolve a socialização. Em
relação aos hábitos posturais, a intervenção postural preventiva no meio escolar durante essa fase, proporciona ao aluno, conhecimento
e a reflexão sobre o assunto, o que pode transformar a visão do seu próprio corpo e pode levá-lo a adotar posturas corretas. Conclusão:
Foi possível disseminar o conhecimento sobre hábitos saudáveis nos alunos. Assim, é possível que estes adolescentes desenvolvam o
potencial de autonomia, a fim de que façam escolhas saudáveis de modo de vida. Palavras-chave: Promoção da saúde. Educação em
saúde. Adolescentes.
Referências: BRASIL. Portaria nº 687, de 30 de março de 2006. Acesso em 14 de dezembro de 2015. | BUSS, P. M. Promoção e
educação em saúde no âmbito da escola de governo em saúde da escola nacional de saúde pública. Rev. Cad. Saúde Pública. v. 15,
sup. 2, p. 177-185, Rio de Janeiro, 1999. | PINHEIRO, M. S. Aspectos Bio-Psico-Sociais da Criança e do Adolescente. CEDECA. 2014.
101