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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 49
A importância do feedback em avaliações da aprendizagem
no Ensino Superior
AUTOR PRINCIPAL: Fernanda de Andrade Galliano Daros | AUTORES: Christian Boller, Maria Rosa Machado Prado |
INSTITUIÇÃO: Faculdades Pequeno Príncipe | Curitiba-PR | E-mail: fernanda-daros@hotmail.com
O estudo do processo da comunicação em sala de aula é essencial, uma vez que ocorre uma profunda interação entre professor e aluno. Para
tanto existem diversos recursos, dentre eles o feedback, que pode ser definido como um retorno da informação sobre um resultado ou processo.
No contexto educacional reflete diretamente no planejamento do professor e na aprendizagem do aluno. O objetivo desse trabalho é relatar sobre
o uso do feedback no Ensino Superior, destacando a importância desta ferramenta nas avaliações de aprendizagem. Realizou-se uma revisão
bibliográfica contemplando artigos em português e inglês publicados entre 2003 a 2014 nas bases de dados: PUBMED, SCIENCEDIRECT e
SCIELO, com as palavras-chave: feedback; avaliação; ensino e aprendizagem. Esta pesquisa retornou 112 artigos, dos quais 92 foram excluídos
por não estarem relacionados com a temática, selecionando 20 artigos que retratam a importância do uso do feedback. Verificou-se a existência
de inúmeras publicações que apontam o feedback como uma ferramenta educacional, porém poucos relatam sua importância no processo de
ensino-aprendizagem, especialmente após avaliações somativas. Nesse sentido, é importante que após uma avaliação o professor retome a
atividade levantando considerações sobre as questões, desempenho individual ou da turma, permitindo que o aluno repense ou até mesmo refaça
a atividade, isto é, destacando o significado daquele conteúdo. Portanto, tanto a avaliação como o feedback se tornam uma atividade reguladora
do processo de ensino-aprendizagem, capaz de detectar lacunas e propor soluções para eventuais obstáculos enfrentados pelos estudantes.
Além disso, proporciona melhorias nas ferramentas didáticas e eventuais ajustes no conteúdo programático ou na estrutura curricular. Em um
estudo realizado por Pereira e Flores (2013) foi observado que: “Os participantes consideram o feedback um elemento importante para a sua
aprendizagem e valorizam as informações transmitidas pelos docentes quando a sua aprendizagem depende delas”. Ou seja, retrata a importância
de retomar algum conceito ao aluno após qualquer atividade. Conclui-se que o uso do feedback deve ser uma ferramenta de apoio do aluno e
professor com objetivo de gerar melhorias para todo o processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Avaliação. Feedback. Aprendizagem.
Referências bibliográficas: BORGES, M. C. et al. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais
da saúde. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e do Hospital de Clínicas da FMRP, São Paulo, v. 47, n. 3, p. 324-331, 2014.
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
CASTRO, P. A. P. P.; TUCUNDUVA, C. C.; ARNS, E. M. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em
sua prática docente. Athena Revista Científica de Educação, São Paulo, v. 10, n. 10, p. 49-62, jan./jun. 2008. HENDERSON P.; FERGUSON, S.;
JOHNSON, A. C. Developing essential professional skills: a framework for teaching and learning about feedback. [S.l.]: BMC Med Educacion, 2005.
GORDON, J. ABC of learning and teaching in medicine: one to one teaching and feedback. [S.l.]: BMJ, 2003. PEREIRA, D. R.; FLORES, M. A. Avaliação
e feedback no ensino superior: um estudio na Universidade do Minho. Revista Iberoamericana de Educación Superior, v. 4, n. 10, p. 40-54, 2013.
EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 50
TBL como metodologia de avaliação
AUTOR PRINCIPAL: Fernanda de Andrade Galliano Daros | AUTORES: Christian Boller, Maria Rosa Machado Prado |
INSTITUIÇÃO: Faculdades Pequeno Príncipe | Curitiba-PR | E-mail: fernanda-daros@hotmail.com
Caracterização do problema: Team-based learning (TBL), é uma estratégia pedagógica embasada em princípios centrais da aprendizagem
em equipes. Tem como característica a aprendizagem baseada no diálogo e na interação entre os alunos, o que contempla habilidades
de comunicação e trabalho colaborativo, necessária ao futuro profissional. Fundamentação: As metodologias ativas estimulam a
autoaprendizagem e permitem a participação ativa do estudante. O TBL estimula o aprendizado a partir da compreensão dos objetivos
propostos, e não somente da memorização ou transferência de conhecimentos. A metodologia pode ser utilizada em avaliações diagnósticas,
somativas e formativas, levando em conta que o estudante terá responsabilidades individuais e em equipe, reforçando a construção da
aprendizagem. Experiência: O TBL foi utilizado como ferramenta de avaliação na disciplina de Laboratório Clínico para estudantes do 6°
período de Biomedicina e Farmácia. Iniciando com o estudo extra-classe a partir da busca por referências, em sala de aula aplicação do teste
individual e aplicação do mesmo teste em equipes previamente selecionadas. Após o teste os alunos tem a oportunidade para apelação,
o qual poderá justificar sua resposta. Ao final, tem-se o feedback do professor para aprimoramento do conteúdo e resolução de possíveis
dúvidas. Efeitos alcançados: Por meio dessa experiência observou-se que o uso de diferentes metodologias ativas avigora o processo de
ensino e aprendizagem. Utilizando o TBL foi possível compreender que tanto a avaliação individual como em equipe reforça para o aluno
o compromisso do seu futuro profissional, envolvendo competências gerais como: tomada de decisão, comunicação e liderança. Ao usar o
TBL como avaliação, os objetivos de aprendizagem devem estar claros aos estudantes e docentes, permitindo que a metodologia auxilie
na construção do saber. Recomendações: Para um maior aproveitamento da metodologia deve-se adotar o TBL de forma contínua como
recurso que possibilita a interação, comunicação e discussão de qualquer tema ou conteúdo consolidando o conhecimento do estudante.
Palavras-chave: TBL. Avaliação. Aprendizagem.
Referências: BOLELLA, V. R.; SENGER, M. H.; TOURINHO, F. S. V.; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática.
Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo, v. 47, n. 3, p. 293-300, jul/set. 2014. HYRNCHAK P.; BATTY H. The
educational theory basis of teambased learning. Med Teacher, v. 34 p. 796-80, 2012. MARINI, D. C. Avaliação da experiência de estudantes
de Farmácia no componente curricular de Farmacologia com a utilização da metodologia de aprendizagem baseada em tarefas, Congresso
Pedagogia Universitária em Saúde, UEPG, 2013. MICHAELSEN, L. K; KNIGHT, A. B.; FINK, L. D. Team-based learning: a transformative use of
small groups in college teaching. Virginia: Stylus Publishing, 2004. PARMELEE D. X.; MICHAELSEN L. K.; COOK S.; HUDES P. D. Team-based
learning: a practical guide: AMEE guide nº 65. Med Teach, n. 34, 2012.
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