Page 151 - ANAIS_3º Congresso
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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 500
Vivência acadêmica na Atenção Primária à Saúde
AUTOR PRINCIPAL: Jéssica Mazzonetto | AUTORES: Alice do Carmo Jahn, Eglon Pauli, Linara dos Santos, Tamila Rodrigues|
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Santa Maria | Palmeira das Missões-RS | E-mail: jee.mazzonetto@gmail.com
Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado no Brasil em 1988 na Constituição Federal, e regulamentado nas Leis Orgânica
de Saúde nº 8080/90 e 8142/90 que asseguram os princípios e diretrizes que norteiam as ações e serviços de saúde aos cidadãos em
todo território nacional. Na evolução das Políticas Públicas, em 1994 foi criado o Programa Saúde da Família (PSF) com o propósito de
reorientar o modelo de saúde no país. Como um desmembramento, o referido programa torna-se Estratégia Saúde da Família (ESF) com
finalidade de manter o foco do trabalho das equipes nas famílias e seu contexto de vida, gerando a criação de vínculos. Objetivos: Relatar
a vivência acadêmica no primeiro contato com a realidade dos serviços de saúde oportunizada na disciplina Saúde Coletiva (SC) do
Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM Campus Palmeira das Missões. Metodologia: Trata-se da vivência
de um grupo de estudantes de enfermagem em uma ESF do referido município. A disciplina de SC é ofertada no 3º Semestre letivo,
dando oportunidade aos estudantes um primeiro contato com a realidade dos serviços de saúde e comunidade. Resultado: O grupo fez
o primeiro contato com a unidade conhecendo sua estrutura física e equipe. No decorrer das atividades foram acompanhados alguns
procedimentos como curativos, vacinação, pesagem e verificação da pressão arterial, servindo como elo na interação com usuários e
equipe de saúde. Foi realizado visita domiciliar, tendo a participação e atuação dos alunos, sendo este um espaço para realização de
orientações e demais contatos extradomiciliares. Foi possível observar a aplicabilidade dos princípios e diretrizes do SUS na atenção
ao usuário, visando articular o conteúdo teórico com as situações prática. Ainda tiveram a oportunidade de participar da Reunião de
Equipe, buscando entender os seus objetivos e sua importância para que haja um bom andamento das atividades desenvolvidas na
ESF. Conclusão: As experiências realizadas contribuíram no aprendizado acadêmico e na familiarização com o ambiente do cuidado,
reconhecendo e identificando a postura dos profissionais que mostraram uma preocupação com as necessidades dos usuários. A visita
domiciliar mostra a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes promovendo aproximação entre profissionais e usuários,
levando em consideração a escuta e interação com os usuários, que são essenciais para um bom acolhimento, planejamento e
funcionamento do serviço de saúde. Referências: GIACOMOZZI, Clélia Mozara. LACERDA, Maria Ribeiro.; A prática da assistência
domiciliar dos profissionais da estratégia de saúde da família; Texto Contexto Enferm; 15(4); 645-53; 2006. Ministério da Saúde.
Lei Orgânica da Saúde - 8080. Brasília: Ministério da Saúde, 1990. Disponível em:. Acesso em 22/03/2011. Ministério da Saúde.
Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica. Ministério da Saúde. Brasília:
Ministério da Saúde, 2006. Senado Federal. Secretaria especial de editoração e publicações. Constituição Federal: texto promulgado
em 05 de outubro de 1988. Brasília: 2010. Disponível em:. Acesso em: 22/03/2011. Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família,
Sistema Único de Saúde, Saúde Coletiva
EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 505
Fonoaudiologia em parceria com a Educação: Relato de
experiência
AUTOR PRINCIPAL: Cleomara Mocelin Salla | AUTORES: Diana de Almeida Dranca Michelly Daiane de Souza Yasmin Mykhaelle Quege
Azevedo | INSTITUIÇÃO:Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO-PR | IRATI - PR | E-mail: cleomarasalla@gmail.com
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: A Fonoaudiologia na Educação é marcada por duas tendências, uma hegemônica, clínica organicista,
com caráter medicalizante. A tendência que vem rompendo essa proposta, volta-se para ações/práticas coletivas voltadas ao processo
de ensino-aprendizagem; parceria entre fonoaudiologia e educação, envolvendo práticas de letramento. Com base nessa tendência
desenvolvemos nossas ações em um CMEI, em Irati–PR no Estágio em Fonoaudiologia Escolar, realizado na Universidade Estadual do
Centro-Oeste/UNICENTRO PR, em 2015. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA As práticas de saúde e assim as práticas fonoaudiológicas tomam
outra perspectiva quando a promoção de saúde ressignifica os conceitos de saúde/doença. A saúde não é mais responsabilidade
exclusiva do setor saúde, mas envolve a integração e intersetoralidade das ações entre diversos setores. Assim relatamos nossa parceria
entre saúde e educação, pautada pela promoção de saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Inicialmente observamos as necessidades do
serviço e com a equipe pedagógica estruturamos ações para atender a realidade. Realizamos encontros semanais com 15 alunos da pré-
escola, entre 5 a 6 anos. O trabalho proposto, foi a narração do livro ‘’Rinocerontes não comem panquecas’’, as ações foram planejadas
a partir da história, objetivando relacionar as práticas vivenciadas com as práticas discursivas da leitura e aconteciam intercaladas
com a narração. Aconteceram 8 momentos:1°Conversa com a equipe pedagógica;2°Zoológico, contextualizamos um dos ambientes
principais do livro, apresentando animais da floresta, fazenda e zoológico 3°Início da narração;4°Confecção de aventais, os aventais
foram entregues, para que as crianças decorassem, pois em seguida fariam panquecas;5°Final da Narração;6°Panquecas, todas as
crianças ajudaram a fazer panquecas.7°Elaboração da receita: construção da receita, a partir de desenhos e apoio das estagiárias com
a escrita.8°Entrega dos livros aos pais. EFEITOS ALCANÇADOS As crianças participaram de forma ativa em todo processo, mesmo não
sendo alfabetizadas a proposta integrando gêneros discursivos, trouxe efeitos na forma de se relacionar com a leitura/escrita. As práticas
de letramento influenciam positivamente o processo de alfabetização. RECOMENDAÇÕES Entendemos que esse trabalho demostra uma
nova forma de atuação da Fonoaudiologia na Educação, pensando em práticas discursivas e sociais, envolvendo todos ativamente nesse
processo e desconstruindo a visão medicalizante.. Referências: PENTEADO, R.Z.; SERVILHA, E.A.M. Fonoaudiologia em saúde pública/
coletiva: compreendendo prevenção e o paradigma da promoção da saúde. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, 16(1): 107-116,
abril, 2004 MACHADO, M.F.A.S.; MONTEIRO, E.M.L.M.; QUEIROZ, D.T.; VIEIRA,N.F.C.; BARROSO,M.G.T. Integralidade, formação de saúde,
educação em saúde e as propostas do SUS - uma revisão conceitual. Ciência e Saúde Coletiva; 2016 Palavras-chave: Fonoaudiologia,
Educação, promoção de saúde
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