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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 529
Relato de experiência: promovendo educação alimentar e
nutricional no Clube Desbravadores Cruzeiro do Sul, Curitiba-PR
AUTOR PRINCIPAL: Ana Flavia Fontes | AUTORES: Marilise Schenoveber; Regina Maria Ferreira Lang | INSTITUIÇÃO: Universidade
Federal do Paraná | Curitiba-PR | E-mail: anafontesflavia@gmail.com
Caracterização do problema: A adolescência é caracterizada por mudanças no processo biopsicossocial. É um grupo vulnerável, suscetível
à desnutrição, devido à alimentação estar diminuída ou ineficaz, acarretando em doenças relacionadas a carências nutricionais. Em
contrapartida pode ocorrer consumo de alimentos com alta densidade energética, que auxiliam no desencadeamento da obesidade e
aumento dos fatores de riscos cardiovasculares. Fundamentação teórica: A alimentação adequada e saudável suscita nos adolescentes
praticas alimentares saudáveis que perduram na vida adulta minimizando os riscos as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Para
a promoção destes hábitos, é necessário utilizar a ferramenta Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Esta que se fundamenta no uso
de recursos problematizadores, área de informação contínua, permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional. Descrição
da experiência: A ação de EAN foi realizada no Clube Desbravador pertencente à Igreja Adventista do Juvevê, Curitiba-PR este clube
que é caracterizado por pré-adolescentes e adolescentes. Os encontros foram realizados aos domingos, no 1º: memória alimentar e
princípios alimentares (Levíticos 11), higienização das mãos e oficina culinária: sanduíche saudável; 2º: higienização dos alimentos,
oficina culinária temática Itália: preparado pizzas caseiras e suco de uva integral; No 3º: roda de conversa sobre DCNT (enfatizando a
importância da redução no consumo de açúcar e sal), oficina culinária: substituições destes elementos por condimentos, especiarias
naturais; No 4º foi explanada a conservação dos alimentos na geladeira, apresentação dos 10 passos para uma alimentação saudável
e avaliação da aprendizagem e conclusão do caderno de receitas. Efeitos alcançados: Com a ação de promoção de EAN no Clube,
notou-se que muitas das praticas alimentares consideradas não saudáveis, muitas vezes são por falta do conhecimento em relação aos
mesmos. Porém, foi notório a interação, participação e interesse pelo saber da alimentação e nutrição despertando a preocupação com
os hábitos alimentares e o impacto na qualidade de vida. Além disso, as ações propiciaram a formulação do caderno de receitas a fim
de compartilharem com seus familiares. Recomendações: É importante a educação e promoção à saúde de forma permanente no grupo
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
de adolescentes, de modo a reforçar as praticas de alimentação saudáveis para que se estendam na vida adulta.
Referências: EISENSTEIN, E. et al.; Nutrição na adolescência. Jornal de Pediatria, vol.3, supl. 76, 2000. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Marco
de Referencia de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. 2012. NOBRE, S. S. MERENDA 2: gestão, qualidade e
nutrição escolar. Belo Horizonte, MG: Secretaria de Estado da Educação de Minas, 2002. 156p. PRIORE, S. E.; OLIVEIRA, R. M. S.;
FARIA, E. R. de; FRANCESCHINI, S. do C. C.; PEREIRA, P. F. Nutrição e saúde na adolescência. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2010, 460p.
Palavras-chave: Educação Nutricional, Adolescentes, Alimentação saudável.
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