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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 510
Capacitação em aleitamento materno de Agentes Comunitários de
Saúde (ACS) de Pinhais, PR
AUTOR PRINCIPAL: Lilian Nunes dos Santos | AUTORES: Lilian Tanikawa Santos, Regina Maria Ferreira Lang | INSTITUIÇÃO:
Universidade Federal do Paraná | Pinhais-PR | E-mail: lilian_ctma@yahoo.com.br
Caracterização do problema: Estudos demonstram a importância que o aleitamento materno (AM) desempenha na saúde do bebê,
porém, a prevalência deste ainda está significativamente abaixo do recomendado. A ausência do AM pode ser causadora de uma série
de enfermidades, por exemplo, alergias, infecção respiratória. Fundamentação teórica: O ato de amamentar envolve interação profunda
entre mãe e filho, além de abranger aspectos emocionais e culturais. Entretanto, devido a uma série de fatores, seja financeiro ou
cultural, muitas mães optam por oferecer fórmulas infantis. Esta introdução precoce desestimula o AM e podem desenvolver algum
tipo de alergia, ou distúrbio gastrointestinal. Para evitar esses problemas a mulher desde o pré-natal precisa ser orientada quanto aos
benefícios e a forma correta de amamentar, ou seja, para isso é necessário que o profissional de saúde esteja capacitado para oferecer
uma assistência efetiva e solidária, que compreenda o contexto a qual a mesma está inserida. Descrição da experiência: No 1º encontro
foi feita uma roda de conversa, onde todos os ACS expuseram sua visão e seu conhecimento quanto ao tema AM. Além disso, teve
discussão sobre alimentação saudável na gestação e os sintomas que ocorrem neste período. Nos encontros subsequentes discutiram-
se as funções do leite materno; consequências da não amamentação; problemas para amamentar; formas de armazenamento do
leite materno, para tanto foram utilizadas imagens ilustrativas e vídeos educativos. No último encontro foi realizada dinâmica sobre
alimentação complementar. Efeitos alcançados: Os ACS demonstraram interesse e compreensão a cada informação discutida. Foi
possível observar que os mesmos compreenderam a importância da orientação e do acolhimento correto e empático. Recomendações:
É importante que formações sobre saúde seja de maneira permanente, possibilitando maior conhecimento sobre as diversas demandas
dos serviços de saúde.
Referências: Ávila, MMM.; et al. Nutrição e saúde: o agente comunitário de saúde e as ações realizadas com crianças de 0-12 meses
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
em Uruburetama (CE). Caderno de Saúde Coletiva., 2011, Rio de Janeiro, 19 (3): 341-7. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção
à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar/
Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde,
2009b. Palavras-chave: Aleitamento Materno, Agente Comunitário de Saúde, Capacitação
EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 512
Relato de experiência: implantação de horta escolar em um centro
municipal de educação infantil (CMEI) em Pinhais - PR
AUTOR PRINCIPAL: Ana Flavia Fontes | AUTORES: Lilian Nunes Dos Santos; Marilu Gapski; Évelin De Oliveira Dos Santos; Regina Maria
Ferreira Lang | INSTITUIÇÃO: Universidade Federal Do Paraná | CURITIBA-PR | E-mail: anafontesflavia@gmail.com
Caracterização do problema: Os hábitos alimentares são formados na primeira infância, porém, sabe-se que na introdução alimentar a
oferta de alimentos saudáveis é menor quando comparada a de alimentos industrializados. Levando assim a maus hábitos alimentares
que no futuro poderão vir a desencadear uma série de doenças, por exemplo, diabetes, hipertensão e obesidade. Fundamentação
teórica: A escola além do projeto pedagógico é um espaço de formação em saúde, visto isso, a promoção à alimentação saudável é
uma das ações desempenhadas pelas instituições, incentivando autonomia e o acesso às informações sobre qualidade de vida para
os alunos e comunidade. Uma das formas de transmitir esse conhecimento é por meio da dinâmica horta escolar, este que acopla
o teórico com o pratico, permitindo o aprendizado sobre alimentação e nutrição. Contribui na valorização da cultura alimentar, no
preparo e diversidade da alimentação escolar, estimulando hábitos alimentares mais saudáveis, reeducação alimentar e auxilia os
professores para trabalhar com interdisciplinaridade nos conteúdos pedagógicos. Além disso, estimula a importância da sustentabilidade,
conscientizando a não utilização dos agrotóxicos, responsabilidade no cultivo além do trabalho em equipe. Descrição da experiência:
A horta foi implantada no CMEI Crescendo e Aprendendo, no município de Pinhais – PR. Utilizou-se um canteiro de terra previamente
preparado, em seguida as crianças foram divididas em grupos onde cada uma realizou o plantio de duas sementes, onde foi plantada
alface, cenoura, cebolinha e beterraba. Ao final foi explicado para as crianças que as mesmas seriam responsáveis por cuidar e
acompanhar o crescimento das plantas, incentivando assim a responsabilidade de cada uma. Efeitos alcançados: As crianças puderam
observar a germinação das sementes e o crescimento das verduras, o que agregou de maneira positiva no aprendizado das mesmas.
Após a colheita, partes dos alimentos foram preparados e servidos. Ao final deste projeto foi possível constatar que a aceitação de
verduras aumentou consideravelmente. Recomendações: É importante que a atividade com a horta possa ser realizada com todas as
turmas, incentivando desta forma o cuidado com o meio ambiente e o consumo de alimentos saudáveis. Referências: ROCHA, A.G.
da S.; et al. A importância da horta escolar para o ensino/aprendizagem de uma alimentação saudável. XIII JEPEX (Jornada de Ensino
Pesquisa e Extensão), 2013, Recife-PE. CAMOZZI, A.B.Q.; et al. Promoção da alimentação saudável na escola: realidade ou utopia?.
Caderno de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: vol.23, n.1, pp.32-37, 2015. IRALA, C.H.; FERNANDEZ, P.M. Manual para escolas: a escola
promovendo hábitos alimentares saudáveis. Universidade de Brasília, FUNSAUDE/ Departamento de Nutrição com o Departamento de
Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde. 21p, 2001. MARIN, T.; et al. Educação
nutricional e alimentar: Por uma correta formação dos hábitos alimentares. Revista F@ciência, Apucarana, v. 3, n. 7, p. 72-78, 2009.
Palavras-chave: Educação Nutricional, Educação em Saúde, Horta Escolar
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