Page 148 - ANAIS_3º Congresso
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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 471
Trabalho interdisciplinar com idosos no núcleo de estudos da
terceira idade: uma proposta de intervenção
AUTOR PRINCIPAL: Juliana Ribeiro Carriço | AUTORES: Vanessa Pereira Corrêa; Patrícia Haas | INSTITUIÇÃO: Núcleo de Pesquisa e
Extensão em Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina | Florianópolis, SC | E-mail: julianacarricosm@gmail.com
INTRODUÇÃO: O processo saúde-doença no idoso é caracterizado por múltiplos problemas, onde observamos geralmente a ocorrência
de doenças crônicas que permanecem por muitos anos; Com isso observamos que saúde do idoso precisa ser pensada possuindo como
eixos a integralidade da atenção e o trabalho interdisciplinar, que se trata de um exercício contínuo e requer a abertura de estratégias
inovadoras. OBJETIVOS: Essa intervenção propõe melhora na saúde geral do idoso através do trabalho interdisciplinar entre Educadores
Físicos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e Odontólogos. MÉTODOS: A intervenção será realizada no Núcleo de Estudos da Terceira
Idade (NETI), na Universidade Federal de Santa Catarina. Será feita uma avaliação de funcionalidade, chamada Indice de Katz para
inserção dos indivíduos no programa de intervenções. Os atendimentos serão realizados quinzenalmente, ao longo de um ano, havendo
revezamento entre Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e Odontólogos. Para avaliar a melhora na saúde geral do Idoso
será aplicada a Escala Visual Analógica de Dor e a Escala de Qualidade de Vida Short Form-36. RESULTADO: Espera-se através desse
programa de intervenção, melhora significativa em todas as sessões da Escala da Qualidade de Vida Short Form- 36, principalmente,
nas sessões relacionadas à questões psicológicas, muitos desses indivíduos passam a maior parte do tempo no NETI, não mantendo
grande contato com familiares e amigos. A intervenção busca, além do atendimento específico das áreas, uma integração entre os
participantes e proximidade com os profissionais e acadêmicos que a realizarão. CONCLUSÃO: Questões específicas de saúde são
indissociáveis da saúde como um todo. Destaca-se a importância do conhecimento das interações com o ambiente, fatores gerais do
indivíduo e condições culturais, pois geram impactos em aspectos específicos de saúde, fator que deve ser levado em consideração pelo
profissional de saúde. Referências: MOTTA, Luciana Branco da; CALDAS, Célia Pereira and ASSIS, Mônica de.A formação de profissionais
para a atenção integral à saúde do idoso: a experiência interdisciplinar do NAI - UNATI/UERJ. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008,
vol.13, n.4, pp. 1143-1151. ISSN 1413-8123. SAINTRAIN, Maria Vieira de Lima and VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza.Saúde bucal do
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
idoso: abordagem interdisciplinar. Ciênc. saúde coletiva[online]. 2008, vol.13, n.4, pp.1127-1132. ISSN 1678-4561. Palavras-chave:
trabalho interdisciplinar; idosos; fisioterapia; fonoaudiologia; odontologia; educação física.
EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 474
Benefícios da arte de contar histórias para o desenvolvimento
cognitivo, social, emocional e cultural da criança: uma proposta de
intervenção
AUTOR PRINCIPAL: Juliana Ribeiro Carriço | AUTORES: Paloma Ariana dos Santos; Vanessa Pereira Corrêa; Patricia Haas |
INSTITUIÇÃO: Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina | Florianópolis - SC | E-mail:
julianacarricosm@gmail.com
INTRODUÇÃO: Desde o nascimento a narrativa se mostra presente na vida da criança através dos pais, que lhes contam pequenas histórias
por meio de diferentes gêneros. Conforme a criança cresce, esta prática se torna ainda mais presente sendo frequentemente utilizada
nas creches e pré-escolas. São diversos os benefícios atribuídos à prática de contar histórias, dentre eles estão o desenvolvimento
da imaginação e incentivo a leitura, contribuição para o pensamento lógico, ampliação do repertório cultural e desenvolvimento da
linguagem. OBJETIVOS: Esta intervenção tem como proposta a contribuição, através do ato de contar histórias em um centro infantil
de Florianópolis, para o desenvolvimento da linguagem infantil, procurando mostrar a importância da inserção de histórias em salas de
aula, a fim de desenvolver a linguagem, a construção de conhecimentos e a estimulação da imaginação. MÉTODOS: A intervenção será
realizada no centro infantil público no município de Florianópolis no estado de Santa Catarina. O projeto possui como população alvo,
crianças 4 e 5 anos de idade que frequentem regularmente o centro infantil. Não poderão participar crianças fora da faixa etária ou
que encontrem-se incapazes de participar por restrições médicas. RESULTADO: Acredita-se que o ato de contar histórias contribua não
somente para o entretenimento das crianças, mas também para o desenvolvimento da linguagem, incentivo à leitura, além de aprimorar
o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural. Esclarecendo as vantagens e efetividades de se diversificar métodos para
melhorar o desempenho escolar de uma maneira dinâmica, sem custos e com a possibilidade de intervenção precoce caso alguma
dificuldade fonológica seja observada. CONCLUSÃO: O ato de contar histórias contribui para o desenvolvimento e ampliação da linguagem
da criança, trazendo benefícios diversos que contribuem para seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural. Referências:
MOTTA, Alessandra, et al. Contar histórias: uma proposta de avaliação assistida da narrativa infantil: Interação em Psicologia. Agosto,
2006. p. 157-167. GIRARDELLO, Gilka. Voz, presença e imaginação: a narração de histórias e as crianças pequenas. Poços de Caldas:
Minas Gerais, 2003.Palavras-chave: história; crianças; desenvolvimento infantil
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