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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade   TRABALHO 471

                        Trabalho interdisciplinar com idosos no núcleo de estudos da
                        terceira idade: uma proposta de intervenção
                        AUTOR PRINCIPAL: Juliana Ribeiro Carriço  |  AUTORES: Vanessa Pereira Corrêa; Patrícia Haas |  INSTITUIÇÃO: Núcleo de Pesquisa e
                        Extensão em Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina | Florianópolis, SC |  E-mail: julianacarricosm@gmail.com
                          INTRODUÇÃO: O processo saúde-doença no idoso é caracterizado por múltiplos problemas, onde observamos geralmente a ocorrência
                          de doenças crônicas que permanecem por muitos anos; Com isso observamos que saúde do idoso precisa ser pensada possuindo como
                          eixos a integralidade da atenção e o trabalho interdisciplinar, que se trata de um exercício contínuo e requer a abertura de estratégias
                          inovadoras. OBJETIVOS: Essa intervenção propõe melhora na saúde geral do idoso através do trabalho interdisciplinar entre Educadores
                          Físicos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e Odontólogos. MÉTODOS: A intervenção será realizada no Núcleo de Estudos da Terceira
                          Idade (NETI), na Universidade Federal de Santa Catarina. Será feita uma avaliação de funcionalidade, chamada Indice de Katz para
                          inserção dos indivíduos no programa de intervenções. Os atendimentos serão realizados quinzenalmente, ao longo de um ano, havendo
                          revezamento entre Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e Odontólogos. Para avaliar a melhora na saúde geral do Idoso
                          será aplicada a Escala Visual Analógica de Dor e a Escala de Qualidade de Vida Short Form-36. RESULTADO: Espera-se através desse
                          programa de intervenção, melhora significativa em todas as sessões da Escala da Qualidade de Vida Short Form- 36, principalmente,
                          nas sessões relacionadas à questões psicológicas, muitos desses indivíduos passam a maior parte do tempo no NETI, não mantendo
                          grande contato com familiares e amigos. A intervenção busca, além do atendimento específico das áreas, uma integração entre os
                          participantes e proximidade com os profissionais e acadêmicos que a realizarão. CONCLUSÃO: Questões específicas de saúde são
                          indissociáveis da saúde como um todo. Destaca-se a importância do conhecimento das interações com o ambiente, fatores gerais do
                          indivíduo e condições culturais, pois geram impactos em aspectos específicos de saúde, fator que deve ser levado em consideração pelo
                          profissional de saúde. Referências: MOTTA, Luciana Branco da; CALDAS, Célia Pereira and ASSIS, Mônica de.A formação de profissionais
                          para a atenção integral à saúde do idoso: a experiência interdisciplinar do NAI - UNATI/UERJ. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008,
                          vol.13, n.4, pp. 1143-1151. ISSN 1413-8123. SAINTRAIN, Maria Vieira de Lima and VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza.Saúde bucal do
            ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
                          idoso: abordagem interdisciplinar. Ciênc. saúde coletiva[online]. 2008, vol.13, n.4, pp.1127-1132. ISSN 1678-4561. Palavras-chave:
                          trabalho interdisciplinar; idosos; fisioterapia; fonoaudiologia; odontologia; educação física.





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                        Benefícios da arte de contar histórias para o desenvolvimento
                        cognitivo, social, emocional e cultural da criança: uma proposta de
                        intervenção

                        AUTOR PRINCIPAL: Juliana Ribeiro Carriço  |  AUTORES: Paloma Ariana dos Santos; Vanessa Pereira Corrêa; Patricia Haas  |
                        INSTITUIÇÃO: Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina | Florianópolis - SC |  E-mail:
                        julianacarricosm@gmail.com
                          INTRODUÇÃO: Desde o nascimento a narrativa se mostra presente na vida da criança através dos pais, que lhes contam pequenas histórias
                          por meio de diferentes gêneros. Conforme a criança cresce, esta prática se torna ainda mais presente sendo frequentemente utilizada
                          nas creches e pré-escolas. São diversos os benefícios atribuídos à prática de contar histórias, dentre eles estão o desenvolvimento
                          da imaginação e incentivo a leitura, contribuição para o pensamento lógico, ampliação do repertório cultural e desenvolvimento da
                          linguagem. OBJETIVOS: Esta intervenção tem como proposta a contribuição, através do ato de contar histórias em um centro infantil
                          de Florianópolis, para o desenvolvimento da linguagem infantil, procurando mostrar a importância da inserção de histórias em salas de
                          aula, a fim de desenvolver a linguagem, a construção de conhecimentos e a estimulação da imaginação. MÉTODOS: A intervenção será
                          realizada no centro infantil público no município de Florianópolis no estado de Santa Catarina. O projeto possui como população alvo,
                          crianças 4 e 5 anos de idade que frequentem regularmente o centro infantil. Não poderão participar crianças fora da faixa etária ou
                          que encontrem-se incapazes de participar por restrições médicas. RESULTADO: Acredita-se que o ato de contar histórias contribua não
                          somente para o entretenimento das crianças, mas também para o desenvolvimento da linguagem, incentivo à leitura, além de aprimorar
                          o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural. Esclarecendo as vantagens e efetividades de se diversificar métodos para
                          melhorar o desempenho escolar de uma maneira dinâmica, sem custos e com a possibilidade de intervenção precoce caso alguma
                          dificuldade fonológica seja observada. CONCLUSÃO: O ato de contar histórias contribui para o desenvolvimento e ampliação da linguagem
                          da criança, trazendo benefícios diversos que contribuem para seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural. Referências:
                          MOTTA, Alessandra, et al. Contar histórias: uma proposta de avaliação assistida da narrativa infantil: Interação em Psicologia. Agosto,
                          2006. p. 157-167. GIRARDELLO, Gilka. Voz, presença e imaginação: a narração de histórias e as crianças pequenas. Poços de Caldas:
                          Minas Gerais, 2003.Palavras-chave: história; crianças; desenvolvimento infantil





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