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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 523
Fonoaudiologia: Nova perspectiva de atuação no ensino de jovens
e adultos
AUTOR PRINCIPAL: LETÍCIA DO NASCIMENTO SCHAVAREM | AUTORES: Amanda Rissetti Coelho, Carla Luana Gavronski Ferraz, Diennyfer D.
Rolim dos Santos | INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO | Irati-PR | E-mail: leticiaschavaren@hotmailcom
Caracterização do problema: Com um novo olhar para a saúde, o qual envolve a Promoção de Saúde e constitui práticas nesse setor
em diversos contextos sociais que atuem na melhoria da qualidade de vida, o compromisso da Fonoaudiologia com a população envolve
os sujeitos em suas relações sociais, culturais e políticas. Esse novo paradigma deve abranger diversos setores, como a educação, por
exemplo. A experiência que será relatada é com base nessa atuação intersetorial, entre saúde e educação, levando em conta as noções
de Promoção de Saúde. A visão da atuação da Fonoaudiologia no ambiente educacional ainda é voltada para práticas medicalizantes
e organicistas e o presente trabalho buscou estabelecer novas relações nesse espaço, especificamente, no Ensino de Jovens e Adultos
- EJA. As ações ocorreram dentro da prática de letramento, a partir dos gêneros discursivos e ações coletivas, propostas com base
nas vivências de cada aluno, buscando estabelecer nova relação dos alunos com a leitura e escrita e uma melhor qualidade de vida.
Descrição da experiência: As ações aconteceram em 2015, na escola Municipal P. W.. Foram realizados encontros quinzenais com a
turma do 1° ciclo da EJA, com a presença de quatro estagiárias, a professora da turma e nove alunos, de idades entre 18 e 58 anos.
No primeiro momento foi feito um encontro com as professoras e coordenadoras da EJA para que explicássemos qual era a proposta e
nosso objetivo. A partir do resgate das experiências individuais, foram desenvolvidas várias ações envolvendo leitura e escrita, entre elas,
a elaboração de um livro de receitas e dicas de cozinha, no qual os próprios alunos participaram ativamente do processo, escreveram
suas receitas, biografias e sumário. A partir dessa e de todas as outras propostas, os alunos se sentiram mais seguros e confiantes em
escrever e a participação da professora foi de extrema importância nesse processo. Efeitos alcançados: Com o trabalho realizado, foi
possível observar mudanças na relação dos alunos com as práticas de leitura e escrita, proporcionando efeitos significativos, como a
motivação em continuar com as práticas de leitura e escrita, por exemplo. Recomendações: Essa experiência salienta que é possível a
Fonoaudiologia Educacional se inserir em um espaço diferente, além de mostrar a possibilidade de uma nova forma de atuação dentro
da educação, contribuindo para nossa formação. Palavras-chave: Educação Nutricional, Educação em Saúde, Horta Escolar.
Referências bibliográficas: PENTEADO, R. Z; SERVILHA, E. A. M. Fonoaudiologia em saúde pública/coletiva: compreendendo prevenção
e o paradigma da promoção da saúde. Rev. Distúrbios da Comunicação. São Paulo, 2004. MACHADO, M. F. A. S; MONTEIRO E. M. L. M;
QUEIROZ D. T; VIEIRA N. F. C; BARROSO M. G. T. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS - uma
revisão conceitual. Ciênc. saúde coletiva [online] vol.12, n.2, 2007.
EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 528
Implantação de disciplina interprofissional na área de saúde
AUTOR PRINCIPAL: Edson Arpini Miguel | AUTORES: Adriana Albiero, Rozilda Alves | INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Maringá |
Maringá - PR | E-mail: arpinimiguel@gmail.com
A experiência decorrente dos Programas PET-Saúde e PRO-Saúde ofereceram um espaço para criação das disciplinas Atenção a Saúde
I e II, com o intuito de que os acadêmicos exercitem o trabalho em equipe e colaborem para fortalecer a rede de atenção. Na
Universidade Estadual de Maringá (UEM) agregamos os cursos da área de saúde com espaço na matriz curricular de forma obrigatória.
A implementação das disciplinas Atenção em Saúde I e II foi baseada e planejada com o objetivo de preparar o estudante para a prática
colaborativa por meio da aprendizagem em uma equipe interprofissional e desenvolvendo competências para este fim, baseado em
metodologias ativas de ensino e aprendizagem, tendo com cenários de ensino o Sistema Único Saúde (SUS) e as 21 Unidades Básicas de
Saúde de três municípios da região Noroeste do Paraná, matriciados pela UEM. Este contexto envolve cerca de 430 alunos matriculados
nos seguintes cursos: Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Psicologia e Educação Física. Foram capacitados 28
docentes e 22 profissionais do serviço, das Secretarias Municipais de Saúde. Os municípios envolvidos mantiveram 1 representante
de forma permanente durante os 24 meses de elaboração das disciplinas citadas. Utilizando de um modelo problematizador, cada
grupo de até 10 estudantes é supervisionado por um docente/tutor, acompanhado pelo preceptor/profissional do serviço. É com esta
perspectiva que a UEM almeja a reorientação do modelo educacional avançando nos processos de ensino junto aos serviços de saúde
e a comunidade para o fortalecimento do SUS.
Referências: Feuerwerker, L.C.M. Gestão dos processos de mudança na graduação em medicina. In Educação médica em transformação.
MARINS, J.J.N.(org.) São Paulo: Hucitec, 2004 BRASIL. Ministério da Saúde. Pró-saúde: programa nacional de reorientação da formação
profissional em saúde / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005. Diretrizes Curriculares
Nacionais Ministério da Educação (ME/CNE, res. nº. 3, 2014) Campos, MAF. Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina
de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação. Rev. bras. educ. med. vol.32 no.1
Rio de Janeiro Jan./Mar. 2008 Santos, Julio Cesar Furtado dos Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do
professor. Porto Alegre. Ed. Mediação, 2008. Educação baseda na comunidade para profissões da saúde: aprendendo pela experiencia
brasileira. Org Valdes Bollela, Ana Claudia CG Germani, Henry de Holanda Campos, Eliana Amaral et al. Ribeirão Preto, SP. FUNPEC –
Editora, 2014. Palavras-chave: Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Saúde na Comunidade; Problematização; Currículo.
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