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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade   TRABALHO 425

                Relato de experiência da atuação profissional em Residência
                Multiprofissional em Saúde da Família

                 AUTOR PRINCIPAL: Larissa Sayuri Setoguchi |  AUTORES: Fabiana Rodrigues De Freitas; Juliana Russo; Renata Cristina Soares  |
                 INSTITUIÇÃO:  Secretaria Municipal Da Saúde De Curitiba | Curitiba  -PR  |  E-mail:  larissasetoguchi@hotmail.com
                   No Brasil, a graduação em saúde visa a formação profissional generalista. Dessa forma, o interesse pela especialização nas diferentes
                   áreas tem crescido nos últimos anos. Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), a partir da promulgação da Lei n°
                   11.129 de 2005, consolidaram-se como especialização em saúde, com o intuito de promover mudanças e qualificação à formação dos
                   profissionais, preenchendo uma lacuna deixada pela graduação. Consideram as questões que envolvem o processo de ensino-aprendizagem,
                   como os conteúdos e estratégias didáticas, através de conhecimentos e práticas que implicam num modo específico de intervir em saúde,
                   realizando mudanças no modelo de atenção hegemônico instituído nos serviços de saúde, o qual ocorre por meio de práticas convencionais
                   que têm demonstrado falta de resolutividade dos sistemas de saúde. Para tal, utilizam as metodologias ativas e participativas e educação
                   permanente. Nossa experiência como residentes de enfermagem, psicologia e odontologia atuando junto ao serviço público de saúde de
                   Curitiba tem mostrado que a qualificação na formação profissional em Saúde da Família resulta em práticas e condutas diferenciadas, as
                   quais contribuem para melhorias na qualidade do atendimento à população e atuação em equipe multiprofissional. Além disso, a educação
                   permanente nos serviços que nos recebem têm tido maior visibilidade após nosso ingresso como profissionais residentes. Os preceptores
                   e demais profissionais do serviço também se envolvem e demonstram interesse na busca por conhecimentos, seja por meio de reflexões
                   ou discussões, que auxiliam e aprimoram sua prática profissional. Esse aprendizado tem sido propiciado por meio do estímulo à atuação
                   interdisciplinar da equipe multiprofissional e do planejamento no enfrentamento dos problemas de saúde em um território delimitado.
                   Nesse contexto, consideramos a implementação de algumas estratégias para aprimorar a formação e a construção do conhecimento
                   interdisciplinar, através de conteúdos teóricos que possibilitem a discussão multiprofissional, ressaltando a importância na identificação de
                   competências gerais e específicas por categoria profissional, uma vez que a implementação da RMSF em Curitiba é recente e necessita
                   ser institucionalmente fortalecida, através do estabelecimento de políticas setoriais, intersetoriais e de recursos humanos que propiciem a
                   reorganização dos serviços de saúde onde os profissionais formados possam ser inseridos.  Referências: Presidência da República (BR). Lei
                   n. 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude
                   – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nos 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá
                   outras providências. Diário Ofi cial da União [da] República Federativa do Brasil, 2005 jul. 1;142(125 Seção 1):1-2. Rodrigues CDS, Witt RR.
                   Competencies for Preceptorship in the Brazilian Health Care System. J Educ Contin Nurs. 2013, 44(11):507-515. Silva JC, Contim D, Ohl
                   RI, Chavaglia SR, Amaral EM. Percepção dos residentes sobre sua atuação no programa de residência multiprofissional. Acta Paul Enferm.
                   2015; 28(2):132-138. Silva RM, Goulart CT, Lopes LFD, Serrano PM, Guido LA. Estresse e hardiness entre residentes multiprofissionais
                   de uma universidade pública. Rev Enferm UFSM. 2014; 4(1):87-96. Palavras-chave: Residência Multiprofissional em Saúde; Saúde da
                   Família; Educação


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                 Vivências da Residência Multiprofissional em Saúde da Família
                 em Londrina - PR em 2015


                 AUTOR PRINCIPAL: Natalia Schuh Mariano Da Silva |  AUTORES: Ana Márcia Mieko Yamaoka Oshima, Evelyn Braun, Luisa de
                 Albuquerque Philippsen Camargo, Tatiane da Silva Prado |  INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Londrina- UEL| Londrina - PR  |  E-mail:
                 nataliaschuh@hotmail.com
                   A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) está inserida em Londrina desde 2008. Foi uma das estratégias implementadas
                   visando qualificar a Atenção Básica para atender os princípios e diretrizes do sistema único de saúde. É composta pelas seguintes
                   categorias profissionais: Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. A RMSF traz
                   contribuições para universidade, para o serviço municipal de saúde e para a sociedade. Nesta perspectiva, em 2015 a RMSF desenvolveu
                   várias atividades em seu território de atuação. Foi executado o grupo de atividade física, coordenado pela profissional da educação física
                   com o objetivo de promover saúde e reabilitação através da prática de educação física e outros hábitos saudáveis. Também coordenado
                   por esta profissional foi implantado o grupo de ginástica laboral, este com objetivo de incentivar os funcionários à prática de atividade
                   física e a prevenir as principais patologias associadas as atividades laborais. Também foi realizado o grupo de diabetes, este contou com
                   a participação dos profissionais da nutrição, enfermagem e farmácia, foi destinado a pacientes com diabetes com o objetivo de trazer
                   informações sobre a patologia e incentivar o autocuidado. Outro grupo vivenciado foi o de fisioterapia, este atendeu pacientes com dores
                   crônicas com o objetivo de reabilitar e promover melhora da dor. Também foi implantado o grupo nutrição e movimento, contou com a
                   participação da nutrição, educação física e psicologia com o objetivo de promover alimentação saudável e a prática de atividade física para
                   prevenção e controle do sobrepeso/obesidade e outras comorbidades associadas. Outro grupo vivenciado foi o de tabagismo, contou com
                   participação multiprofissional e teve por objetivo o controle do tabagismo, cessação do uso e redução de danos. Também foi oferecido grupo
                   para terceira idade e beneficiários do bolsa família, estes coordenados pela assistente social com o intuito de garantir informação e promover
                   interação aos participantes. Além de todas atividades em grupo, a RMSF também realizou atividades de educação em saúde em diversos
                   cenários, dentre eles escolas, creches, empresas, órgãos públicos e na própria comunidade. Através de todas estas ações, foi possível criar
                   vínculos com a comunidade e promover saúde e informação a população. O retorno de todo trabalho foi reconhecido pelos participantes e
                   serviram de incentivo aos profissionais que atuaram.Referências: BRASIL.Lei n°8080, de 19 de setembro de 1990.Brasília, DF: [s.n],1990.
                   Disponível em:  Acesso em: 29 abr. 2016. Palavras-chave: Residência Multiprofissional, Atenção básica, Educação em saúde

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