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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade   TRABALHO 415

                        Agosto Azul: atuação de residentes em saúde da família da UEL
                        na atenção à saúde do homem

                        AUTOR PRINCIPAL: Henrique Abe Ogaki|  AUTORES: Amanda Junqueira Rossetto; Tiago de Oliveira Chaves; Bárbara Vieira Pimentel;
                        Caroline Delmaschi Ramos |  INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Londrina - UEL  | Londrina - PR|  E-mail: hike.xd@hotmail.com
                          Em 2009, o Ministério da Saúde instituiu no âmbito do Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Atenção Integral em Saúde do
                          Homem, devido aos altos índices de morbimortalidade dessa população. Tal política objetiva promover a melhoria das condições de
                          saúde da população masculina a partir de ações que facilitem e ampliem o acesso aos serviços de saúde por parte dessa população
                          (BRASIL, 2009). Nesse sentido, em 2012, foi instituído no Estado do Paraná que o mês de agosto seria destinado à realização de ações
                          preventivas que visem à saúde integral da população masculina, denominado de “Agosto Azul” (PARANÁ, 2012). Este trabalho objetiva
                          apresentar uma campanha realizada pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Universidade Estadual de Londrina,
                          em parceria com uma UBS do município de Londrina, no ano de 2015 com o intuito de atender à essa demanda. O público alvo
                          foram Policiais Militares do 5° Batalhão da Policia Militar do Paraná (PMPR), por serem o maior contingente do sexo masculino. Foram
                          desenvolvidas ações de promoção, prevenção e educação em saúde, como orientações de Atividade Física e Alimentação Saudável;
                          Saúde sexual; Saúde bucal e Tabagismo; Estresse no trabalho; Aferição de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, Teste rápido de HIV, sífilis
                          e hepatite B e C e doação de sangue. Essa campanha atingiu aproximadamente 200 policiais e percebeu-se que a maioria estava com
                          os parâmetros avaliados alterados, constatando-se que falta um cuidado com a própria saúde entre tais trabalhadores. Nesse contexto,
                          vê-se a necessidade de que os homens, de forma geral, se conscientizem e busquem hábitos de vida considerados saudáveis e estejam
                          atentos à sua saúde, realizando exames e consultas periódicas. Ademais, abordá-los no local de trabalho permitiu a aproximação do
                          serviço de Atenção Básica, de forma a orientar e incentivar a busca pelo autocuidado.Referências: BRASIL. Ministério da Saúde.
                          Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do
                          Homem: Princípios e Diretrizes. Brasília, 2009. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.944, de 27 de agosto de 2009. Institui no
                          âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Brasília, 2009. PARANÁ. Lei nº
            ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
                          17.099, de 28 de março de 2012. Institui o mês “Agosto Azul”, dedicado ao desenvolvimento de ações que visem à integralidade da
                          saúde do homem. Curitiba, 2012.Palavras-chave: saúde do homem, autocuidado





                        EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade   TRABALHO 416

                        Formação do estudante de uma universidade pública na
                        assistência aos pacientes portadores de feridas: três décadas de
                        integração entre ensino, serviço e comunidade.

                        AUTOR PRINCIPAL: Nathalia Jung Ferreira |  AUTORES: Crysthianne Cônsolo De Almeida Baricati, Mara Cristina Nishikawa Yagi, Marcia
                        Eiko Karino, Maria Clara Giório Dutra Kreling. |  INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Londrina - UEL  | Londrina - PR|  E-mail: nathalia_
                        jferreira@hotmail.com
                          O curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL) implantado na década de 70, tem desenvolvido vários projetos
                          de extensão com o propósito de capacitar estudantes para melhor atender às necessidades da população. Dentre estes destaca-se
                          o ambulatório de feridas fundado no ano de 1982 que visa atender indivíduos portadores de feridas referenciados pelas unidades de
                          saúde. Este projeto tem como propósito melhorar a qualidade de vida do portador de feridas, propiciar condições favoráveis para a
                          cura da lesão e orientar para o autocuidado1. Em relação ao estudante, garantir a aprendizagem continuada na assistência de modo
                          interdisciplinar e multiprofissional e desenvolver o conhecimento técnico-científico, de forma ética, por meio de atendimentos, estudos
                          clínicos e de pesquisas. Este trabalho objetiva contextualizar e caracterizar o projeto de extensão do ambulatório de feridas da UEL,
                          nos seus mais de 30 anos de implantação. Os resultados do projeto foram: participação de 1600 alunos dos cursos de graduação de
                          enfermagem, medicina e serviço social; 289 bolsistas; 12 docentes; 2 alunos de pós-graduação; 23 colaboradores; atuação no Hospital
                          Universitário (HU), ambulatório de especialidades do HU e unidades básicas de saúde. Ocorreram 26378 atendimentos e produzido
                          cerca de 90 trabalhos científicos. Os pacientes têm reconhecido o projeto como espaço de aprendizagem, não somente aos alunos, mas
                          a si mesmos, no que se concerne à assistência que envolve a técnica de curativos e orientações para o autocuidado. Os alunos têm
                          ressaltado a importância do projeto, por ser oportunidade de atuação ética e interdisciplinar no cuidado aos portadores de feridas, para
                          além da grade essencial do curso. Contudo, é reconhecida a amplitude do projeto visto ao período de sua atuação, o grande número de
                          envolvidos e como espaço de possibilidades de aprofundamento científico abordando o indivíduo portador de ferida de forma holística.
                          Tenciona-se à necessidade de repensar o projeto de forma crítica, reforçando suas potencialidades, fortalecendo suas fragilidades e
                          dando abertura para novas ideias de atuação. Referências:1. Universidade Estadual de Londrina, Sistema de consulta de projetos
                          em pesquisa - UEL. Disponível em: https://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/prj/pes/index.php&pagina=pes_pdf_
                          pesquisascadastradas.php&p_link=4#. Acesso em: 30 de abril de 2016 Palavras-chave: Projeto de extensão; Feridas; Histórico




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