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EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 402
O ensino em tubeculose como perspectiva para a Reorientação
da assistência em um Município de fronteira internacional
AUTOR PRINCIPAL: Regiane Bezerra Campos | AUTORES: Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho; Oscar Kenji Nihei; Pedro Fredemir
Palha; Tereza Cristina Scatena Villa | INSTITUIÇÃO: Centro de Educação, Letras e Saúde - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
(UNIOESTE) - Campus de Foz do Iguaçu | Foz do Iguaçu-PR | E-mail: regfac@gmail.com
Introdução A tuberculose (TB), doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, é uma condição crônica de saúde que exige um sistema de
atenção à saúde com resposta proativa e contínua (MENDES, 2011). Neste contexto, ressalta-se a importância do reforço da comunicação
institucionalizada e informatizada, o fortalecimento do trabalho em equipe, a educação em saúde e a consolidação do vinculo entre os profissionais
e usuários (CONTERNO e LOPES, 2013). Objetivo Avaliar a atenção à TB na atenção primária à saúde no município de Foz do Iguaçu-PR, tendo
o ensino como perspectiva para a reorientação da assistência. Método: Estudo descritivo, quantitativa-exploratório, realizado em 28 unidades de
saúde, com amostra de 105 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e ACS). Utilizou-se o questionário do MacCooll
Institute for Health Care Innovation de avaliação do controle da TB, validado no Brasil (Villa; 2013). Os parâmetros de interpretação dos resultados
foram: de 0 e 2 capacidade limitada; de 3 e 5 capacidade básica; de 6 e 8 capacidade razoável e de 9 e 11 capacidade ótima. Resultados:
Destacaram-se como pior desempenho os seguintes aspectos do cuidado com a TB: 1) Articulação da unidade de saúde e portadores de TB com
as organizações da comunidade com 1,6 ± 2,9 (Média ± DP); 2) Capacitação dos profissionais de saúde para a atenção à TB com 4,0 ± 3,5;
3) Trabalho em equipe para o controle da TB com 5,3 ± 2,5; e 4) Informações aos portadores de TB em relação ao seu plano de cuidado com
5,4 ± 2,0. Os melhores desempenhos do sistema de saúde avaliado referiram-se aos seguintes itens: 1) Estratégias para melhoria da atenção à
TB com 7,4 ± 2,3; 2) Monitoramento das metas e do plano de cuidado para os portadores de TB com 6,9 ± 2,1; 3) Organização da atenção à
Tuberculose apresentou-se com 6,2 ± 1,5; e 4) Recomendações do Ministério da Saúde para o controle da TB e desenho do sistema de prestação
de serviços com 6,9 ± 2,8. Conclusão: Conclui-se que o desempenho evidenciado sugere a necessidade de capacitação de profissionais, assim
como de criação de diretrizes e políticas de controle da TB na APS e no SUS, focalizando a gestão da condição crônica. Referências: CONTERNO,
S. F. R.; LOPES, R. E. Inovações do século passado: origens dos referenciais pedagógicos na formação profissional em saúde. Trab. Educ. Saúde,
ANAIS 3º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA - 2ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
Rio de Janeiro, v. 11 n. 3, p. 503-523, set./dez. 2013. MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. 2 ed. Brasília: Organização Pan-Americana da
Saúde. 2011. 549 p VILLA, T. C. S. 2013. Projeto de Pesquisa: Tuberculose: análise dos pontos de estrangulamento da atenção para controle da
doença em municípios das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil. Chamada: Chamada MCTI/CNPq/MS-SCTIE - Decit N° 40/2012 - Pesquisa
em Doenças Negligenciadas Processo: 404073/2012-3. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Tuberculose; Ensino; Áreas de fronteira.
EIXO TEMÁTICO: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade TRABALHO 404
Atenção básica como campo de teórico-prático do curso de
enfermagem: a importância da interação entre profissionais e
estudantes
AUTOR PRINCIPAL: Clenise Liliane Schmidt | AUTORES: Karen Cristina Kades Andrigue | INSTITUIÇÃO: Universidade Comunitária da
Região de Chapecó - Unochapecó | Chapecó-SC | E-mail: clenise@unochapeco.edu.br
Caracterização do problema: durante o processo de formação do enfermeiro, os serviços de Atenção Básica (AB) representam importantes campos
de prática, possuindo características relevantes para o fortalecimento do processo de ensino. Em atenção a isso, objetiva-se contextualizar esses
aspectos na interação ensino-serviço durante as vivências teórico-práticas (TP) na AB. Fundamentação teórica: a AB é composta de práticas
multiprofissionais, colaborando para a desfragmentação e reorganização do serviço. Nela, a articulação e a integração das diferentes áreas de
formação possibilitam uma maior resolutividade das ações de saúde. Inseridos neste contexto, discentes e profissionais se corresponsabilizam
pelos problemas de saúde e fortalecem a assistência. Descrição da experiência: o curso de graduação em Enfermagem da Universidade
Comunitária da Região de Chapecó, visando qualificar o ensino, promove momentos TP na AB. Com isso, os discentes participam de práticas
de promoção, prevenção e recuperação da saúde, compreendendo o processo de territorialização, identificação dos condicionantes de saúde,
vulnerabilidades e potencialidades do serviço, e, especialmente, interagindo com usuários e trocando experiências com profissionais de diferentes
áreas de formação. No entanto, é comum o discente vivenciar ansiedade e insegurança para executar procedimentos, atendimentos e consultas
de enfermagem. Observou-se que a aproximação com o serviço, a criação e fortalecimento de vínculos e confiança entre profissionais e discentes
tem contribuído para o desenvolvimento de habilidades e a superação destas fragilidades. Efeitos alcançados: a integração ensino-serviço, vem
permitindo o fortalecimento do papel do enfermeiro na AB, repercutindo no contexto de saúde do território, já que as ações desenvolvidas são
planejadas, organizadas e compartilhadas entre os pares. O compartilhamento de responsabilidade dos problemas de saúde integrou o ensino ao
serviço e contribuiu com a condução da demandas apresentadas. Porém, ressalta-se que em cenários onde houve menor interação com a equipe,
o discente focou-se em atividades pontuais e fragmentadas. Recomendações: a inserção precoce dos discentes, nos serviços de AB bem como
a receptividade desta, vem permitindo ações de sucesso. Desta forma, frisa-se a importância de realizar atividades que promovam e facilitem
a interação ensino e serviço, fortalecendo vínculos de confiança e a troca de experiências. Referências: Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG,
Silva JAMS, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev. esc.
enferm. USP, São Paulo, 2013: 47 (4). p. 977-983. Goulart BNG, Chiari BM. Humanização das práticas do profissional de saúde: contribuições para
reflexão. Ciênc. saúde coletiva. 2010: 15 (1). p. 255-268. Barlem JGT, Lunardi VL, Lerch BE, Barlem ELD, Bordignon SS, Zacarias CC, Lunardi Filho
WD. Fragilidades, fortalezas e desafios na formação do enfermeiro. Esc. Anna Nery . 2012: 16( 2 ). p. 347-363. Dias CV. Percepções de estudantes
sobre comunicação em saúde: implicações para a atuação profissional. [Dissertação]: Universidade de Brasília, Brasília, 2011.Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Saúde Pública.
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