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EIXO TEMÁTICO: Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde           TRABALHO 160

                  Aplicabilidade para enfermagem do módulo online DOCCOM:
                  comunicação para o trabalho em equipe


                  AUTOR PRINCIPAL: Tatiane Angélica Phelipini Borges  |  AUTORES: Marli Terezinha Oliveira Vannuchi; Suely Grosseman  |  INSTITUIÇÃO:
                  Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal de Santa Catarina  |  Londrina-PR, Florianópolis-SC  |  E-mail: tphelipini@hotmail.com

                   Este estudo avança no campo de reflexão do emprego de estratégias inovadoras, viáveis, com tecnologias e recursos digitais para o aprimoramento
                   do ensino-aprendizado de habilidades e competências para o trabalho em equipe de excelência no cenário da área da saúde, mas especificamente,
                   no da enfermagem, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Levando em consideração a importância do trabalho em equipe efetivo
                   para os melhores resultados na atenção à saúde e formação profissional 1. Um desses recursos é o DocCom, objeto deste estudo, que é uma
                   plataforma online desenvolvida por uma equipe de professores americanos vinculados à American Academy on Communication in Heatlhcare e à
                   Drexel University College of Medicine (DREXELMED) da Philadelphia – USA. Ela contém 42 módulos para o ensino-aprendizagem de habilidades
                   de comunicação em saúde, sendo que foi utilizado um deles, o 38. Contêm recursos de multimídia, que incluem teoria baseada em evidências
                   e demonstrações em vídeos, os quais devem ser utilizados em integração com discussões em grupos e role-plays 2. Realizou-se uma pesquisa
                   metodológica aplicada de cunho exploratório-descritivo na abordagem qualitativa e compreensiva, que se deu em quatro etapas, a primeira:
                   adaptação transcultural de questionários cognitivos, vídeos e textos do módulo 38, realizada com 22 participantes (docentes e ex-residentes);
                   as outras três: avaliação pré-intervenção, intervenção e avaliação pós-intervenção foi realizada com 16 residentes em Gerência dos Serviços
                   de Enfermagem, todos de uma Universidade do norte do Paraná. Na pré-intervenção aplicou-se dois questionários, um para avaliar o perfil dos
                   participantes e outro questionário com cinco questões abertas sobre o assunto em questão. A intervenção contou com três encontros, no qual
                   foi realizada discussão grupal sobre os assuntos abordados no módulo 38, guardando correlação com as atividades profissionais. Para fazer a
                   síntese dos conteúdos, eles recebiam uma situação problema que retratasse os conteúdos discutidos para refletirem e realizarem o role-play. Na
                   pós-intervenção aplicou-se as mesmas cinco questões iniciais, ressaltando que as questões fazem parte do módulo. Conclui-se que o módulo 38,
                   além de contribuir para desenvolvimento e aprimoramento do pensamento crítico do residente, apresentou-se como um método ativo de se refletir
                   a prática do enfermeiro com questões relativas à gestão do cuidado que permeiam o cotidiano do processo de trabalho da enfermagem. Palavras-
                   chave: Enfermagem. Trabalho em Equipe. Comunicação. Ferramenta Informatizada. Habilidade e Competência.
                   Referências: 1- SPAGNOLETTI, Carla et al. Implementation and evaluation of a web-based communication skills learning tool for training internal
                   medicine interns in patient doctor communication. J Commum Healthcare, v. 2, I. 2, p. 159-72, 2009. 2- AMERICAN ACADEMY ON COMMUNICATION
                   IN HEALTHCARE, Drexel University College of Medicine. DocCom, version 6. 2010.


                 EIXO TEMÁTICO: Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde           TRABALHO 162


                  O Processo de Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em
                  um Hospital Público de Alta Complexidade: um Relato de Experiência

                  AUTOR PRINCIPAL: Isis Saraiva Jabbur  |  AUTORES: Natália Naome Oshiro  |  INSTITUIÇÃO: Hospital de Clínicas da Universidade
                  Federal do Paraná  |  Curitiba-PR  |  E-mail: isis_sara@hotmail.com

                   Introdução: O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma importante ferramenta de registro dos dados do paciente, e seu uso tem sido
                   associado à redução de erros e aumento da segurança dos processos assistenciais. No entanto, para que sua implantação tenha sucesso, é
                   necessário que os usuários sejam envolvidos e participem ativamente deste processo. Objetivos: Relatar a vivência da equipe de enfermagem
                   durante o processo de implantação do PEP em um Serviço de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (STMO). Metodologia: Trata-se
                   de um relato de experiência da observação realizada no STMO de um hospital universitário público de grande porte que presta serviços de alta
                   complexidade. A equipe de enfermagem é composta por 40 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem e 4 auxiliares de enfermagem. Resultados:
                   O STMO foi escolhido como unidade piloto para implantação do PEP, estando a conclusão para todo o hospital prevista dentro do prazo de um
                   ano. Não foi adotada a assinatura eletrônica, sendo necessária a impressão dos registros para assinatura manual, e não existe até o momento
                   integração com setores como Laboratório, Farmácia e Centro Cirúrgico, estando estes ainda vinculados ao sistema que será descontinuado com a
                   implantação do PEP. Em outubro de 2015 houve a primeira reunião com a equipe de enfermagem, seguida por treinamento prático de toda a equipe
                   no mesmo mês, com carga horária de 3 horas. Foram instalados 4 novos computadores, totalizando 7 equipamentos, para atendimento da nova
                   demanda. O PEP foi implantado em novembro de 2015, quando os profissionais consultores do software estiveram presentes por duas semanas,
                   em todos os turnos, a fim de esclarecer dúvidas e identificar pontos de melhoria. Foram realizadas adaptações em algumas funcionalidades do
                   sistema para atendimento de necessidades do serviço, e periodicamente são realizadas reuniões para acompanhamento. Houve a percepção
                   de importantes melhorias, principalmente com relação à segurança do paciente, embora tenha sido apontada como ponto negativo a ausência
                   de redução do consumo de papel. Conclusão: A adoção ao PEP foi bem recebida pela equipe de enfermagem e colaborou para a melhoria da
                   qualidade da informação e segurança do paciente. No entanto, a privação da assinatura eletrônica é um ponto negativo expressivo, devendo ser
                   considerada futuramente. Palavras-chave: Sistemas Computadorizados de Registros Médicos. Informática em Enfermagem.
                   Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Informação e Informática em Saúde – Proposta Versão 2.0. Brasília, 2004. GODOY,
                   J. S. M, . O Uso do Prontuário Eletrônico por Enfermeiros em Unidades Básicas Brasileiras. Journal of Health Informatics. 2012 Jan-Mar 4(1): 3-9.
                   JENAL, S.; ÉVORA, Y. D. M. Revisão de Literatura: Implantação de Prontuário Eletrônico de Paciente. Journal of Health Informatics. 2012 Out-Dez
                   4(4): 176-81.


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