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EIXO TEMÁTICO: Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde           TRABALHO 285

                  Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para
                  a capacitação da gestão em saúde bucal no curso de
                  graduação e pós-graduação em Odontologia


                  AUTOR PRINCIPAL: Nathália de Albuquerque  |  AUTORES: Josely Emiko Umeda, Raquel Sano Suga Terada, Luiz Fernando Lolli,
                  Mitsue Fujimaki  |  INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Maringá  |  Maringá-PR  |  E-mail: nattialbuquerque23@gmail.com

                   A utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC) vem trazendo uma melhor comunicação, interatividade e vivência
                   do processo educativo, estimulando o desenvolvimento da inteligência coletiva e autoaprendizagem. Esse trabalho tem por objetivo
                   relatar o uso das TIC como ferramenta para a capacitação sobre gestão em saúde bucal de alunos da graduação e pós-graduação da
                   Odontologia da Universidade Estadual de Maringá, visando prepará-los para atuar no SUS para uma atenção à saúde bucal resolutiva
                   pelo fortalecimento das redes de atenção à saúde. Foram utilizadas as ferramentas do Google para a construção de 6 módulos sobre
                   gestão, nas seguintes temáticas: Módulo 1(Acesso a internet e suas Ferramentas de Comunicação e Instrumento de Diagnóstico
                   da Gestão Local); Módulo 2(Construção das Redes de Atenção, Diagnóstico e Planejamento em Saúde e Avaliação e Sistemas de
                   Informação em Saúde); Módulo 3(Financiamento e orçamento em saúde e Infraestrutura física e materiais); Módulo 4(Estratégia Saúde
                   da Família, Intersetorialidade, Clínica Ampliada e Protocolos); Módulo 5 (Avaliação do desempenho individual do trabalhador e Educação
                   Continuada em Saúde e Trabalho em Equipe Interdisciplinar); Módulo 6(Criatividade, iniciativa, motivação e inovação, Equipe auxiliar e
                   Integração ensino-serviço). O primeiro encontro foi presencial e os 6 módulos foram à distância, com o estudo de conteúdos on-line,
                   preenchimento de exercícios e encontros virtuais semanais para discussão e troca de experiências por meio do Google Hangout. Além
                   disso, os alunos elaboraram as propostas de intervenção pensando em problemas do cotidiano do trabalho no SUS para a melhoria
                   da gestão e qualidade da atenção. Os alunos apontaram os conteúdos estudados como fundamentais para o trabalhador do SUS e
                   demonstraram maior consciência sobre o papel do profissional da Odontologia nas equipes multiprofissionais e mostraram uma atitude
                   positiva e domínio do uso das TIC como instrumento de ensino e aprendizado de forma autônoma. Conclui-se que a utilização das TIC
                   pode ser considerada uma estratégia viável para disseminar e construir coletivamente a motivação, consciência e responsabilidade para
                   uma gestão compartilhada em função do dinamismo, espaço para estudo, discussão, construção e busca de soluções inovadoras para
                   os problemas complexos da atualidade. Referências: A.E. HADDAD “Brazilian Experience in Telehealth Brazil Program.” In: Gold Book
                   50º Congresso Científico do HUPE. eBook. Tecnologia em Educação e Saúde. 2012. http://www.telessaude.uerj.br/goldbook/artigos.
                   HANDAL B, GROENLUND C, GERZINA T. Academic perceptions amongst educators towards eLearning tools in dental education. Int Dent J.
                   61(2):70-5. 2011. FONTANELLA, VRC, SCHARDOSIM, M, LARA, MC. Tecnologias de informação e comunicação no ensino da Odontologia;
                   Revista da ABENO. v.7, p. 67- 81, 2007. Palavras-chave: Educação em saúde. Tecnologia da informação. Educação á distância.


                 EIXO TEMÁTICO:  Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde          TRABALHO 353

                  10 Anos de tratamento multiprofissional da obesidade:
                  relato de experiência

                  AUTOR PRINCIPAL: Caroline Ferraz Simões  |  AUTORES: Ronano Pereira Oliveira, Jane Maria Remor, João Carlos Locateli,
                  Nelson Nardo Junior  |  INSTITUIÇÃO: Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO)/ Universidade Estadual de
                  Maringá (UEM)  |  Maringá-PR  |  E-mail: carol_ferrazs@hotmail.com

                   As doenças crônicas não transmissíveis representam os maiores gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) e são responsáveis pelo
                   maior número de mortes e incapacitação funcional no Brasil, representando cerca de 72% dos óbitos (SCHMIDT, 2011). O número de
                   internações, procedimentos cirúrgicos e uso de medicamentos aumentam progressivamente com o envelhecimento populacional e
                   o sedentarismo, situação evidente na população de baixa renda e escolaridade. Diante disso, alternativas terapêuticas e preventivas
                   precisam ser implementadas e testadas (SIMÃO, et al. 2013). O Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO), vinculado
                   ao Departamento de Educação Física e ao Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá, coordenado pelo Dr. Nelson
                   Nardo Junior, vem atuando nesse sentido desde o ano de 2005. Com foco no tratamento multiprofissional da obesidade, criou e vem
                   aprimorando o “Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade (PMTO)” financiado pelos editais PPSUS, chamadas 08-2009
                   e 04-2013, da Fundação Araucária. O NEMO já atendeu mais de 500 crianças e adolescentes com excesso de peso que participaram
                   do PMTO, cujo objetivo geral é promover aos participantes mudanças nos hábitos alimentares e de atividade física com base na teoria
                   cognitivo-comportamental. O PMTO é realizado três vezes na semana, com duas horas diárias, sendo uma hora destinada à prática
                   de atividade física supervisionada e outra para intervenções teóricas de nutrição, psicologia e educação física, por um período de 16
                   semanas, podendo se estender por 32. O PMTO tem promovido melhoras nos parâmetros de saúde: redução da gordura corporal, fatores
                   de risco cardiometabólicos, aumento da massa magra, taxa metabólica, nível de atividade física, melhora da aptidão física, qualidade de
                   vida, percepção da imagem corporal, estado nutricional, perfil hemodinâmico, motivação para prática de exercícios físicos, entre outros
                   parâmetros. Em consonância com a portaria 424/2013-MS, o NEMO/HUM/UEM é um centro de excelência destinado ao diagnóstico,
                   prevenção e tratamento da obesidade e comorbidades associadas. Referências: SCHMIDT. Doenças crônicas não transmissíveis no
                   Brasil: carga e desafios atuais. Lancet, p. 61–74, 2011. SIMÃO, A. F., et al. I Diretriz brasileira de prevenção cardiovascular. Arq bras de
                   cardio, p.1-63, 2013. Palavras-chave: Tratamento Multiprofissional. Obesidade. Atividade física.
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