Page 269 - ANAIS_3º Congresso
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EIXO TEMÁTICO: Planejamento e Gestão em Saúde                              TRABALHO 447
                A regulação do acesso em um município do interior do Paraná


                 AUTOR PRINCIPAL: Elisabeth nascimento lira |  AUTORES: Regina maura diniz  |  INSTITUIÇÃO: Prefeitura municipal de guarapuava |
                 Guarapuava-PR |  E-mail: lis11sul@yahoo.com.br
                   No início de 2016 foi identificado pela Secretaria de Saúde de nosso município uma demanda reprimida considerável de consultas
                   em Especialidades, de 2010 a 2014,que seriam realizadas por prestador tipo Consórcio. O número correspondia a aproximadamente
                   30.000 usuários, em 18 especialidades. O Consórcio não estava conseguindo atender o volume de consultas por razões diversas, muito
                   embora tenha realizado mutirões de especialidades em várias Unidades Básicas de Saúde. O Departamento de Regulação Avaliação
                   Controle e Auditoria Municipal (DRACA),deflagrou ações buscando agilizar este processo. Para Merhy (2005),a superação do modelo
                   médico hegemônico implica no gerenciamento das organizações de saúde de modo mais coletivo, com ordenamento organizacional
                   coerente de ações em saúde voltadas para uma lógica usuário-centrada,que permite a construção de vínculos e compromissos estreitos
                   entre trabalhadores e usuários por intervenções tecnológicas em saúde, conforme necessidades individuais e coletivas”. Na portaria
                   1599-GMS(01/08/08), ficam claras as ações e dimensões de atuação dos serviços de regulação a serem ofertados à população, que
                   norteiam as ações de acesso ao usuário. Para otimização da fila de espera, foram tomadas medidas para garantir o atendimento do
                   usuário, através de ações ordenadas num processo de trabalho em equipe. As equipes das UBS foram capacitadas para iniciar o trabalho
                   de qualificação, seguindo instrumentos elaborados pelo DRACA (ficha de qualificação individual, termo de desistência e relação de
                   pacientes por especialidade, entre outros). Estes deveriam ser utilizados pela equipe, sendo o agente comunitário de saúde o principal
                   agente da ação, proposta inicialmente para ser efetuada em um mês, para 4 especialidades, e quatro meses para o cumprimento total
                   da ação.O resultado não se mostrou homogêneo ao final da primeira semana, mas ao final do primeiro mês obtivemos aproximadamente
                   30% de fichas qualificadas. O trabalho de encaminhamento ao consórcio vem sendo realizado em paralelo e muitas consultas foram
                   viabilizadas nas quatro especialidades onde o consórcio sinalizou haver ofertas de consultas em número suficiente. Consideramos a
                   experiência exitosa e atribuímos ao planejamento, à adesão da equipe e à organização do processo de trabalho o sucesso desta ação.
                   Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.559, de 1 de agosto de 2008. Institui a Política Nacional de Regulação do
                   Sistema Único de Saúde/SUS. Brasília, DF, 2008. Merhy E.E. SAÚDE: A CARTOGRAFIA DO TRABALHO VIVO.3a Ed. São Paulo: Editora
                   Hucitec; 2002. (Saúde em Debate, 145) . Palavras-chave: Regulação,processo de trabalho




                 EIXO TEMÁTICO: Planejamento e Gestão em Saúde                             TRABALHO 472

                 Programa nacional de segurança do paciente: as estratégias para
                 sua implantação em hospitais públicos da rede própria do estado
                 do Paraná

                 AUTOR PRINCIPAL: Cíntia Aparecida Gonçalves Domingos  |  AUTORES: Cíntia Aparecida Gonçalves Domingos, Polliana Nascimento dos
                 Santos Reinert  |  INSTITUIÇÃO: SESA/SUP | Curitiba PR |  E-mail:cintiadomingos@sesa.pr.gov.br

                   O presente trabalho é um projeto de intervenção para implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) nos hospitais
                   públicos da rede própria da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), através de estratégias da equipe do Departamento de
                   Gestão Hospitalar (DEGH) e Comissão Inter- Hospitalar da Qualidade (CIHQ), da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias
                   (SUP). Cabe a SUP a coordenação e definição de estratégias, diretrizes e indicadores de avaliação de desempenho, referente à prestação
                   de serviços ofertados pelas unidades hospitalares próprias, bem como a coordenação, acompanhamento e avaliação das unidades
                   hospitalares próprias e o programa de qualificação. Devido a Portaria MS/GM n° 529, de 1º de abril de 2013, esse projeto objetiva
                   intervir nas dificuldades de implantação do PNSP, afim de disseminar a cultura da segurança do paciente e monitorar o cronograma de
                   implantação de ações dos Núcleos de Segurança do Paciente nos hospitais da rede própria do Estado. Referências: BRASIL, Gabinete
                   do Ministro. Portaria MS/GM nº 529, de 1 de abril de 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/
                   prt0529_01_04_2013.html. BRASIL, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC N°. 36 de
                   25 de julho de 2013. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n.143, p.32, 26 jul. 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/
                   saudelegis/anvisa/.../rdc0036_25_07_2013.html BRASIL. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de
                   Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília : Ministério da
                   Saúde, 2014. BRASIL, ANVISA. A assistência segura: uma reflexão teórica aplicada à prática. Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
                   Brasília : Ministério da Saúde, 2013. BRASIL, ANVISA. Implantação do núcleo de segurança do paciente em serviços de saúde. Agência
                   Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. CAPUCHO, HELAINE CARNEIRO AND CASSIANI, SILVIA HELENA
                   DE BORTOLI. Necessidade de implantar programa nacional de segurança do paciente no Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2013,
                   vol.47, n.4, pp. 791-798. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rsp/v47n4/en_0034-8910-rsp-47-04-0791.pdf Palavras-chave:
                   Segurança do Paciente, hospitais públicos, qualidade.







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