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EIXO TEMÁTICO: Planejamento e Gestão em Saúdet                            TRABALHO 332

                 “Sr enfermeiro, eu gostei muito do seu jeito de tratar
                 a gente” – reflexões sobre a pesquisa de satisfação do
                 usuário e o serviço de enfermagem

                 AUTOR PRINCIPAL: Leonel Alves do Nascimento  |  AUTORES: Leila Marins da Silva Casu, Carla Patricia Carreon Feitosa Okada,
                 Denise da Silva Scaneiro Sardinha  |  INSTITUIÇÃO: Hospital Dr Anísio Figueiredo  |  Londrina-PR |  E-mail: leonel_lan@hotmail.com

                  Introdução: Embora os pacientes muitas vezes não estejam aptos a avaliar os cuidados referentes a aspectos técnicos e a competência
                  dos profissionais envolvidos em seu cuidado, eles expressam sua opinião referente à interação com a equipe de saúde e o impacto que
                  as ações assistenciais lhes causaram. Os pacientes avaliam o serviço de enfermagem e muitas vezes demonstram seu agradecimento
                  de forma escrita. Objetivos: Descrever o resultado da pesquisa de satisfação do serviço de enfermagem, discutindo sobre a visibilidade
                  do enfermeiro sob a ótica do paciente. Método: Pesquisa por triangulação de métodos, por meio da análise dos formulários da pesquisa
                  de satisfação entregues pelos pacientes/acompanhantes no momento da alta da instituição. A pesquisa consistiu em um formulário
                  padronizado e as respostas analisadas quantitativamente e qualitativamente. A pesquisa de satisfação é realizada no Hospital Dr.
                  Anísio Figueiredo desde 2011 e seus resultados são divulgados por meio de relatórios mensais aos colaboradores. Resultados: Foram
                  avaliadas 1962 pesquisas durante o período estudado, destas 1937 (98,7%) foram consideradas como ótimo e bom. Em 599 (30,5%)
                  o paciente ou acompanhante escreveu algum elogio, sugestão ou queixa. Os elogios nominais a profissionais corresponderam a 20,5%
                  (n=123) e descrevem acontecimentos que marcaram o cuidado ao paciente. O paciente e sua família reconhecem a importância
                  do enfermeiro no contexto hospitalar e relacionam características destacáveis como: carinho, atenção, respeito, amor, dedicação,
                  responsabilidade,  empatia  e bom humor, como  aspectos que  fazem do enfermeiro  um excelente  profissional no desempenho de
                  suas atividades. Cada profissional que é citado na pesquisa de satisfação recebe um comunicado interno da direção de enfermagem,
                  juntamente com um bombom, registrando o reconhecimento e agradecendo o ótimo trabalho realizado. Esta ação faz com que o
                  profissional se sinta valorizado e estimula a equipe a desenvolver ações que melhorem o atendimento ao paciente e sua família.
                  Conclusão: A pesquisa de satisfação do usuário é uma ferramenta importantíssima para conhecer o grau de satisfação do usuário com
                  o serviço de enfermagem. A equipe de enfermagem é informada dos resultados da pesquisa e estimulada a manter o desempenho no
                  atendimento ao paciente. Referências: Carmagnani MIS, D'Innocenzo M, Labbadia LL, Grande NS, Fogliano RRF. Avaliação da satisfação
                  do paciente atendido no Hospital São Paulo. Rev. Adm. Saúde;10(39):61-64, abr.-jun. 2008. SILVA LM, FORMIGLI LA. Avaliação em
                  saúde: limites e perspectivas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, V. 1, n. 10, 80-91, 1994. Palavras-chave: Pesquisa de
                  Satisfação. Atendimento ao Paciente. Equipe de Enfermagem.



               EIXO TEMÁTICO: Planejamento e Gestão em Saúde                           TRABALHO 333

                A Fragilidade do Regulador Ambulatorial na Atenção
                Primária em Saúde dos Municípios com até 10 mil
                Habitantes da 17ª Regional de Saúde

                AUTOR PRINCIPAL: Eudes Cavallari Junior  |  AUTORES: Débora Cristina da Silva; Elis Regina Santos Arantes; Thelma Martins;
                Verônica Sanches Gomes.  |  INSTITUIÇÃO: 17ª Regional de Saúde  |  Londrina-PR  |  E-mail: juniorcavallari@hotmail.com
                  Introdução: Na Política Nacional de Regulação do SUS é de responsabilidade do regulador a avaliação crítica e técnica dos laudos
                  de solicitação. Compete ao regulador promover o agendamento das consultas e o processo de internação dos pacientes, baseado na
                  classificação de risco e de acordo com os protocolos de regulação pactuados. Atuar sobre a demanda reprimida de procedimentos
                  regulados (BRASIL, 2007). Identificamos através de entrevistas, que a pessoa responsável pelos agendamentos não tem qualificação
                  e nem atende aos critérios para regular o acesso nas redes de atenção, mostrando sua fragilidade. O objetivo principal da proposta
                  é o fortalecimento da regulação ambulatorial através da implantação ou implementação de equipes mínimas no serviço de regulação
                  ambulatorial nos municípios menores de 10 mil habitantes na área de abrangência da 17º Regional de Saúde, contemplando os
                  princípios do SUS de universalidade, integralidade e equidade na garantia do direito à saúde. Proposta de intervenção: • Sensibilização
                  dos gestores e equipe gestora. • Definir equipe mínima, podendo realocar a equipe existente. • Definir a competência de cada membro
                  da equipe. • Capacitação das mesmas através dos protocolos e fluxos assistenciais. • Instituir Educação Permanente em Saúde nos
                  serviços. • Monitoramento e Avaliação de indicadores de processo e resultados. Comentários: Este projeto vem de encontro a uma
                  necessidade levantada por meio de ferramentas metodológicas disponibilizadas no curso Especialização Regulação na Gestão do
                  SUS ofertado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, que nos proporcionaram novas visões por trocas de
                  saberes, discussões e referencial teórico (OLIVEIRA, et all, 2006). Acreditamos na sensibilização do gestor municipal no que tange às
                  competências do regulador em saúde em fazer a regulação das ações e serviços de saúde mediante controle e avaliação, regulação
                  do acesso às ações e serviços de saúde, garantia da continuidade do cuidado, sempre de forma ordenada, oportuna e qualificada,
                  observadas as normas e estruturas locais, regionais e interestaduais, pactuadas entre gestores, respeitando as portas de entrada
                  definidas no Decreto nº 7.508/2011 e no COAP (BRASIL, 2011). Referências: BRASIL, Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
                  Regulação em Saúde. Coleção pró gestores para entender gestão do SUS, Brasília, 2007. OLIVIERA, M.S., NENARTAVISA, A.W., RIBEIRO,
                  A.C., VARGA, C.R.R., FERREIRA, D.G., GIGLIO, E.S., GUIMARÃES, J.R., KOMATSU, R.S., ADIL HA, R.Q., LIMA, V.V. Curso de Medicina. Ciclo:
                  Integralidade do Cuidado. Caderno de Situações-problema. Centro de Ciências Biológicas e da saúde. UFSCar, São Carlos, 2006. BRASIL.
                  Ministério da Saúde. Decreto 7508 28 de junho de 2011. Disponivel em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/
                  2011/decreto/D7508.htm>. Acesso em 06 nov. 2014. CISMEPAR. Novo fluxo de encaminhamentos das especialidades referenciadas,
                  abril a junho de 2013. BERBEL, N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes
                  caminhos? Editora Interface. Comunicação, Saúde, Educação. V.2, n.2 , Botucatu-Sp , 1998.  Palavras-chave: Fragilidade. Regulador.
                  Ambulatorial.
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