Page 48 - 3º MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
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Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde       TRABALHO 131

                        Atuação dos profissionais do NASF junto aos usuários do Programa
                        Hiperdia na redução das consultas não programadas no município
                        de Pinhais - Paraná

                        AUTOR PRINCIPAL: João Eduardo de Azevedo Vieira  |  AUTORES: Renata Polessi Nunes  |  INSTITUIÇÃO: FACEAR - Faculdade Educacional
                        Araucaria  |  Araucária - PR
                          Introdução: No decorrer das mudanças e implantação do SUS, foi proposta a Atenção Primária em Saúde (APS), que se caracteriza como
                          um conjunto de ações de saúde que envolve promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, coletivos ou individuais baseados
                          nos princípios do SUS. Tendo em vista o apoio à inserção da Estratégia Saúde da Família (ESF) na rede de serviços para administrar e
                          atender as demandas encontradas em seu espaço real, foi criado em 2008 pelo Ministério da Saúde o Núcleo de Apoio à Saúde da Família
                          (NASF) que tem como objetivo respaldar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, acrescendo as ofertas de saúde na rede de serviços,
                          tal como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. A ESF busca reorganizar os serviços e reorientar as práticas profissionais na
                          lógica de promoção de saúde, prevenção de doenças e reabilitação, visando à promoção da qualidade de vida da população. Dentre os
                          programas da ABS a serem executados pela ESF e NASF está o programa de Controle de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes
                          Mellitus (DM) denominado HIPERDIA que atua como um instrumento de cadastramento e acompanhamento dos usuários hipertensos e/
                          ou diabéticos atendidos na rede ambulatorial do SUS, promovendo o vínculo do paciente a Unidade Básica de Saúde e à ESF. Objetivo:
                          Verificar se houve redução na demanda de consultas médicas não programadas dos usuários do NASF na USF do território, durante a
                          participação no grupo Hiperdia. Método: Foram coletados dados de 25 usuários, de ambos os gêneros, participantes do programa Hiperdia
                          da Unidade de Saúde da Família Ana Neri no município de Pinhais-Paraná, no período de fevereiro de 2014 a março de 2015. Resultados:
                          A média de consulta de não programadas era de 5,7±3,0. Ao final do acompanhamento das atividades do NASF, verificou-se a diminuição
                          significativa  para  valores  equivalentes  a  4,3±2,1  (t=2,06;  p=0,012)  Conclusão:  Foi  possível  evidenciar  uma  redução  da  procura  de
                          consultas médicas não programadas pelos usuários do programa Hiperdia. Este resultado pode ser relacionado com a oferta de tratamento
                          e informação correta através do acompanhamento das equipes multiprofissionais, sendo este programa um mecanismo de manutenção
                          e prevenção de recidivas emergenciais, havendo uma importante diminuição na demanda relacionada à oferta profissional e redução de
                          gastos com consultas, o que acarreta consequente melhora no atendimento aos usurários. Referências:
                          Referências: BELETTINI, Nathiele Plácido Belettini. Fisioterapeutas integrantes do NASF do Estado de Santa Catarina: competências e desafios, Unesc, 2012;
                          GOMES, et al. ., Atenção Primária à Saúde – a “menina dos olhos” do SUS: sobre as representações sociais dos protagonistas do Sistema Único de Saúde. Instituto
                          Multidisciplinar em Saúde, Universidade Federal da Bahia, 2011; MARTINIANO, C. S.; et al. ., O núcleo de apoio a saúde  da família no contexto da organização dos
                          serviços de saúde: elementos para o debate. I Conferência Nacional de Políticas Públicas contra a Pobreza e a Desigualdade, Natal, RN, 2010; BRASIL. Ministério
                          da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à
                          Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 116 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 39).
                          Palavras-chave: Atenção Básica em Saúde; Estratégia de Saúde da Família; NASF; Hiperdia.



                      Eixo temático: Políticas Públicas de Saúde; Redes de Atenção à Saúde       TRABALHO 132
                        Programa de atenção à saúde e valorização do professor

                        AUTOR PRINCIPAL: Micaela Gois Boechat Boaventura  |  AUTORES: Irazilda Bisson Dalago; Vandecy Silva Dutra; Paula da Silva Inacio
                        Pereira  |  INSTITUIÇÃO: Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral  |  Paranaguá - PR
            ANAIS  3ª MOSTRA PARANAENSE DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SUS
                          Introdução: Programa Saúde do Professor buscará atuar para o tratamento e, sobretudo a prevenção e promoção da saúde do professor.
                          Atualmente o município de Paranaguá conta com a cerca de 1.273 professores da Rede Municipal de Ensino em 2017, atuando em
                          31 escolas e 25 Centros de Educação Infantil, ao pensarmos no bem-estar desses profissionais foram realizados estudos sobre os
                          principais motivos, pelos quais 40 profissionais afastados e 51 com restrições. Pensar na saúde desses profissionais tão importantes para
                          a sociedade é necessário atenção tanto do indivíduo como das secretarias envolvidas nesse processo. Metodologia: Foi realizada uma
                          pesquisa quantitativa quanto ao índice das principais causas de afastamento e restrição de professores na Rede Municipal de Ensino de
                          Paranaguá, utilizando dados do Departamento de Recursos Humanos, Ouvidora da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento da
                          Paranaguá Previdência. Resultados: Pode-se observar os principais motivos: 54% físicos, 72% emocionais, 32% câncer, 4% álcool e drogas,
                          entre outros, que também aparecem nos estudos Gasparini, Barreto e Assunção (2005). Os resultados são alarmantes se considerar que
                          esse dados estavam sendo desprezados, sendo que tais condições podem estar ou não relacionadas a suas atividades de trabalho. Após
                          analise dos dados foi proposto o programa saúde do professor, parceria entre as Secretarias Municipal de Educação e Saúde, com objetivo
                          de realizar ações de prevenção e promoção da saúde para que esses profissionais não cheguem a ficar doentes e diminuir o número de
                          casos de isenção. O programa já esta em processo de abertura tendo sido aprovado processo licitatório de um local para realização do
                          programa, iremos contar com uma equipe multidisciplinar composta por médico, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, professora de
                          dança terapia, hidroginástica, professor de educação física, sanitarista (bacharelado). Para que este tenha uma qualidade de vida melhor,
                          diminuindo os possíveis problemas causados pelo trabalho dentro e fora da sala de aula. Conclusão: São diversos os motivos que levam
                          ao afastamento dos professores da educação básica. É necessário buscar mecanismos para intervir e interagir sobre essa problemática
                          referente a saúde para um profissional satisfeito e apto a trabalhar tendo bem-estar, estando assistido pelas instituições que trabalha
                          resultando em uma educação de qualidade.
                          Referências: GASPARINI; Sandra Maria; BARRETO; Sandhi Maria; ASSUNÇÃO; Ada Ávila; O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde;
                          Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 189-199, maio/ago. 2005
                           Palavras-chave: Saúde, Professor, Prevenção, Promoção


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