Page 354 - ANAIS_4º Congresso
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EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE



                 Caracterização da Obesidade Infantil em Pré-adolescentes: Análise do Autoconceito
                 em um Ambiente Escolar no Litoral do Paraná

                 Autores: JENIFER PRISCILA DE ARAUJO; Daiana Possas Moscardi. Instituição: Universidade Federal do Paraná - Setor litoral

                 Palavras-chave: Autoconceito; obesidade; pré-púberes
                 Introdução: Para Ramos e Barros Filho (2003, p. 663), “a obesidade é um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo
                 aumento de massa adiposa do organismo, que se reflete no aumento do peso corpóreo”. Objetivo: Caracterizar a obesidade
                 infantil em pré-adolescentes de 9 a 13 anos em uma escola de ensino público da cidade de Paranaguá-PR. Metodologia:
                 Instrumentos utilizados: Termo de Consentimento e Assentimento Livre e esclarecido; questionários de caracterização; escala
                 de silhuetas padronizadas e Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ) de Sisto e Martinelli (2004), contendo subescalas
                 relacionadas aos fatores pessoal, social, escolar e familiar. Foi realizada ainda a coleta das medidas antropométricas, aferindo-
                 se peso e altura dos participantes. Para o cálculo do Índice de massa Corpórea (IMC), foi utilizada a tabela da Organização
                 Mundial de Saúde, que calcula o nível de IMC por percentil. Resultado: Entre os 70 entrevistados apenas 5 estão abaixo do
                 estado nutricional normal (7,14%), enquanto 34 crianças do número geral podem ser consideradas eutróficas (48,5%), ainda
                 nos resultados pode-se constatar 16 crianças que possuem sobrepeso (22,8%) e 15 apresentaram índices de massa corporal
                 compatíveis com obesidade (21,3%). Com relação às subescalas, pode-se observar que a média do fator social destacou-se
                 positivamente, enquanto o quesito escolar que se apresentou com valores médios mais baixos. Pode-se perceber um grau
                 de insatisfação de 82,8% entre os participantes, sendo 14,3% possui a percepção de adquirir massa corporal e 68,5% com ideal
                 para perder o peso. E por fim destaca-se que apenas 17,2% das crianças estão plenamente satisfeitas com o seu peso atual.
                 Conclusão: Pode-se perceber que a maioria dos participantes se encontram insatisfeitos com a sua imagem corporal. Constatou-
                 se que existe um número considerável de crianças acima do peso e/ou obesas. Já em relação ao autoconceito infanto-juvenil
                 o pior fator avaliado foi o escolar. Tendo em vista que os resultados alcançados considera-se interessante a realização de um
                 programa de prevenção da obesidade e do autoconceito nas escolas. Referência: RAMOS, A.M.P.P.; BARROS FILHO, A. de A.
                 Prevalência da obesidade em adolescentes de Bragança Paulista e sua relação com a obesidade dos pais. Arquivo Brasileiro
                 Endocrinologia Metabólica, 2003, vol.47, n.6, p.663-668. SISTO, F. F.; MARTINELLI, S. de C. Escala de Autoconceito Infanto-
                 Juvenil (EAC-IJ), 1º ed, São Paulo, Vetor, 2004.



                 Circuito da Alimentação Saudável

                 Autores: KARIN FLEMMING DE FARIAS; Tayana Fernandes Cecon; Franciele Gabriel; Isabella Pereira; Elizandra Flavia Araujo Oliveira.
                 Instituição: Prefeitura Municipal de Curitiba

                 Palavras-chave: criança; alimentação saudável; circuito alimetação saudável; ensino fundamental
                 Introdução: Preocupados com o perfil nutricional das crianças curitibanas e cientes de que medidas de intervenções devem ser
                 adotadas para reversão do quadro, a Secretaria Municipal do Abastecimento apresenta uma proposta de Educação Alimentar
                 Nutricional intersetorial, realizada de forma lúdica e interativa, que estimula a adoção de atitudes e práticas alimentares mais
                 saudáveis. Objetivos: Estratégia adotada para formar futuros cidadãos consciente e críticos e que influenciarão familiares a
                 melhorar hábitos de vida. Tem a proposta da vivencia e entendimento do ciclo de vida do alimento, representando assim
                 um laboratório vivo. Métodos: Estruturado em estações, o circuito inicia-se com um vídeo com uma Introdução:a Nutrição.
                 Depois vem a Horta, com ciclo de vida do alimento. No Mini mercado, simulação de compra com orientações de nutricionistas.
                 A estação da Higiene de mãos mostra-se a importância da higienização para a prevenção de doenças. A última estação é
                 a Oficina Culinária, com orientações sobre receitas mais nutritivas. Ao final, degustam as receitas reparadas e recebem uma
                 cartilha de atividades e as receitas trabalhadas. Resultado: Esta atividade é oferecida a toda rede de ensino desde 2010 e a cada
                 ano a atividade é ajustada e refinada. Desde a sua implantação, a atividade vem aumentando seu atendimento e atualmente
                 são ofertados 80 períodos da semana para realização desta ação, podendo atingir aproximadamente 10.000 crianças por ano.
                 Conclusão: O Circuito da Alimentação Saudável proporciona as crianças uma complementação dos assuntos debatidos em
                 sala de aula, de uma forma prática reportando os alunos para as atividades do cotidiano.










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