Page 359 - ANAIS_4º Congresso
P. 359
EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE
Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
Autores: KARIN FLEMMING DE FARIAS; Tayana Fernandes Cecon; Franciele Gabriel; Ana Valéria de Almeida Carli; Alessandra Sutil de
Oliveira Kades. Instituição: Secretaria Municipal do Abastecimento
Palavras-chave: Boas práticas; alimento seguro; manipulação dos alimentos; controle de qualidade
Introdução: Alimentos podem causar doenças, dependendo da quantidade e do tipo de micro-organismos presentes. Boas
Práticas de Manipulação são regras que ajudam a evitar/reduzir a contaminação dos alimentos. Programas de capacitação
são formas eficazes de transmitir conhecimento e promover mudanças de atitudes. Através de informações e conscientização,
é que se conseguirá produzir e oferecer ao consumidor alimentos seguros e inócuos. Objetivos: Oferecer orientações sobre
boas práticas na manipulação dos alimentos, visando assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos produtos. Capacitar
manipuladores nos conhecimentos em legislações, microbiologia, parasitologia, contaminantes, higiene, cuidados com matéria
prima, controle de pragas e água, descarte do lixo. Métodos: Curso destinado à população em situação de vulnerabilidade
social, permissionárias, servidores e estagiários dos equipamentos da Secretaria do Abastecimento e da Prefeitura Municipal
de Curitiba. Capacitação teórica sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, baseada na RDC 216, com carga horária
de 8 horas. Contemplando, desde a legislação do Ministério da Saúde e a aquisição, transporte e armazenamento até as
instalações e controle de pragas, bem como as Doenças Transmitidas por Alimentos e como preveni-las. Resultado: Existe
grande preocupação do consumidor com a qualidade dos alimentos e os riscos para à saúde, sendo urgente estabelecer
padrões de segurança alimentar. O curso iniciou em abril/16 e até julho/16, foram realizados 15 cursos e atendido 618 pessoas.
A aceitação pela população foi satisfatória, recebendo inúmeros elogios e agradecimentos pela iniciativa da prefeitura de
Curitiba em oferecer mais esse serviço à comunidade. Conclusão: As pessoas não têm consciência do perigo da contaminação
biológica e como evitá-la. A falta de esclarecimentos dos manipuladores contribui para a contaminação dos alimentos. Com
capacitação dos manipuladores de alimentos e medidas sanitárias rigorosas, teremos mais segurança alimentar.
Educação Nutricional com Escolares de uma Escola Municipal, Colombo - PR
Autores: LILIAN NUNES DOS SANTOS; Julieanne Reid Arcain; Juliana Campos Atherino; Sandra Patrícia Crispim; Fernanda Guskow
Cardoso. Instituição: Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Educação Nutricional; Escolares; Alimentação Saudável;
Caracterização do problema: Observa-se elevado consumo de produtos industrializados entre escolares. Por outro lado, a
ingestão de alimentos considerados saudáveis é reduzida. Escolhas alimentares inadequadas podem favorecer gênese de
diversas doenças crônicas não transmissíveis, ainda na infância ou vida adulta. Fundamentação teórica: A infância corresponde
ao período de formação de hábitos alimentares, e nesta fase a criança internaliza padrões de comportamento alimentar.
Pensando que os escolares despendem parte importante de seu dia na escola é necessário incentivar o espaço escolar como
ambiente promotor de alimentação saudável, pois a mesma tem grande importância para a construção e consolidação destes
comportamentos. Descrição da experiência: Participaram das atividades 24 crianças, com idade entre 8 e 9 anos. Foram
realizadas atividades lúdicas, divididas em oito encontros. No primeiro encontro foi realizada dinâmica de apresentação com
uso de novelo. Segundo, terceiro, quarto e quinto encontro foram feitas atividades sobre os grupos alimentares (carboidratos,
proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais, respectivamente). Nestas foram utilizados as atividades de caça aos carboidratos, jogo
de palavras cruzadas, caça palavras, recortes de alimentos. No sexto encontro foi trabalhado o tema prato saudável e relembrada
as discussões anteriores, onde cada aluno desenhou seu modelo de prato saudável. No sétimo encontro foi trabalhada
publicidade e propaganda, com o uso de rótulos de produtos alimentícios. No último encontro foi feita oficina culinária com o
preparo de espetinhos de frutas, pelos alunos. Efeitos alcançados: Nas atividades realizadas houve a participação ativa dos
escolares, verificou-se que os escolares se mostraram receptivos e interessados. Na atividade de desenhar o prato saudável
as crianças, em sua maioria, conseguiram relembrar os assuntos anteriores e desenhar o prato com os alimentos considerados
saudáveis. Com relação ao tema publicidade foi possível perceber a compreensão por parte das crianças de que produtos ricos
em açúcares e gorduras não podem ser consumidos diariamente. Na oficina das frutas os alunos se mostraram animados em
poder escolher quais frutas comer, foi observada grande aceitação em degustar o alimento. Recomendações: É importante
inserir nas atividades escolares abordagens pedagógicas ativas que envolvam ações de educação alimentar e nutricional.
359