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EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE  EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE



                 Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

                 Autores: KARIN FLEMMING DE FARIAS; Tayana Fernandes Cecon; Franciele Gabriel; Ana Valéria de Almeida Carli; Alessandra Sutil de
                 Oliveira Kades. Instituição: Secretaria Municipal do Abastecimento
                 Palavras-chave: Boas práticas; alimento seguro; manipulação dos alimentos; controle de qualidade
                 Introdução: Alimentos podem causar doenças, dependendo da quantidade e do tipo de micro-organismos presentes. Boas
                 Práticas de Manipulação são regras que ajudam a evitar/reduzir a contaminação dos alimentos. Programas de capacitação
                 são formas eficazes de transmitir conhecimento e promover mudanças de atitudes. Através de informações e conscientização,
                 é que se conseguirá produzir e oferecer ao consumidor alimentos seguros e inócuos. Objetivos: Oferecer orientações sobre
                 boas práticas na manipulação dos alimentos,  visando assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos produtos. Capacitar
                 manipuladores nos conhecimentos em legislações, microbiologia, parasitologia, contaminantes, higiene, cuidados com matéria
                 prima, controle de pragas e água, descarte do lixo. Métodos: Curso destinado à população em situação de vulnerabilidade
                 social, permissionárias, servidores e estagiários dos equipamentos da Secretaria do Abastecimento e da Prefeitura Municipal
                 de Curitiba. Capacitação teórica sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, baseada na RDC 216, com carga horária
                 de 8 horas. Contemplando, desde a legislação do Ministério da Saúde e a aquisição, transporte e armazenamento até as
                 instalações e controle de pragas, bem como as Doenças Transmitidas por Alimentos e como preveni-las. Resultado: Existe
                 grande preocupação do consumidor com a qualidade dos alimentos e os riscos para à saúde, sendo urgente estabelecer
                 padrões de segurança alimentar. O curso iniciou em abril/16 e até julho/16, foram realizados 15 cursos e atendido 618 pessoas.
                 A aceitação pela população foi satisfatória, recebendo inúmeros elogios e agradecimentos pela iniciativa da prefeitura de
                 Curitiba em oferecer mais esse serviço à comunidade. Conclusão: As pessoas não têm consciência do perigo da contaminação
                 biológica e como evitá-la. A falta de esclarecimentos dos manipuladores contribui para a contaminação dos alimentos. Com
                 capacitação dos manipuladores de alimentos e medidas sanitárias rigorosas, teremos mais segurança alimentar.



                 Educação Nutricional com Escolares de uma Escola Municipal, Colombo - PR

                 Autores: LILIAN NUNES DOS SANTOS; Julieanne Reid Arcain; Juliana Campos Atherino; Sandra Patrícia Crispim; Fernanda Guskow
                 Cardoso. Instituição: Universidade Federal do Paraná
                 Palavras-chave: Educação Nutricional; Escolares; Alimentação Saudável;
                 Caracterização do problema: Observa-se elevado consumo de produtos industrializados entre escolares. Por outro lado, a
                 ingestão de alimentos considerados saudáveis é reduzida. Escolhas alimentares inadequadas podem favorecer gênese de
                 diversas doenças crônicas não transmissíveis, ainda na infância ou vida adulta. Fundamentação teórica: A infância corresponde
                 ao período de formação de hábitos alimentares, e nesta fase a criança internaliza padrões de comportamento alimentar.
                 Pensando que os escolares despendem parte importante de seu dia na escola é necessário incentivar o espaço escolar como
                 ambiente promotor de alimentação saudável, pois a mesma tem grande importância para a construção e consolidação destes
                 comportamentos.  Descrição da experiência:  Participaram  das  atividades  24  crianças,  com  idade  entre  8  e  9  anos.  Foram
                 realizadas atividades lúdicas, divididas em oito encontros. No primeiro encontro foi realizada dinâmica de apresentação com
                 uso de novelo. Segundo, terceiro, quarto e quinto encontro foram feitas atividades sobre os grupos alimentares (carboidratos,
                 proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais, respectivamente). Nestas foram utilizados as atividades de caça aos carboidratos, jogo
                 de palavras cruzadas, caça palavras, recortes de alimentos. No sexto encontro foi trabalhado o tema prato saudável e relembrada
                 as discussões anteriores, onde cada aluno desenhou seu modelo de prato saudável. No sétimo encontro foi trabalhada
                 publicidade e propaganda, com o uso de rótulos de produtos alimentícios. No último encontro foi feita oficina culinária com o
                 preparo de espetinhos de frutas, pelos alunos. Efeitos alcançados: Nas atividades realizadas houve a participação ativa dos
                 escolares, verificou-se que os escolares se mostraram receptivos e interessados. Na atividade de desenhar o prato saudável
                 as crianças, em sua maioria, conseguiram relembrar os assuntos anteriores e desenhar o prato com os alimentos considerados
                 saudáveis. Com relação ao tema publicidade foi possível perceber a compreensão por parte das crianças de que produtos ricos
                 em açúcares e gorduras não podem ser consumidos diariamente. Na oficina das frutas os alunos se mostraram animados em
                 poder escolher quais frutas comer, foi observada grande aceitação em degustar o alimento. Recomendações: É importante
                 inserir nas atividades escolares abordagens pedagógicas ativas que envolvam ações de educação alimentar e nutricional.







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