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EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE



                 Histórico Trienal de Estado Nutricional de Escolares em uma Escola Pública do
                 Município de Curitiba-PR

                 Autores: LARISSA MARIM BENEDETTI; Leticia de Oliveira Reis; Jéssica Cristine Cavichiolo Kampa; Raissa Maria Fadel; Rubia Daniela
                 Thieme. Instituição: Universidade Positivo
                 Palavras-chave: avaliação nutricional; DCNT.
                 Introdução: Desde 1980, o Brasil passa por um processo de transição nutricional, no qual ocorreu um aumento na prevalência de
                 excesso de peso e obesidade em todas as fases de curso da vida1. A obesidade infantil é considerada uma epidemia mundial2 e
                 comorbidades, como Diabetes Mellitus, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica, têm sido associados ao excesso de peso já na
                 infância3. De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), em 2017 a prevalência de sobrepeso em
                 crianças com idade entre cinco e dez anos no Brasil era de 15%, enquanto que para obesidade o valor encontrado foi de 8%4. Objetivo:
                 Descrever  o  estado  nutricional  de  escolares  em  uma  escola  pública  municipal,  localizada  em  Curitiba-PR, verificado  em  três  anos
                 consecutivos. Metodologia: Estudo observacional retrospectivo descritivo incluindo escolares de escola municipal do município de
                 Curitiba, PR, avaliados em 2016, 2107 e 2018. Foram incluídos escolares das turmas de pré, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos. Os dados coletados
                 foram: data de nascimento, idade, sexo, peso e estatura. A partir de peso e estatura, foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC). Para
                 classificação do estado nutricional dos escolares foram utilizados os índices de estatura para idade (E/I), peso para idade (P/I) e IMC
                 para idade (IMC/I)5. A análise dos dados foi realizada com média e desvio padrão, frequência absoluta e relativa. Resultado: Em 2016,
                 foram avaliados 140 escolares, em 2017, foram 217 e, em 2018, 159. Em 2016, 55,0% (n= 77) eram do sexo masculino e a média de idade
                 foi de 8,53±1,38 anos, em 2017, 59,29% (n= 129) eram do sexo masculino e a média de idade foi de 7,47±1,69 anos, e em 2018, 63,5% (n=
                 101) eram do sexo masculino e a média de idade foi de 8,44±1,07 anos. A maior parte das crianças avaliadas apresentou parâmetros de
                 peso, estatura e IMC adequados para idade em 2016, 2017 e 2018. Contudo, de acordo com IMC/I, em 2016, 17% (n=24) das crianças
                 apresentavam sobrepeso, em 2017, eram 17,3% (n=34) e, em 2018, 21% (n=34). A frequência de obesidade, segundo IMC/I, foi de 17,0%
                 (n=23) em 2016, 16,3% (n=32) em 2017 e 11,0% (n=18) em 2018, sendo que em 2018, 3,0% (n=5) apresentaram obesidade grave. Conclusão: A
                 maioria dos escolares apresenta estatura adequada para a idade. Apesar da maior parte da amostra ter sido classificada como eutrófica,
                 a frequência de sobrepeso e obesidade foi elevada em 2016, 2017 e 2018.




                 Histórico Trienal de Estado Nutricional de Pré-escolares em um Centro Municipal de
                 Educação Infantil de Curitiba-PR


                 Autores: CIBELE LUIZA DE ALMEIDA; Caroline Salton; Raissa Maria Fadel; Silmara de Fátima Ziemmer; Rubia Daniela Thieme.
                 Instituição: Universidade Positivo

                 Palavras-chave: Alimentação; Nutrição; Criança.
                 Introdução:  Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) são importantes para educação e desenvolvimento das crianças.
                 A alimentação adequada é decisiva para o desenvolvimento e saúde nas diferentes fases do ciclo da vida, sobretudo, na infância.
                 Atualmente, vivencia-se a transição nutricional, que é marcada pela redução da desnutrição e o aumento do excesso de peso. Os CMEIs
                 são, também, locais para formação de hábitos alimentares saudáveis e identificação do estado nutricional de pré-escolares. Objetivo:
                 Descrever o estado nutricional de pré-escolares de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Curitiba-PR, verificado em
                 três anos consecutivos. Metodologia: Estudo observacional retrospectivo descritivo incluindo pré-escolares de CMEI em Curitiba, PR,
                 avaliados em 2016, 2017 e 2018. Foram incluídos pré-escolares das turmas de berçário, maternal e pré I e II. Para avaliação do estado
                 nutricional, foram coletados dados de idade, sexo, peso e estatura. O Índice de Massa Corporal (IMC) foi calculado a partir do peso e
                 estatura. A classificação do estado nutricional foi realizada a partir das curvas de crescimento propostas pela Organização Mundial da
                 Saúde (2006; 2007). A análise dos dados foi realizada com média e desvio padrão, frequência absoluta e relativa. Resultado: Foram
                 avaliadas 93 pré-escolares em 2016, 86 em 2017 e 114 em 2018. Em 2016, 54,8% (n=51) eram do sexo masculino e a média de idade foi
                 de 3,74±1,12 anos, em 2017, 63,9% (n=55) eram do sexo masculino e a média de idade foi de 3,15±1,17 anos, e, em 2018, 64,0% (n=73) eram
                 do sexo masculino e a média de idade foi de 2,25±1,43 anos. A maior parte dos pré-escolares avaliados apresentou classificação de
                 peso, estatura e IMC adequada para idade em 2016, 2017 e 2018. A frequência de peso adequado para a idade se manteve constante
                 (91%) durante os três anos analisados. Contudo, a frequência de risco de sobrepeso encontrada foi maior em 2018 (20%, n=23), quando
                 comparada aos anos anteriores (13%, n=12, em 2016 e 13%, n=11, em 2017). Considerando-se a soma dos resultados das classificações
                 de sobrepeso e obesidade segundo IMC/I, observa-se que, em 2016, 7,0% (n=6) apresentavam excesso peso, em 2017, 12,0% (n=10), e,
                 em 2018, 6,0% (n=7). Conclusão: A maioria dos pré-escolares apresenta estatura adequada para a idade. Apesar da maior parte dos pré-
                 escolares ter sido classificada como eutrófica, a frequência de risco de sobrepeso e de excesso de peso foi elevada em 2016, 2017 e 2018.



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