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EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE
Impacto das Ações de Vigilância Alimentar e Nutricional do Programa Minha Escola
Tem Saúde no Perfil do Estado Nutricional
Autores: PRISCILA KAUANA BAPTISTEL; Thaise de Almeida Granzotto; Nívian Cristina Roman Ross; Guilherme Luciano Flores dos
Santos; Patrícia Massuqueto. Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul
Palavras-chave: Estado nutricional; obesidade; avaliação antropométrica.
O panorama epidemiológico nutricional do Brasil vem apresentando a redução da desnutrição e a evolução do excesso de peso. Em
Laranjeiras do Sul, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação implantaram em 2017 o Programa Minha Escola tem Saúde, o
qual tem o objetivo de avaliar a saúde das crianças de toda a rede municipal de ensino e, a partir dos resultados, planejar e desenvolver
ações intersetoriais de prevenção e enfrentamento das condições encontradas. São realizadas anualmente: avaliação antropométrica,
inquérito do consumo alimentar, verificação da situação vacinal, triagem bucal e avaliação do desenvolvimento motor. Em 2017, após
a avaliação dos dados antropométricos foram realizadas as seguintes ações: reuniões para demonstração dos resultados gerais aos
pais e orientações com vistas à melhoria dos hábitos alimentares da família e estímulo a uma vida mais ativa; encaminhamento das
crianças com distúrbios nutricionais (magreza ou excesso de peso) para acompanhamento nutricional na unidade de saúde; ações de
promoção e apoio ao aleitamento materno; implantação de grupos de promoção da atividade física para crianças na academia da saúde;
informações nas mídias municipais sobre alimentação saudável; elaboração de materiais gráficos com orientações do Guia Alimentar
para a População Brasileira. Foram avaliadas 2.774 crianças em 2017 e, 2585 em 2018 quanto ao estado nutricional. Quando comparados
os dados antropométricos obtidos observa-se resultados satisfatórios em relação à mudança no perfil do estado nutricional das crianças
avaliadas. Em 2017, das crianças de 0 a 4 anos dos Centros Municipais de Educação Infantil, 38,27% apresentavam-se com algum grau
de excesso de peso, reduzindo-se esse percentual para 33,3% em 2018. Os casos de magreza encontrados foram baixos, 0,73% em 2017
e, 0,66% em 2018. Em relação às crianças que frequentam as escolas municipais (5 a 11 anos), em 2017, 17,29% foram diagnosticadas
com obesidade e, em 2018 o percentual de crianças obesas foi de 15,49%, havendo, entretanto um aumento de 2,73% nos casos de
sobrepeso, acreditando-se que este se deve à transição da obesidade para o sobrepeso. Portanto, é notória a relevância do programa
na evolução do perfil nutricional das crianças, tendo em vista que as últimas Pesquisas de Orçamentos Familiares realizadas com a
população brasileira mostram o crescimento exponencial do excesso de peso em todas as faixas etárias.
Impactos da Educação Alimentar e Nutricional em uma Ong: Relato de Experiência
Autores: EDILCEIA DOMINGUES DO AMARAL RAVAZZANI; Maria Isabel Sorgenfrei Brun; Amanda Rafaela Gonçalves Rangel; Danielle
dos Reis Franquette. Instituição: Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil
Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional; Nutrição, Hábito alimentar
Atualmente a alimentação tem sido foco de ações com a intensão de levar os indivíduos a refletir sobre suas atitudes para tornar seus
hábitos alimentares mais saudáveis, contribuindo juntamente com outras ações na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.
A educação alimentar e nutricional é definida como uma área da nutrição que utiliza de recursos para aprendizado, adequação e
incorporação de hábitos alimentares adequados de acordo com crenças, valores, atitudes e representação que se estabelecem em
torno do ato de se alimentar, é indicada a todos os ciclos da vida, porém, sua aplicação em crianças muitas vezes favorece que novos
hábitos adquiridos perdurem para toda vida. Durante a semana de saúde de uma organização não governamental localizada em
um bairro da periferia de um grande centro urbano, o grupo de estagiários em nutrição foram convidadas, junto com a nutricionista,
educador físico e a psicóloga, para realizar uma atividade com as crianças com o objetivo de realizar atividades de educação em
saúde. O grupo da nutrição optou por realizar uma atividade lúdica sobre o “prato saudável”, cujo objetivo era fazer com que as crianças
refletissem sobre a qualidade e quantidades adequadas dos alimentos para manter uma nutrição correta e balanceada. A atividade foi
aplicada à 30 crianças, as quais foram levados desenhos de pratos em branco colados em folhas coloridas, foram ainda distribuídos
lápis e/ou canetas coloridas para que cada criança desenhasse ou escrevesse como é a sua refeição no horário do almoço. Após todas
desenharem foi possível que compartilhassem o que tinham colocado nos pratos e falar a respeito das escolhas apresentadas. Ao final
foi apresentado a elas um cartaz com um exemplo de prato saudável e explicado sobre os alimentos suas quantidades e ainda sobre
a importância de se ter uma alimentação saudável. Foi possível observar a satisfação das crianças com a atividade realizada, uma vez
que foram muito participativas compartilhando umas com as outras sobre sua alimentação. A maioria das crianças demonstrou ter
boa compreensão sobre uma alimentação adequada, pois apresentaram pratos adequados com uma composição que apresentava
alimentos benéficos para saúde. Sugere-se que a aplicação de atividades de educação alimentar e nutricional com crianças priorize
o uso de uma estratégia divertida, o que contribui na aproximação das crianças e pode incentivá-las a praticar uma alimentação
saudável.
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