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EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE  EIXO: ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAÚDE



                 Impacto das Ações de Vigilância Alimentar e Nutricional do Programa Minha Escola
                 Tem Saúde no Perfil do Estado Nutricional

                 Autores: PRISCILA KAUANA BAPTISTEL; Thaise de Almeida Granzotto; Nívian Cristina Roman Ross; Guilherme Luciano Flores dos
                 Santos; Patrícia Massuqueto. Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul
                 Palavras-chave: Estado nutricional; obesidade; avaliação antropométrica.
                 O panorama epidemiológico nutricional do Brasil vem apresentando a redução da desnutrição e a evolução do excesso de peso. Em
                 Laranjeiras do Sul, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação implantaram em 2017 o Programa Minha Escola tem Saúde, o
                 qual tem o objetivo de avaliar a saúde das crianças de toda a rede municipal de ensino e, a partir dos resultados, planejar e desenvolver
                 ações intersetoriais de prevenção e enfrentamento das condições encontradas. São realizadas anualmente: avaliação antropométrica,
                 inquérito do consumo alimentar, verificação da situação vacinal, triagem bucal e avaliação do desenvolvimento motor. Em 2017, após
                 a avaliação dos dados antropométricos foram realizadas as seguintes ações: reuniões para demonstração dos resultados gerais aos
                 pais e orientações com vistas à melhoria dos hábitos alimentares da família e estímulo a uma vida mais ativa; encaminhamento das
                 crianças com distúrbios nutricionais (magreza ou excesso de peso) para acompanhamento nutricional na unidade de saúde; ações de
                 promoção e apoio ao aleitamento materno; implantação de grupos de promoção da atividade física para crianças na academia da saúde;
                 informações nas mídias municipais sobre alimentação saudável; elaboração de materiais gráficos com orientações do Guia Alimentar
                 para a População Brasileira. Foram avaliadas 2.774 crianças em 2017 e, 2585 em 2018 quanto ao estado nutricional. Quando comparados
                 os dados antropométricos obtidos observa-se resultados satisfatórios em relação à mudança no perfil do estado nutricional das crianças
                 avaliadas. Em 2017, das crianças de 0 a 4 anos dos Centros Municipais de Educação Infantil, 38,27% apresentavam-se com algum grau
                 de excesso de peso, reduzindo-se esse percentual para 33,3% em 2018. Os casos de magreza encontrados foram baixos, 0,73% em 2017
                 e, 0,66% em 2018. Em relação às crianças que frequentam as escolas municipais (5 a 11 anos), em 2017, 17,29% foram diagnosticadas
                 com obesidade e, em 2018 o percentual de crianças obesas foi de 15,49%, havendo, entretanto um aumento de 2,73% nos casos de
                 sobrepeso, acreditando-se que este se deve à transição da obesidade para o sobrepeso. Portanto, é notória a relevância do programa
                 na evolução do perfil nutricional das crianças, tendo em vista que as últimas Pesquisas de Orçamentos Familiares realizadas com a
                 população brasileira mostram o crescimento exponencial do excesso de peso em todas as faixas etárias.




                 Impactos da Educação Alimentar e Nutricional em uma Ong: Relato de Experiência

                 Autores: EDILCEIA DOMINGUES DO AMARAL RAVAZZANI; Maria Isabel Sorgenfrei Brun; Amanda Rafaela Gonçalves Rangel; Danielle
                 dos Reis Franquette. Instituição: Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil

                 Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional; Nutrição, Hábito alimentar
                 Atualmente a alimentação tem sido foco de ações com a intensão de levar os indivíduos a refletir sobre suas atitudes para tornar seus
                 hábitos alimentares mais saudáveis, contribuindo juntamente com outras ações na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.
                 A educação alimentar e nutricional é definida como uma área da nutrição que utiliza de recursos para aprendizado, adequação e
                 incorporação de hábitos alimentares adequados de acordo com crenças, valores, atitudes e representação que se estabelecem em
                 torno do ato de se alimentar, é indicada a todos os ciclos da vida, porém, sua aplicação em crianças muitas vezes favorece que novos
                 hábitos adquiridos perdurem para toda vida. Durante a semana de saúde de uma organização não governamental localizada em
                 um bairro da periferia de um grande centro urbano, o grupo de estagiários em nutrição foram convidadas, junto com a nutricionista,
                 educador físico e a psicóloga, para realizar uma atividade com as crianças com o objetivo de realizar atividades de educação em
                 saúde. O grupo da nutrição optou por realizar uma atividade lúdica sobre o “prato saudável”, cujo objetivo era fazer com que as crianças
                 refletissem sobre a qualidade e quantidades adequadas dos alimentos para manter uma nutrição correta e balanceada. A atividade foi
                 aplicada à 30 crianças, as quais foram levados desenhos de pratos em branco colados em folhas coloridas, foram ainda distribuídos
                 lápis e/ou canetas coloridas para que cada criança desenhasse ou escrevesse como é a sua refeição no horário do almoço. Após todas
                 desenharem foi possível que compartilhassem o que tinham colocado nos pratos e falar a respeito das escolhas apresentadas. Ao final
                 foi apresentado a elas um cartaz com um exemplo de prato saudável e explicado sobre os alimentos suas quantidades e ainda sobre
                 a importância de se ter uma alimentação saudável. Foi possível observar a satisfação das crianças com a atividade realizada, uma vez
                 que foram muito participativas compartilhando umas com as outras sobre sua alimentação. A maioria das crianças demonstrou ter
                 boa compreensão sobre uma alimentação adequada, pois apresentaram pratos adequados com uma composição que apresentava
                 alimentos benéficos para saúde. Sugere-se que a aplicação de atividades de educação alimentar e nutricional com crianças priorize
                 o uso de uma estratégia divertida, o que contribui na aproximação das crianças e pode incentivá-las a praticar uma alimentação
                 saudável.





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