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EIXO: SAÚDE INTERNACIONAL, BIOÉTICA E OUTROS TEMAS DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA
A Experiência do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Especialidades Médicas
Matriz da Prefeitura Municipal de Curitiba
Autores: CAROLINA BARRETO BERTINATO; Eliane dos Anjos Padilha Ceccon. Instituição: Prefeitura Municipal de Curitiba
Palavras-chave: acupuntura; sistema único de saúde
A acupuntura, um tratamento médico milenar, faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
Em Curitiba a especialidade é ofertada para os pacientes da rede municipal de saúde no Centro de Especialidades Médicas Matriz
(CEMM) da Prefeitura. Com a comprovada importância e os bons resultados desta terapia os encaminhamentos de pacientes
aumentam gradativamente. Objetivo: Relatar a experiência do serviço do ambulatório de acupuntura do CEMM. Método: Relato
de caso discorrendo sobre a experiência do serviço do ambulatório de acupuntura. Há aprovação por comitê de ética em pesquisa.
Resultado: O CEMM conta com várias especialidades médicas tendo entre elas a Acupuntura. O grupo profissional de atendimento
do ambulatório de acupuntura é composto por cinco médicos especialistas devidamente titulados em Acupuntura pelo Colégio
Médico Brasileiro de Acupuntura com registro de qualificação de especialista efetuado nos Conselhos Federal e Regional de
Medicina. O atendimento ocorre de segunda-feira à sexta-feira das 7:00 às 19:00. O ambulatório se encontra no sexto andar do prédio
localizado na Rua Dr. Muricy, 498, no Centro. Conta com quatro consultórios médicos, sala de espera com banheiro, e duas salas de
procedimentos, sendo que cada uma tem nove macas, cinco cadeiras, um banheiro, dois armários e três carrinhos com materiais de
uso (agulhas, luvas, algodão, álcool, cubas), lixos específicos aos descartes, ventiladores, aquecedores. Todo o material utilizado é
descartável. Em 2017 foram realizados 8274 atendimentos, sendo 87,47% mulheres e 12,53% homens. Os pacientes atendidos eram
maiores de 18 anos, encaminhados pelas unidades básicas ou de especialidades, e por serviços ambulatoriais e hospitalares dos SUS
ou terceirizados. Cerca de 82,5% dos atendidos tinham entre 47 e 76 anos de idade. Entre os grupos de patologias atendidas estavam
as reumato-ortopédicas (46%), psiquiátricas (17%), neurológicas (15%), respiratórias (7%), dermatológicas (3%) e clínicas (múltiplas, 12%).
Conclusão: A prática médica da acupuntura amplia o olhar sobre o processo saúde-doença, sendo mais um recurso terapêutico
para o cuidado humanizado e promoção da saúde. Observam-se melhoria na qualidade de vida, redução das comorbidades e
medicações, e casos vários de resolução. É uma terapia de baixo custo, mínimo risco ao paciente quando realizada por médico
especialista, e com bons resultados conforme as crescentes evidências científicas e práticas.
A Música como Ferramenta Alternativa no Cuidado à Saúde Bucal: uma Experiência
com Adolescentes
Autores: MARCELO FERNANDES PEREIRA JUNIOR; Isabela Moreira dos Santos; Fernanda de Almeida Muranaka; Vinícius Humberto
Nunes; Eduarda Gimenes Corrêa. Instituição: UNIFSP
Palavras-chave: Música; Saúde Bucal; Saúde Coletiva
A adolescência é descrita como período do desenvolvimento humano de transição entre a infância e a vida adulta e que, caracteriza-
se por ser um processo de maturidade crescente, que envolve transformações físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Caracteriza-
se também pela dificuldade de concentração e/ou pelas distrações frequentes, o que, muitas vezes interfere no aprendizado,
o que acarreta a necessidade de busca por ferramentas que amenizem os prejuízos causados por estas, dentre os quais a não
absorção de conteúdo apresentado em uma palestra sobre saúde bucal, o que caracteriza o problema desse estudo. Entende-se
que a falta de medidas eficientes de aprendizado acaba por ser fator desmotivador deste, aumentando a chance de não aquisição
de conhecimentos e até da não instalação de hábitos. Assim, observa-se que uma das chances promissoras de efeitos positivos
para atender a esta demanda tem sido apontada como a associação de música às atividades. Desta forma, este relato centra-
se na descrição da experiência da apresentação de uma mesma palestra, em um mesmo dia, oito vezes, a 2000 adolescentes.
Estas tinham duração de 30 minutos e versavam sobre cuidados com a saúde bucal de uma maneira geral. Após as mesmas, era
apresentada, pelos palestrantes, uma versão da música ”Só os loucos sabem”, intitulada “Seu dentista sabe”. Os adolescentes, que
até então pouco interagiam com os palestrantes, aproximaram-se dos profissionais, comunicaram-se cantando em conjunto e, ao
final da música, apresentaram suas dúvidas frente ao conteúdo da palestra, abandonando a apatia e tornando-se atores do processo.
Além destes resultados, obteve-se a integração com o material utilizado durante a palestra e os adolescentes interagiram com os
palestrantes repetindo movimentos, como por exemplo, os executados durante a escovação dentária. Entende-se que, a utilização
da música como ferramenta alternativa no processo ensino aprendizagem para a saúde bucal, ainda que pouco difundida pode ser
de grande utilidade uma vez que pouco demanda de investimentos, e ainda, garante o exercício de retomada de conteúdos, mesmo
que inconscientemente, e promove a socialização dos adolescentes no espaço em que convivem, podendo, posteriormente, ser
difundida também aos familiares, tornando estes adolescentes, multiplicadores de informações.
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