Page 432 - ANAIS_4º Congresso
P. 432

EIXO: SAÚDE INTERNACIONAL, BIOÉTICA E OUTROS TEMAS DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA  EIXO: SAÚDE INTERNACIONAL, BIOÉTICA E OUTROS TEMAS DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA



                 Aconselhamento Pré e Pós Teste Rápido HIV: Relato de Experiência

                 Autores: JÉSSICA ALEXSANDRA PORTES ALVES; Daniely Francyely de Lucca Vanoni; Suziane Mello Koslinski. Instituição: Escola de
                 Saúde Pública de São José dos Pinhais - PR
                 Palavras-chave: Teste Rápido; HIV; Aconselhamento
                 Existe hoje uma falta de adesão dos profissionais, treinados e qualificados, ao fluxo de acolhimento para realização do Teste
                 Rápido (TR) de HIV, principalmente na fase do aconselhamento pré e pós-teste. Acredita-se que é devido à má relação entre
                 os  profissionais,  a  falta  de  comunicação,  informação  e  espaço  físico  inadequado  devido  a  falta  de  salas.  Com  a  evolução
                 da epidemia, houve a necessidade de se ampliar a oferta de testagem sorológica voluntária, anônima e confidencial, com
                 garantia  de  aconselhamento.  Em  1988,  foram  implantados  os  Centro  de  Orientação  e Apoio  Sorológico-COAS,  que  são  a
                 principal referência em aconselhamento, no caso da cidade de São José dos Pinhais a referência é o Núcleo de Testagem e
                 Aconselhamento em Saúde (NUTES). Segundo a Coordenação Nacional de DST/Aids 1998, o aconselhamento é definido como
                 um processo de escuta ativa, individualizado e centrado no cliente. Pressupõe a capacidade de estabelecer uma relação de
                 confiança entre interlocutores, visando ao resgate dos recursos internos do cliente para que ele mesmo tenha possibilidade de
                 reconhecer-se como sujeito de sua própria saúde e transformação. O processo do aconselhamento contém três componentes:
                 apoio emocional, troca de informações sobre DST/Aids, sua forma de transmissão, prevenção, tratamento e avaliação de riscos,
                 que propicia a reflexão sobre valores, atitudes e condutas incluindo o planejamento de estratégias de redução de risco. Logo, os
                 objetivos do aconselhamento são redução do nível de estresse, suporte emocional (principalmente em caso reagente do TR),
                 adesão do cliente ao tratamento, o tratamento do(s) parceiro(s) sexual (is) e a adoção de práticas preventivas para HIV. Todos
                 sabem hoje sobre a importância da comunicação e da informação. A correta informação transmitida por meio de ações de
                 aconselhamento além de permitir uma decisão consciente e auxiliar no apoio emocional, pode fazer com que o indivíduo avalie
                 a necessidade ou não da realização do teste. Essa experiência se refere ao período de estágio no NUTES como enfermeira
                 residente, o fluxo dos testes rápidos a princípio era realizado apenas pelas enfermeiras, após reunião da equipe estabeleceu-
                 se que todo profissional qualificado também deveria participar do fluxo. Não houve muita adesão, a gerência faz planos com
                 a prefeitura para mudar o local da unidade e ampliar o número de salas com propósito de melhorar o fluxo e as relações
                 profissionais.




                 Alimento Seguro Nos Armazéns da Família de Curitiba: Orientações aos Servidores
                 Sobre Boas Práticas

                 Autores: JOICE MIGUEL DE MAGALHAES RUTHES; Caroline de O M Machado; Cristiane do Rocio Skora; Gregório Naumann; Simone
                 Roque. Instituição: Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento Curitiba-PR

                 Palavras-chave: boas práticas; armazém da família; servidores
                 Introdução: Diariamente a população curitibana, acessa um dos 33 Armazéns da Família que oferecem mercadorias a preços
                 30% mais baixos, em média, que o mercado formal. O local comercializa gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza.
                 Pensando  na  qualidade  e  segurança  dos  produtos,  fazem-se  necessárias  medidas  em  Boas  Práticas  por  parte  da  equipe
                 que atua nos locais. Objetivos: Levantar junto aos servidores dos Armazéns (coordenadores, vice-coordenadores e porteiros)
                 o  conhecimento  acerca  da  temática  “Boas  Práticas”  nas  rotinas  de  trabalho.  Métodos:  Através de questionário online, os
                 servidores responderam individualmente quais eram os principais problemas relativos às Boas Práticas em sua unidade e com
                 base nisso se havia alguma sugestão para melhoria. RESULTADO O questionário foi respondido por 91% dos servidores e 88%
                 afirmaram conhecer sobre Boas Práticas no local de trabalho. Os principais problemas esperados seriam sobre organização
                 dos depósitos, banheiros, vestiários, refeitórios, manejo de resíduos, controle de pragas, prazo de validade, temperatura dos
                 produtos, exposição dos alimentos e identificação de produtos para troca. Porém, embora os pesquisados tenham afirmado
                 conhecer  sobre  Boas  Práticas,  os  problemas  apontados  por  eles  referiam-se  à  estrutura  do  local  (telhado,  espaço  físico,
                 ventilação, manutenção de equipamentos, parte elétrica, entre outros). Conclusões: Apesar do comprometimento pessoal de
                 cada servidor, ainda falta clareza sobre o que lhes compete no dia-a-dia no quesito de Boas Práticas e como melhorar o que
                 não depende de grandes recursos financeiros, como exemplo a organização do seu espaço de trabalho e retirada de objetos
                 não pertinentes ao ambiente ou em desuso, definição das áreas como banheiro, vestiário, depósito de material de limpeza,
                 entre outros. Sugere-se uma sensibilização referente ao tema e como trabalhar as não conformidades possíveis de serem
                 resolvidas em menor prazo.




                                                                                                             433
   427   428   429   430   431   432   433   434   435   436   437