Page 71 - ANAIS_4º Congresso
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EIXO: ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EIXO: ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
Ações do Programa de Controle do Tabagismo no Município de Maringá-PR
Autores: NATÁLIA CAROLINA DE SOUSA; Maria Aparecida Salci. Instituição: Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Tabagismo; Prevenção do Hábito de Fumar
Introdução: O tabagismo é considerado um grave problema mundial de saúde pública, sendo a principal causa de mortes
evitáveis principalmente por doenças crônicas não transmissíveis. Assim, as políticas de promoção da saúde têm o tabagismo
como uma prioridade, visto que dentre as atribuições da atenção primária estão o desenvolvimento de ações que visem o
combate, a prevenção do seu início e auxílio na cessação do hábito de fumar. Objetivo: Analisar as ações do programa de
controle do tabagismo no município de Maringá-PR. Método: Estudo de natureza documental, descritivo e retrospectivo, no qual
foram analisados os registros relacionados ao programa de controle do tabagismo de Maringá no ano de 2017, constantes na
Secretária de Saúde do município. As informações correspondentes à coleta de dados foram compiladas em planilha eletrônica
no software MS-Excel 2016 e analisadas por distribuição estatística percentual simples. O estudo foi aprovado pelo Comitê
de Ética em Pesquisa da instituição sob o parecer número 2.177.122. Resultado: Das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do
município, 22 (65%) ofereciam grupos de tratamento para a cessação tabágica à população com 150 profissionais capacitados,
sendo 19 pertencentes ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Quanto as categorias, destacam-se os enfermeiros
(41%) e médicos (33%) nas equipes das UBS e psicólogos (30%) e nutricionistas (25%) do NASF. No período analisado, estas
UBS atenderam 563 pessoas que iniciaram o tratamento. Destes, 308 (55%) concluíram as quatro sessões preconizadas pelo
Ministério da Saúde, 255 (45%) abandoaram o programa, 434 (77%) necessitaram de apoio farmacológico e 145 (26%) atingiram
a cessação tabágica. Conclusão: Grande parte das UBS do município oferecem tratamento ao tabagista. Entretanto, as taxas
de cessação ainda são discretas. A identificação do atual panorama do programa de controle municipal do tabagista possibilita
subsídios para implementação de grupos nas demais UBS, bem como o fortalecimento das ações já existentes.
Acompanhamento dos Quantitativos de Anti-hipertensivos Adquiridos por Municípios
Paranaenses
Autores: JULIO CEZAR WOEHL; Luciane Priscila Cavalheiro; Francine Mioduski; Mônica Holtz Cavichiolo Grochocki. Instituição:
Consórcio Intergestores Paraná Saúde
Palavras-chave: anti-hipertensivo; captopril; losartana
Caracterização do problema: Oito medicamentos anti-hipertensivos integram o Elenco de Referência Estadual para o
Componente Básico da Assistência Farmacêutica, pactuado na Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, que tem como
base a Relação Nacional de Medicamentos. Fundamentação teórica: O acesso aos medicamentos essenciais é eixo norteador
da política de medicamentos e de assistência farmacêutica, e o processo de incorporação/exclusão dos mesmos deve ser
baseado em critérios que conduzam ao acesso a medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos, para atendimento aos
principais problemas de saúde da população. Descrição da experiência: Com base em banco de dados de aquisições de
397 municípios, foi realizado acompanhamento dos quantitativos de anti-hipertensivos adquiridos entre fev/2009 e nov/2017.
Observou-se diminuição expressiva dos quantitativos programados do medicamento captopril 25mg comprimido e aumento
considerável dos quantitativos de losartana 50mg comprimido, revelando uma tendência de alteração de hábito prescritivo.
As programações trimestrais chegaram a ter um pico de 37.929.260 comprimidos de captopril em fev/2010. Por outro lado,
desde mai/2016 a programação de captopril não passa de 6.000.000/trimestre. Já a losartana teve uma programação de
4.718.100 comprimidos no início do período analisado, chegando a 20.976.300 comprimidos em fev/2016. Efeitos alcançados:
Por meio do acompanhamento das aquisições, constata-se que os serviços de saúde vêm procedendo adequações de
indicações terapêuticas, que se mostram positivas por sua racionalidade, visto que o captopril deve ter seu uso restrito para
tratamento inicial de urgências hipertensiva. Além disso, o captopril pode ter sua absorção diminuída em até 25% pela ingestão
concomitante com alimentos (deve ser usado uma hora antes ou duas horas depois das refeições). Quanto à losartana, a
inversão de quantitativos com relação ao captopril demonstra apenas parcialmente a mudança no tratamento da hipertensão,
pois o número de comprimidos de losartana ingeridos diariamente é, em geral, menor que o de captopril. Fazem parte do
referido elenco também os medicamentos enalapril 10mg e 20mg comprimido, pertencentes à mesma classe terapêutica, a de
Inibidores de Enzima Conversora de Angiotensina (IECA). Recomendações: Considerando que o captopril não possui vantagens
entre outros IECA e que os quantitativos adquiridos estão em declínio, seria recomendável a sua exclusão do elenco estadual
vigente.
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