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EIXO: ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE  EIXO: ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE



                 A Tutoria em Unidades de Atenção Primária à Saúde

                 Autores: JOSILAINE PORFÍRIO DA SILVA; Francielly Maioli Ravagnani Lansoni; Maria Lucia da Silva Lopes; Patrícia Cristina Ferreira do
                 Couto; Nadia de Oliveira Gonçalves Galletti. Instituição: 17ª Regional de Saúde
                 Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Gestão em Saúde; Tutor.
                 A Secretaria de Estado da Saúde lançou em 2011, o Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), que
                 propõe a melhoria da Atenção Primária (APS) em todo o Paraná. Nessa proposta, as equipes dos municípios foram capacitadas
                 por meio de nove oficinas e se iniciou um processo de construção de competências, organização e gerenciamento do trabalho
                 que visa melhoria dos indicadores de saúde, chamado de Tutoria. Nesta, são utilizados instrumentos de avaliação da qualidade
                 da APS, que contemplam três níveis: selo bronze, prata e ouro. O objetivo deste estudo foi analisar as certificações da tutoria
                 em unidades de atenção primária à saúde da 17ª regional de saúde. Este é um estudo descritivo, transversal, realizado a partir
                 dos resultados obtidos no processo de tutoria, de 2014 a 2017, nos 21 municípios da 17ª regional de saúde. O processo de
                 tutoria iniciou em 2014, com adesão de três unidades que ao final do ano foram avaliadas e certificadas com o selo bronze. Em
                 2015, em virtude da realização de capacitações e alinhamento teórico, não houve avaliações. Em 2016, 30 unidades aderiram
                 ao processo e 11 delas foram certificadas com o selo bronze. Em 2017, 42 unidades realizaram a adesão, 22 receberam o selo
                 bronze e três receberam o selo prata. Ao longo dos três anos de implantação do processo de tutoria, 36 unidades foram
                 certificadas com o selo bronze, sendo três destas, certificadas com o selo prata; 36 unidades não conseguiram finalizar as
                 adequações necessárias para passarem por avaliação e 95 não realizaram a adesão a tutoria. O processo de tutoria tem o
                 objetivo de apoiar as equipes de atenção primária em saúde, estabelecendo padrões e protocolos, organizando processos
                 de trabalho com vistas à segurança do usuário e da equipe, o gerenciamento dos processos e a melhoria dos indicadores de
                 saúde da população. Assim, é fundamental que as unidades busquem aderir e dar continuidade ao processo, a fim de, melhorar
                 a qualidade no trabalho e o cuidado aos seus usuários. Além da motivação da equipe, é importante que a gestão municipal,
                 ao aderir à proposta, tenha clareza das necessidades que o processo impõe para dar suporte às equipes. O desafio da tutoria
                 encontra-se em movimento e as adesões das unidades têm aumentado ao longo dos anos. O fortalecimento desse processo
                 é importante para que a atenção primária dos municípios ofereça um atendimento qualificado, com melhoria nas condições de
                 saúde da população.




                 A Utilização do Estesiômetro de Monofilamentos Sintéticos na Prevenção do Pé
                 Diabético na Atenção Básica

                 Autores: LEANDRO JOSE MICHELON. INSTITUIÇÃO: SEMUSA

                 Palavras-chave: ESF; Estesiômetros de monofilamentos sintético; Ação multiprofissional
                 Introdução: Dentre as atividades da Estratégia Saúde da Família (ESF) na promoção e proteção à saúde dos indivíduos na
                 comunidade  realiza-se  a  prevenção  de  complicações  no  diabético. A  neuropatia  diabética  causa  diminuição  ou  perda  da
                 sensibilidade protetora do pé, tornando-o mais vulnerável ao trauma mecânico e térmico. A prevenção das complicações da
                 perda de sensibilidade pode ser identificado com os estesiômetros de monofilamentos sintético. O equipamento desenvolvido
                 para quantificar o limiar de pressão, aplicado sobre a pele permite a identificação e a intervenção precoce (encaminhamentos
                 necessários). Objetivo: Identificar através dos testes com Estesiômetro de monofilamentos sintéticos para a prática da prevenção
                 do pé diabético. Método: Este trabalho trata-se revisão integrativa e com abordagem qualitativa. Partindo-se do pressuposto
                 de que a realidade social não se esgota nas informações, a pesquisa qualitativa se apresenta como uma estratégia importante
                 e necessária, como suporte para uma análise mais refinada do conteúdo através da revisão integrativa. Resultado: Realizou-
                 se buscas na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) no mês de maio de 2018 e leitura das produções
                 bibliográficas, voltadas para a prevenção do pé diabético. Ao todo foram encontrados vinte e um artigos, em língua portuguesa.
                 Conclusão: O treinamento da equipe é fundamental para o sucesso do teste de sensibilidade. Recomenda-se testar quatro
                 áreas plantares: hálux (falange distal), primeiro, terceiro e quinto metatarsos (sensibilidade de 90% e especificidade de 80%)
                 (BOULTON et al., 2008; OLIVEIRA; VENCIO, 2014). As análises dos artigos apontam que o teste de sensibilidade somado com a
                 intervenção educativa possibilita que portadores de DM melhorarem o seu conhecimento e permite a mudança comportamental
                 sobre os cuidados com os pés. Os fatores como: a abordagem e comunicação, a ação multiprofissional, o esforço coletivo,
                 podem potencializar as orientações e aumentar a adesão do DM.





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