Page 65 - ANAIS_4º Congresso
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EIXO: ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE  EIXO: ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE



                 A Inserção da Prática Psicológica no Teste Rápido: a Prevenção no Cuidado Materno-
                 infantil.

                 Autores: TAYNARA PRAISNER; Marina Paula Silva Viana. Instituição: Escola de Saúde Pública de São José dos Pinhais/Faculdades
                 Pequeno Príncipe
                 Palavras-chave: Atenção Primária; Atuação do Psicólogo; Cuidado Materno-Infantil
                 Pretende-se apresentar a atuação da Residência de Psicologia, de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família,
                 no acompanhamento do Teste Rápido (TR) de gestantes em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da região metropolitana de Curitiba.
                 O TR é composto por: aconselhamento pré e pós-teste e a coleta do sangue, e está inserido no âmbito do componente pré-natal da
                 Rede Cegonha, com o objetivo de qualificar o cuidado materno-infantil. Para qualificar a atenção no pré-natal é necessário também que
                 se identifiquem os fatores de risco e os aspectos emocionais que acompanham a gestante o mais precocemente possível. As formas de
                 sofrimento mental dependem de uma série de fatores, do contexto socioeconômico, do suporte familiar e da história de cada mulher. Na
                 UBS em que atua-se, a primeira consulta de pré-natal é realizada em grupo pela enfermagem. Durante a realização do mesmo, em uma
                 sala privada é realizado o TR por um profissional da enfermagem e uma residente de psicologia. Durante o processo de aconselhamento
                 é possível realizar uma escuta qualificada, isto é, atenta e livre de preconceitos, a qual proporciona a identificação de fatores de risco a
                 saúde materna, como: se a gravidez foi desejada e/ou planejada, se há desejo em continuar a gestação, quais são suas expectativas
                 em relação ao filho, situação familiar e conjugal e o contexto em que a gravidez ocorre. Desse modo, é possível identificar no início da
                 gestação se há algum sofrimento psicológico. Este, sendo confirmado, a gestante possui prioridade nos atendimentos psicológicos,
                 que ocorre durante toda a gestação até o pós-parto. Este arranjo no processo de trabalho é novo e caracteriza-se como uma ação
                 de prevenção de depressão pós-parto. A inserção da psicologia no TR se deu aos poucos, inicialmente com a função de apoio para
                 a enfermagem caso algum dos testes fosse reagente, passando então a estabelecer este local não apenas como apoio, mas como
                 campo de atuação do psicólogo junto com a enfermagem. Entende-se que é relevante a execução do TR de forma multiprofissional,
                 construindo, assim, novos espaços para a execução de ações de prevenção, proporcionando que a atenção à gestante seja concebida
                 de forma integral sem dissociar as questões físicas das questões emocionais, familiares e de relações sociais. Portanto, unindo a prática
                 do TR com a escuta da psicológica, proporcionamos atendimento humanizado, cuidado preventivo e de intervenção precoce por meio
                 de uma clínica ampliada.



                 A Inserção do Acadêmico de Serviço Social do PET-GraduaSUS da Universidade
                 Estadual de Ponta Grossa, Junto ao Núcleo de Apoio a Saúde a Família no Município
                 de Ponta Grossa- Paraná

                 Autores: ARIANE LOPES BERNARDINO; Sherryl Cristina Carvalho ; Jaqueline Simone Barbosa Lopes; Instituição: Universidade Estadual
                 de Ponta Grossa

                 Palavras-chave: Atenção primária; PETGraduaSUS; Serviço Social
                 O presente trabalho tem o objetivo relatar a experiência do acadêmico no projeto de extensão PETGRADUASUS, que busca promover a
                 formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando
                 a fixação de valores que reforcem a cidadania e a experiência da prática e da formação interdisciplinaridade no Sistema Único de
                 Saúde (SUS), processos de ensino e trabalho no SUS, na perspectiva da produção compartilhada, promovem o diálogo entre saberes,
                 interessando-nos a integralidade da atenção, o protagonismo dos estudantes e a responsabilização com os usuários, assim como o
                 desenvolvimento de sua autonomia. O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma
                 formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, em contraposição à fragmentação, proporcionando-lhes
                 uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências em
                 sua vivencia no serviço (PORTO ALEGRE, 2017). Onde a experiência proporcionou como intervir de forma qualificada como assistente
                 social enquanto investigador para além da academia, com deve-se buscar o olhar crítico, mas, acompanhado da criatividade, a fim
                 de propor e realizar atendimento com integralidade. Além de acarretar maior entendimento da realidade dos serviços oferecidos nas
                 Unidades de Saúde da Família (BARBOSA, 2017) a consolidação teórico-prática do projeto profissional compromissado com os interesses
                 e necessidades dos usuários; a defesa dos direitos sociais; a construção de uma nova cidadania social; capacitação técnica através de
                 assessorias; programas de saúde e propondo ações conjuntas com a equipe multiprofissional; tendo como princípio o compromisso
                 pelo reconhecimento da liberdade; a defesa dos direitos humanos; a luta pela democracia, da equidade e da justiça social.(SOUSA,
                 2004). Referência: BARBOSA. J. S. Relato de Experiência: Grupo de Gestantes em Unidades Saúde da Família Apoiadas pelo NASF. Ponta
                 Grossa, 2017. PORTO ALEGRE. Formação Profissional em Saúde e Protagonismo dos Estudantes: Percursos na Formação pelo Trabalho.
                 (Série Atenção Básica e Educação na Saúde, v.9). Porto Alegre, 2017 1ª edição. Rede UNIDA. S0USA. M. I. N. F de. O Plantão do Serviço
                 Social nas Unidades Básicas de Saúde-UBS de Franca - reflexão dessa prática sob um novo olhar. Franca, 2004.

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