Page 105 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA EM SAÚDE



                 SATISFAÇÃO COM O DESEMPENHO ACADÊMICO E PRESENÇA DE INDICATIVO DE
                 DEPRESSÃO EM UNIVERSITÁRIOS

                 Autores: JESSICA VERTUAN RUFINO | Rafaela Sirtoli, Milena Yumi Silvério Matsumoto, Renne Rodrigues, Selma Maffei de Andrade,
                 Camilo Molino Guidoni. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
                 Palavras-chave: Depressão. Desempenho acadêmico. Ensino superior.
                 Introdução: A depressão é um transtorno multifatorial que pode surgir em qualquer período da vida, podendo estar relacionado à
                 rotina de estudos de universitários. O bom desempenho acadêmico pode ser um marcador de sucesso, que quando não atingido,
                 pode representar um fator para a presença de sintomas depressivos. Sendo assim, torna-se relevante avaliar se o desempenho
                 acadêmico se associa com a presença de sintomas depressivos. Objetivos: O presente estudo objetivou avaliar a associação entre
                 a satisfação com o desempenho acadêmico e a prevalência de indicativo de depressão em estudantes de uma universidade
                 pública. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado com graduandos da Universidade Estadual de Londrina, com
                 coleta de dados realizada por meio de um questionário online no período de abril a junho de 2019. A satisfação com o desempenho
                 acadêmico foi avaliada em escala Likert (satisfeito/muito satisfeito; nem satisfeito, nem insatisfeito e insatisfeito/muito insatisfeito).
                 O indicativo de depressão foi mensurado pelo Patient Health Questionnaire-9, identificando-se com presença do indicativo de
                 depressão indivíduos com escore ?9. Realizou-se análise estatística, por meio do teste qui-quadrado para identificar diferenças nas
                 distribuições da prevalência de indicativo de depressão, considerando-se estatisticamente significativo p-valor <0,05. O projeto
                 foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina. Resultados: Participaram do estudo 3.169
                 estudantes, dentre os quais 45,5% eram das áreas de conhecimento de humanas sociais e artes, 45,0% cursavam 2ª ou 3ª série,
                 e 44,4% o período integral. Quanto à satisfação com o desempenho acadêmico, 42,7% estavam satisfeitos/muito satisfeitos e
                 33,0% estavam nem satisfeitos, nem insatisfeitos. A prevalência do indicativo de depressão foi de 74,1% dentre os participantes,
                 sendo superior nos indivíduos insatisfeitos/muito insatisfeitos com o desempenho acadêmico (90,5%), frente a 62,4% que estavam
                 satisfeitos/muito satisfeitos (p-valor <0,001). Conclusão: A partir dos resultados, nota-se uma elevada prevalência de indicativo de
                 depressão, associada à insatisfação dos estudantes com seu desempenho acadêmico. Considerando a complexidade do tema,
                 considera-se importante a formulação de políticas institucionais para apoio pedagógico e psicológico aos estudantes com pior
                 satisfação com desempenho acadêmico, a fim de promoverem bem-estar e adequadas condições de aprendizagem.




                 ASSOCIAÇÃO ENTRE INDICATIVO DE DEPRESSÃO E HÁBITOS DE VIDA EM
                 UNIVERSITÁRIOS

                 Autores: JESSICA VERTUAN RUFINO | Rafaela Sirtoli, Rafael Augusto de Jesus Timote, Renne Rodrigues, Edmarlon Girotto, Camilo Molino
                 Guidoni. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
                 Palavras-chave: Depressão. Estilo de vida. Ensino superior.
                 Introdução: O ingresso do estudante no ensino superior está relacionado a inúmeros desafios e mudanças que podem levar à
                 adoção de hábitos menos saudáveis e que podem se relacionar ao surgimento de problemas de saúde, incluindo a depressão.
                 Considerando a importância dessa fase para a consolidação de hábitos de vida e o impacto negativo que a depressão pode
                 provocar  na  qualidade  de  vida  dos  estudantes,  considera-se  relevante  estudar  se  existe  associação  entre  tais  hábitos  e  a
                 depressão em universitários. Objetivos: O presente estudo objetivou avaliar a associação entre o indicativo de depressão e hábitos
                 de vida de universitários. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado com graduandos da Universidade Estadual de
                 Londrina, com coleta de dados realizada por meio de um questionário online no período de abril a junho de 2019. O indicativo
                 de depressão foi mensurado pelo Patient Health Questionnaire-9, identificando-se com presença do indicativo de depressão
                 indivíduos com escore? 9. A associação entre as variáveis foi avaliada por meio do teste qui-quadrado, utilizando-se o programa
                 Statistical Package for the Social Sciences® versão 20.0, considerando-se estatisticamente significativo p-valor <0,05. O projeto
                 foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina. Resultados: Constatou-se prevalência
                 de 74,1% de indicativo de depressão dentre os 3.169 participantes, sendo superior entre os que relataram consumo frequente
                 de álcool (86,4%) (p-valor 0,007), tabaco (83,9%) (p-valor 0,002) e café (81,9%) (p-valor <0,001), que não praticavam atividades
                 físicas (79,5%) (p-valor <0,001), autorreferiram uma pior qualidade da alimentação (88,6%) (p-valor <0,001), estavam insatisfeitos
                 com o tempo disponível para lazer (85,1%) (p-valor <0,001) e autorreferiram maior dependência de mídias sociais (78,4%) (p-valor
                 <0,001). Conclusão: Os resultados indicaram elevada prevalência do indicativo de depressão, associada a diversos fatores ligados
                 aos hábitos de vida dos estudantes. Considerando a importância dessa fase para a consolidação de hábitos na vida adulta, é
                 imprescindível  a  realização  de  ações  educativas,  políticas  institucionais  que  incentivem  a  adoção  de  comportamentos  mais
                 saudáveis, bem como o atendimento dos universitários com indicativo de depressão.



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