Page 100 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE  EIXO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE



                FERRAMENTA DE APOIO E TRANSPARÊNCIA EM GESTÃO DE SAÚDE

                Autores: JULIANA CAMILLA DOS SANTOS TOMIOTTO GIULIANI | Rodolfo de Pietro Monte, Juliana de Souza Lima, Djamedes Maria
                Garrido, Carlos Augusto da Veiga Marana, Silvana Alves. Instituição: Prefeitura Municipal de Cambé
                Palavras-chave: Ferramenta. Gestão. Planejamento.
                O município de Cambé situado no norte do estado do Paraná é o segundo maior município da 17ª Regional de Saúde com 106
                533 residentes (IBGE 2019). Possui uma estrutura de saúde composta por 13 unidades de saúde básica (UBS) com 24 Equipes de
                Saúde da Família e Saúde Bucal, Centro de Reabilitação e Promoção a Saúde,Centro de Especialidades Odontologicas, Policlínica
                Municipal, UPA, Pronto Atendimento Municipal e 2 CAPS, sendo esta estrutura gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde.
                Para apoio destas unidades foi criado setor de agendamentos com a finalidade de centralizar os agendamentos de consultas
                especializadas e exames. No entanto, com o crescimento da demanda por serviços especializados e os avanços tecnológicos houve
                a necessidade de descentralizar para as unidades agendamentos de consultas e exames, porém o trâmite destes eram executados
                manualmente o gerava falta de uniformidade e controle, prejudicando o acesso ao usuário. Em 2011, com a implementação de
                sistemas de regulação e agendamentos informatizados iniciaram a descentralização da regulação de casos e fila de acesso aos
                tratamentos especializados para os usuários da área de abrangência das UBS. Porém o meio físico e controle de filas de exames
                ainda eram feitos de forma manual sem acesso a UBS com transparência. Outros problemas encontrados eram a falta de controle
                e série histórica para planejamento. Em 2019, diante destes apontamentos, além de sobrecarga de trabalho, repetição processos,
                extravio de documentos, vislumbrou uma ferramenta informatizada de fácil acesso e gratuita. Então, foi desenvolvido uma pagina
                no Google Drive para o Setor de Agendamentos e Regulação, onde são centralizadas as informações de agendas e filas, com
                a finalidade de obter transparência tanto para gestão da secretaria quanto para as unidades de saúde, que podem realizar o
                monitoramento e planejamento em saúde, além de facilitar captação de recursos para atender as demandas. Esta ferramenta
                ainda está em desenvolvimento com incentivo da gestão e já houveram resultados: uniformização de envios de documentos
                através do protocolo on line, racionalização de recursos, gestão de informação com agilidade para as UBS, disponibilização de
                agendas informatizadas e em tempo real, diminuição de extravio de documento, transparência em filas internas.















































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