Page 139 - ANAIS 6ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE
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EIXO: INTEGRALIDADE DO CUIDADO
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O CUIDADO EM SAÚDE: SIMILARIDADES ENTRE
HABILIDADES DE CONTADORES E PROFISSIONAIS HUMANIZADOS
Autores: RAQUEL NEVES BALAN |. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Contação de histórias. Atuação humanizada. Cuidado em saúde.
O projeto “Sensibilizarte: humanizar através da arte” é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina, cujo
objetivo é promover a humanização a futuros profissionais da saúde utilizando recursos artísticos. Os encontros com os
pacientes são realizados no Hospital Universitário da UEL e ocorrem por meio de quatro frentes: Artesanato, Música, Palhaço
e Contação de Histórias. A frente da Contação de Histórias é caracterizada por ter como linguagem artística a contação de
histórias, recitação de poemas, realização de teatros e a escuta. Nessa frente, antes de adentrar o hospital, há um processo de
capacitação. Considerando a similaridade entre habilidades de contadores e profissionais humanizados, o objetivo do presente
trabalho é descrever três capacitações e os comportamentos característicos de uma atuação humanizada aprendidos por
meio dessas atividades. As capacitações são: perguntas e respostas entre duplas, expressividade corporal e dinâmica dos
papéis nas costas. Na atividade das perguntas e respostas entre duplas sobre assuntos pessoais (e.g., o que é importante em
uma amizade para você?), as habilidades desenvolvidas são olhar nos olhos, escutar e demonstrar interesse pelas opiniões e
visões de outra pessoa. Esses comportamentos são importantes em uma prática humanizada de saúde, pois permitem que o
paciente e seus acompanhantes sintam-se acolhidos, escutados e validados em seus sentimentos, emoções e dificuldades.
Na segunda atividade, em que os contadores são pedidos para expressar uma emoção por meio de suas expressões corporais,
pode-se verificar que em um atendimento humanizado, ao contatar o paciente, é importante que o profissional expresse sua
empatia e cuidado através de expressões faciais e direcionamento corporal. Por fim, na dinâmica em que cada participante
deveria colocar um recado no papel colado nas costas de seu colega, desenvolve-se a perceptividade das características do
outro e a demonstração de cuidado. No contexto da saúde, uma das formas de agir de maneira humanizada é compreender a
individualidade de cada paciente enquanto pessoa, isto é, saber sobre suas necessidades, características e dificuldades. Devido
ao calendário a ser cumprido pela frente da contação, cada dinâmica é feita apenas uma vez. Portanto, sugere-se aplicar de
forma mais frequente as atividades, realizando adaptações para deixar as interações diferentes e criativas.
A ARTE COMO POTÊNCIA PARA ATUAÇÃO HUMANIZADA EM SAÚDE
Autores: NATHALIA HITOMI WATANABE RICARDO | Raquel Neves Balan. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Formação. Humanização. Saúde.
O “Sensibilizarte” é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina dividido em quatro frentes: artesanato, contação
de histórias, palhaço e música. Os objetivos do projeto são proporcionar uma formação humanizada para os futuros profissionais
da saúde e oferecer acolhimento aos pacientes e familiares através do recurso artístico. O presente trabalho pretende expor
quais aptidões o projeto Sensibilizarte pode oferecer aos discentes a partir do método da prática reflexiva. Foram identificados
cinco benefícios promovidos pela experiência sensibilizartista que juntas compõem um profissional capacitado para oferecer
um atendimento humanizado. O primeiro aspecto é a política de autogestão. Existe uma dupla de coordenadores para cada
frente e dois membros do projeto para desempenhar o cargo de coordenação geral. Tais papéis possibilitam o desenvolvimento
de habilidades como liderança democrática, gerenciamento de tempo, capacidade de organização e outros. Outro aspecto
desenvolvido pelo projeto e que beneficia a prática acadêmica é a discussão de materiais essenciais para o entendimento da
saúde pública no Brasil, como a Política Nacional de Humanização (PNH) - HumanizaSUS. Além disso, a interdisciplinaridade
permite o contato entre os diferentes saberes e perspectivas, estimulando a produção de uma comunicação transparente,
clara e horizontal entre os membros, como estabelecido pelas diretrizes da humanização do Sistema de Saúde Pública. Outra
habilidade promovida é a humanização da relação estudante-paciente. A interação através dos diferentes tipos de arte fazem
com que os estudantes entrem em contato com o que o paciente é (e não só com sua “doença”), promovendo um olhar
íntegro de sua pessoa. Por fim, outro aspecto desenvolvido pelo projeto é a humanização entre estudantes e profissionais dos
hospitais visitados. Essa interação é promovida pois os profissionais que trabalham nos hospitais são incluídos nas interações
artísticas. Concluiu-se que o projeto permite desenvolvimento de diferentes habilidades e competências para a prática de um
atendimento humanizado.Sugere-se mais estudos que possam identificar as variáveis que interferem no baixo contato com
os profissionais e estabelecer estratégias para uma maior aproximação entre esses grupos para que a humanização atinja
pacientes, alunos e profissionais.
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