Page 109 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
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SEXUALIDADE, VIOLÊNCIA E CORPOREIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM
ADOLESCENTES DA REGIÃO SUL DE LONDRINA-PR
Autores: MARIA EDUARDA ROMANIN SETI | BÁRBARA VALÉRIA DE SOUZA SANTOS
NASCIMENTO, LETICIA NASCIMENTO MARTINS DA FONSECA, HELOISA CARLI,
RENATA SILVA ROSA, KÉCIA COSTA. Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Adolescente; Sexualidade; Equipe Interdisciplinar de Saúde.
Caracterização do problema: O projeto de lei 9.970/00 instituiu o Dia Nacional de Combate
ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio,
e a necessidade do avanço na garantia de proteção integral à criança e ao adolescente da
região Sul do município de Londrina-PR. Justificativa: Partindo de um dos princípios
fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), a integralidade, e compreendendo os
condicionantes e determinantes sociais do processo saúde-doença, as situações de violência
contra crianças e adolescentes devem ser consideradas enquanto questões de saúde
pública. É imprescindível a participação dos equipamentos de saúde territorializados, como
as Estratégias de Saúde da Família, nas ações de promoção e prevenção à saúde através
do combate à violência contra crianças e adolescentes. A Política Nacional de Atenção
Integral à Saúde da Criança aponta o trabalho intersetorial como garantia para efetivação dos
direitos de crianças e adolescentes em seus territórios. RELATO DA EXPERIÊNCIA: Trata-
se de um relato de experiência de profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da
Família (RMSF) da Universidade Estadual de Londrina, a partir de atividades desenvolvidas
em um Centro de Convivência de jovens e adolescentes da região Sul de Londrina-PR
vinculado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através da oferta do Serviço de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foram desenvolvidas três estações com
os temas: sexualidade, violência e corporeidade. Cada estação contou com a presença de
três residentes e cerca de nove crianças, a duração total da atividade foi de três horas, sendo
fracionada em uma hora para cada tema. Efeitos alcançados: Nota-se uma fragilidade no
conhecimento sobre alguns dos assuntos abordados, timidez e insegurança em alguns
momentos. Mas ao final teve efeito positivo nas trocas de conhecimento, identificação de
possíveis fragilidades e violências do dia a dia, expansão do cuidado e aproximação dos
adolescentes com os residentes e funcionários da Casa das Artes. Recomendações:
Podemos concluir que existe uma fragilidade no conhecimento básico dos temas abordados.
A adolescência envolve várias mudanças físicas e comportamentais e, diante disso, surgem
as dúvidas, então, é essencial que o profissional de saúde saiba interpretá-las e esclarecê-
las, além disso, disseminar o conhecimento e informação para os jovens e adolescentes.
MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE TRABALHO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:
OLHAR APÓS UM ANO DE PANDEMIA
Autores: MARIA EDUARDA ROMANIN SETI, BEATRIZ ZAMPAR, LARISSA CARVALHO DA
SILVA, VIVIANE MICHELE DO AMARAL, SARAH BEATRIZ COCEIRO MEIRELLES FÉLIX .
Instituição: Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Coronavírus; Pandemia; Atenção Primária à Saúde.
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA e Justificativa: Há mais de um ano vivemos um
momento sem precedentes de emergência de saúde pública decorrente da pandemia da
COVID-19. Esta situação mobilizou todos os pontos da rede de atenção sendo necessária a
reorganização do processo de trabalho na Atenção Básica para adequar-se à esta nova
realidade. Devido à grande transmissibilidade do vírus SARS-CoV-2 foi necessária adoção
de novos fluxos nas unidades de saúde a fim de evitar aglomerações e aumento do contágio.
Objetivo: Relatar a percepção de um grupo de pesquisadores sobre a organização do
trabalho em duas Unidades Básicas de Saúde, após um ano de pandemia. Descrição da
experiência: Trata-se do relato de membros do Projeto de extensão Safety, que atuaram
ativamente na reestruturação do trabalho e da oferta de serviço em duas Unidades Básicas