Page 107 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 107

107




                     DESAFIOS  EM  SAÚDE  DA  CRIANÇA  DURANTE  A  PANDEMIA  DO  COVID-19  NA
                     ATENÇÃO        PRIMÁRIA      À      SAÚDE:      RELATO       DE      EXPERIÊNCIA

                     Autores:  GISLAINE  CAMILA  DA  SILVA  ROMÃO  DE  ARAÚJO  |  FERNANDA  SUELEN
                     BATIsta,  Andressa  Oliveira  Campos,  Alexa  Aparecida  Lara  Marchiorato.  Instituição:
                     Faculdades                  Pequeno                  Príncipe                 FPP

                     Palavras-chave: Consulta Remota; Pandemia; Pediatria.
                     Caracterização do problema: Devido ao alto índice de mortalidade e aumento nas taxas de
                     incidência e prevalência da doença do Covid-19, as unidades de atenção primária à saúde
                     de Curitiba-PR, necessitaram se reorganizar e mudar o fluxo de atendimento, passando a
                     atender  somente  situações  de  emergência.  Dessa  forma,  houve  decréscimo  no
                     monitoramento do acompanhamento do desenvolvimento infantil, bem como dos programas
                     de  educação  em  saúde,  culminando  em  um  grande  número  de  crianças  desassistidas.
                     Justificativa:  O  acompanhamento  do  desenvolvimento  infantil  na  atenção  primária  é  de
                     suma importância, já que durante as consultas se pode observar e diagnosticar os problemas
                     que necessite de intervenção da equipe, a fim de promover a saúde e evitar agravos (BRASIL,
                     2006).  Objetivo:  Relatar  a  experiência  vivenciada  diante  dos  desafios  em  pediatria
                     encontrados pelo atual momento da pandemia do covid-19 instalada na saúde pública e a
                     teleconsulta como estratégia de redução da problemática. Descrição da experiência: Trata-
                     se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado durante a residência de
                     enfermagem em saúde da criança e do adolescente em uma unidade de atenção primária à
                     saúde de Curitiba/PR, compreendendo o período de março a maio de 2021. Após realizar o
                     diagnóstico  situacional,  foram  identificados  diversos  problemas  culminados  pela  falta  de
                     acompanhamento, a partir da situação foi realizado teleconsulta com os responsáveis pelo
                     paciente.  Reflexões:  A  teleconsulta  contribuiu  significativamente  no  acompanhamento
                     infantil,  reduzindo  o  índice  de  crianças  desassistidas  pela  unidade.  Diante  dos  desafios
                     encontrados com a pandemia, a teleconsulta promove diversos benefícios, isto porque pode
                     ser realizado à distância, permitindo que a família permaneça em isolamento social e sem a
                     necessidade  de  expor  o  indivíduo,  além  disso,  permite  incluir  durante  a  consulta  os
                     integrantes da família a fim de promover a saúde de ambos. A qualidade do atendimento e a
                     segurança dos dados do paciente não são afetados. Dessa forma, a teleconsulta contribui de
                     forma dinâmica no atendimento da população pediátrica, trazendo resultados positivos e a
                     reaproximação da comunidade com a unidade de saúde. Recomendações: A partir desta
                     experiência,  sugere-se  que  a  teleconsulta  seja  validada  na  atenção  pública  incluindo  nas
                     consultas de enfermagem, sendo uma importante ferramenta de apoio diante de diversos
                     fatores que dificultam o atendimento presencial.


                     CENÁRIO DE PANDEMIA EM UNIDADE MUNICIPAL DE SAÚDE EM UMA CIDADE DO
                     SUL DO BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

                     Autores:  FERNANDA  SUELEN  BATISTA  ,  GISLAINE  CAMILA  DA  SILVA  ROMÃO  DE
                     ARAÚJO, ANDRESSA OLIVEIRA CAMPOS , ALEXA APARECIDA LARA MARCHIORATO.
                     Instituição: Faculdades Pequeno Príncipe

                     Palavras-chave: Pandemia; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária em Saúde.
                     Caracterização  do  problema:  Com  o  avanço  da  pandemia  houve  necessidade  de
                     readaptação do fluxo de atendimento no sistema de saúde de Curitiba/PR. As Unidades de
                     Pronto Atendimento (UPAS) passam a ser suporte para os hospitais, as Unidades de Saúde
                     começam  a  auxiliar  nas  demanda  das  UPAS  em  urgência  e  emergência  e  casos  Covid.
                     Atenção  Primária  é  a  principal  porta  de  entrada  do Sistema  Único  de  Saúde  e  centro  de
                     comunicação  da  rede  de  atenção  à  saúde  (BRASIL,  2006).  Sarti  et  al.  (2020)  destaca  a
                     Atenção Primária como base para a população desde que esteja estruturada e com o apoio
                     do  sistema  público  de  saúde,  sendo  a  coordenadora  do  cuidado  e  de  fundamental
                     importância, em tempos de pandemia requer mudanças que contemplem a saúde em primeiro
   102   103   104   105   106   107   108   109   110   111   112