Page 107 - ANAIS 7ª Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde
P. 107
107
DESAFIOS EM SAÚDE DA CRIANÇA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NA
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: GISLAINE CAMILA DA SILVA ROMÃO DE ARAÚJO | FERNANDA SUELEN
BATIsta, Andressa Oliveira Campos, Alexa Aparecida Lara Marchiorato. Instituição:
Faculdades Pequeno Príncipe FPP
Palavras-chave: Consulta Remota; Pandemia; Pediatria.
Caracterização do problema: Devido ao alto índice de mortalidade e aumento nas taxas de
incidência e prevalência da doença do Covid-19, as unidades de atenção primária à saúde
de Curitiba-PR, necessitaram se reorganizar e mudar o fluxo de atendimento, passando a
atender somente situações de emergência. Dessa forma, houve decréscimo no
monitoramento do acompanhamento do desenvolvimento infantil, bem como dos programas
de educação em saúde, culminando em um grande número de crianças desassistidas.
Justificativa: O acompanhamento do desenvolvimento infantil na atenção primária é de
suma importância, já que durante as consultas se pode observar e diagnosticar os problemas
que necessite de intervenção da equipe, a fim de promover a saúde e evitar agravos (BRASIL,
2006). Objetivo: Relatar a experiência vivenciada diante dos desafios em pediatria
encontrados pelo atual momento da pandemia do covid-19 instalada na saúde pública e a
teleconsulta como estratégia de redução da problemática. Descrição da experiência: Trata-
se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado durante a residência de
enfermagem em saúde da criança e do adolescente em uma unidade de atenção primária à
saúde de Curitiba/PR, compreendendo o período de março a maio de 2021. Após realizar o
diagnóstico situacional, foram identificados diversos problemas culminados pela falta de
acompanhamento, a partir da situação foi realizado teleconsulta com os responsáveis pelo
paciente. Reflexões: A teleconsulta contribuiu significativamente no acompanhamento
infantil, reduzindo o índice de crianças desassistidas pela unidade. Diante dos desafios
encontrados com a pandemia, a teleconsulta promove diversos benefícios, isto porque pode
ser realizado à distância, permitindo que a família permaneça em isolamento social e sem a
necessidade de expor o indivíduo, além disso, permite incluir durante a consulta os
integrantes da família a fim de promover a saúde de ambos. A qualidade do atendimento e a
segurança dos dados do paciente não são afetados. Dessa forma, a teleconsulta contribui de
forma dinâmica no atendimento da população pediátrica, trazendo resultados positivos e a
reaproximação da comunidade com a unidade de saúde. Recomendações: A partir desta
experiência, sugere-se que a teleconsulta seja validada na atenção pública incluindo nas
consultas de enfermagem, sendo uma importante ferramenta de apoio diante de diversos
fatores que dificultam o atendimento presencial.
CENÁRIO DE PANDEMIA EM UNIDADE MUNICIPAL DE SAÚDE EM UMA CIDADE DO
SUL DO BRASIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores: FERNANDA SUELEN BATISTA , GISLAINE CAMILA DA SILVA ROMÃO DE
ARAÚJO, ANDRESSA OLIVEIRA CAMPOS , ALEXA APARECIDA LARA MARCHIORATO.
Instituição: Faculdades Pequeno Príncipe
Palavras-chave: Pandemia; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária em Saúde.
Caracterização do problema: Com o avanço da pandemia houve necessidade de
readaptação do fluxo de atendimento no sistema de saúde de Curitiba/PR. As Unidades de
Pronto Atendimento (UPAS) passam a ser suporte para os hospitais, as Unidades de Saúde
começam a auxiliar nas demanda das UPAS em urgência e emergência e casos Covid.
Atenção Primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde e centro de
comunicação da rede de atenção à saúde (BRASIL, 2006). Sarti et al. (2020) destaca a
Atenção Primária como base para a população desde que esteja estruturada e com o apoio
do sistema público de saúde, sendo a coordenadora do cuidado e de fundamental
importância, em tempos de pandemia requer mudanças que contemplem a saúde em primeiro